Gerencial e financeira: qual a diferença entre as duas contabilidades?

A contabilidade financeira e a gerencial são dois pilares de uma boa administração. O objetivo de ambas é garantir uma boa administração em direção a um futuro mais vantajoso.

Enquanto a contabilidade financeira está preocupada em apresentar informações financeiras para uso das partes interessadas internas e externas de uma companhia, a contabilidade gerencial, por outro lado, é feita para ajudar seus gerentes a tomar decisões de negócios que afetam os futuros lucros e fluxos de caixa.

Entender tanto a contabilidade financeira quanto a contabilidade gerencial é crucial para ter um bom entendimento do desenvolvimento dos negócios.

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira é o que a maioria das pessoas pensam quando visualizam o contador no trabalho. É um ramo da contabilidade, que lida com a classificação, medição e registro de uma transação comercial.

A contabilidade financeira foca na preparação das demonstrações financeiras como balanço patrimonial, declarações de resultado e declarações de fluxo de caixa, que são distribuídas aos acionistas, credores, analistas financeiros, entre outros.

Estas demonstrações financeiras auxiliam a administração a ver como uma empresa está se saindo financeiramente, demonstrando o desempenho e a posição de um negócio.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial tem o objetivo de auxiliar na gestão de operações da empresa, fornecendo uma base para que a administração tome decisões lógicas e informadas e sendo muito mais ampla do que a contabilidade financeira.

Isso inclui a análise dos custos, auxiliando nas decisões financeiras, planejando lucros, calculando pontos de equilíbrio, orçamentos de capital e calculando os custos de produtos existentes para avaliar o estoque da empresa e determinar o custo das mercadorias vendidas.

Principais diferenças

De maneira geral, a contabilidade financeira refere-se à agregação de informações contábeis, enquanto a contabilidade gerencial refere-se aos processos internos usados ??para contabilizar as transações comerciais.

Existem várias diferenças entre contabilidade financeira e gerencial, que se enquadram nas seguintes categorias:

 

  • agregação;
  • eficiência;
  • informação comprovada;
  • foco do relatório;
  • padrões;
  • sistemas;
  • período de tempo;
  • cronometragem.

 

Fonte: portal Contábeis, com informações do Investor Avaliações.