Receita Federal inicia consulta ao lote residual de restituição do IRPF de fevereiro de 2025

A Receita Federal informa que, a partir das 10 horas desta sexta-feira, dia 21, já está disponível a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de fevereiro de 2025. Este lote contém um total de 105.919 restituições, somando R$ 314.379.905,82, que serão distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários.

O pagamento das restituições ocorrerá ao longo do dia 28 de fevereiro, com a seguinte divisão dos valores: R$ 211.848.027,86 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo 3.159 restituições para idosos acima de 80 anos, 17.603 para idosos entre 60 e 79 anos, 2.505 para pessoas com deficiência ou moléstia grave, e 4.272 para professores. Além disso, 60.333 restituições vão para aqueles que não têm prioridade legal, mas que utilizaram a Declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX. Também estão previstas 18.047 restituições para contribuintes não prioritários.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações e opções de consulta, incluindo um extrato de processamento disponível no e-CAC. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la para corrigir eventuais erros.

A Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo que os usuários consultem informações sobre a liberação de restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

Ressaltamos que os pagamentos de restituição serão realizados única e exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Devido a rotinas de segurança, o pagamento pode ser bloqueado se houver erro nos dados bancários informados ou problemas na conta de destino.

Para garantir que o contribuinte não tenha prejuízos, a Receita oferece o serviço de reagendamento através do Banco do Brasil (BB) por até um ano após a primeira tentativa de crédito. O contribuinte pode corrigir os dados bancários via Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos). O contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração para proceder.

Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Receita Federal