Um ano de modernização e transformação para o IPC

Presidente do instituto, Gildo Freire de Araújo, explica os planos para a renovação e as estratégias em curso

Este ano, o IPC está percorrendo uma intensa fase de modernização e transformação. Em 2021, a inovação continua sendo o tema de destaque nas empresas, nas atividades profissionais e nos governos. “Diversos dos eventos e atividades que temos visto são nesse sentido, pois a economia digital e as tecnologias disruptivas estão impactando os negócios, e a contabilidade precisa dar respostas para as novas demandas e desafios das empresas. Agora olhar para as pessoas, também é necessário no contexto do ambiente disruptivo”, diz o presidente do instituto, Gildo Freire de Araújo. Confira mais na entrevista a seguir.

 

Newsletter IPC: Quais serão os principais destaques e desafios do IPC em 2021?

Gildo Freire de Araújo: a fim de viabilizar uma série de avanços de gestão e organização, estamos desenvolvendo uma série de atividades. Começamos pelo nosso site que foi totalmente remodelado e agora está mais moderno e em consonância com as novas mídias. Antes do seu desenvolvimento, sentíamos a necessidade de melhorar o nosso relacionamento com o profissional da contabilidade associado.  Agora, temos de forma simples um canal de conteúdo e de utilização de todos.

Outro grande trabalho que estamos desenvolvendo no período foi o mapeamento de novas parcerias que possam auxiliar os profissionais associados a atravessar essa crise. Como o IPC ainda é novo e cresceu muito rápido, muitas decisões foram tomadas com os recursos disponíveis. Por isso, agora estamos tentando identificar cada nova possível melhoria para o futuro. Esse resultado tomará corpo em 2021.

 

E quais as prioridades da área para este ano?

Eu diria que para 2021 temos duas frentes de modernização e transformação no instituto. Montamos ainda um grupo de trabalho interno, para mapear e conectar todas as ações de marketing e comunicação, desde o seu desenvolvimento até a atualização dos nossos canais próprios nas redes sociais. A ideia é juntar esforços para garantir eficiência e suportar as atividades futuras do instituto.

 

Quais são os principais desafios do instituto?

O propósito do IPC é contribuir com o desenvolvimento do profissional da contabilidade e da contabilidade em si. O instituto é um facilitador, que tem o papel de interagir com outras entidades do mercado, em prol da causa maior. Estamos crescendo essencialmente nesse sentido. As boas práticas contábeis são importantes para o desenvolvimento das empresas e dos governos, com instituto devemos disseminá-las e auxiliar os profissionais que atuam na área.

Estamos sempre atento às tendências e transformações mundiais, trazendo para o instituto conhecimentos e discussões para o enfrentamento dessas novas realidades que vamos enfrentar daqui para frente, principalmente com relação a transformação digital e o seu impacto na contabilidade. Além disso, vamos olhar para as pessoas, também no contexto do ambiente disruptivo.

O IPC tem ampliado seu escopo de atuação. Com o desenvolvimento das atividades passamos a olhar para o futuro de forma mais estruturada. Muito mais precisa ser feito, especialmente no sentido de adotarmos ferramentas tecnológicas mais modernas.