Contabilidade digital é o futuro?

A tecnologia está revolucionando todos os aspectos de nossa vida. Portanto, não é surpreendente que tenha um impacto direto sobre como as empresas gerenciam os gastos.

Na verdade, aproveitar as “novas oportunidades tecnológicas” é um dos grandes desafios para o futuro da profissão contábil. E mais desde o aumento da digitalização de negócios impulsionado pela pandemia.

Quando pensamos em tecnologias disruptivas aplicadas aos negócios, o medo de que um dia os robôs tomem nossos empregos ou se tornem os verdadeiros chefes sempre vem à mente. Porém, no caso da contabilidade, o efeito é justamente o contrário: a tecnologia vai permitir uma inovação maior.

O abandono de tarefas puramente administrativas é uma questão de tempo. Na visão de Maurício de Luca Gonçalves, CEO da Partwork, a contabilidade digital será a salvação para quem ainda decidir trabalhar como terceirizador ou processador de dados para emissão das guias, balancetes, folha de pagamento e obrigações acessórias, pois para ter lucro precisa ter um alta tecnologia para poder escalar.

As mudanças tecnológicas estão dando origem a um novo modelo de contabilidade. As tarefas estão se tornando mais automatizadas e os contadores têm maior gerenciamento financeiro e habilidades de análise. “Quem decidir trabalhar como consultor poderá escolher empresas maiores e continuar com o trabalho sem ter alta tecnologia atrelada ao processo”, explica Gonçalves.

A transformação digital agregou valor ao profissional de contabilidade, transformando-a. De acordo com Gonçalves, cada dia ela está mais presente, pois sem a tecnologia não é mais possível a adequação da demanda de trabalho e cumprir com os requisitos legais adotados pelo governo.

“Todas as áreas, pois todos os setores da contabilidade precisaram se reinventar para poder cumprir com as demandas dos clientes e do Governo. Ter uma área de TI e robotização no escritório deve ser uma premissa a ser adotada por todos, pois somente assim estará preparado para concorrer com as contabilidades digitais e ganhar escala”, finaliza Gonçalves.