Tecnologia e capital humano devem estar na pauta da gestão empresarial

Para obter o pleno sucesso, a gestão exige de seus responsáveis preocupações constantes

 

Por José Serafim Abrantes, vice-presidente do IPC e sócio da Orcose

 

A gestão empresarial está sempre em evolução, porém nunca abriu ou renuncia a alguns princípios e conceitos para ser eficaz. Assim, a gestão eficaz estará apoiada sobre alguns pilares, que estão sempre em evolução.

Esta evolução deve ser acompanhada e modernizada por seus interessados, para levar a esses objetivos, de forma clara a todo o corpo da empresa. Assim, destaco alguns conceitos para uma gestão eficaz:

Gestão com total seriedade com todos os envolvidos, total dedicação, ampla transparência e pontualidade;

Gestão com pleno respeito, especialmente aos seus clientes, aos colaboradores, aos fornecedores e com o mercado;

Gestão sempre acompanhando e colocando em prática a evolução, quer na área técnica profissional, na operacional e, especialmente, na área de relações humanas, na economia e na financeira;

Tudo o acima, parece ser simples e fácil, todavia só é fácil de falar ou de escrever. Para obter o pleno sucesso, a gestão exige de seus responsáveis preocupações constantes, quase que 24 horas por dia durante os 365 dias do ano, em todos os pilares.

Estas são as razões, que carimbam o pleno sucesso, dos vencedores.  Assim, sempre devemos buscar uma construção melhor. Muitos cuidam de apenas alguns fatores, e chegam a algum sucesso, mas nunca chegarão ao pleno sucesso sem olhar o todo.

Atualmente, dado ao grande desenvolvimento da economia mundial, como um todo, e em função de uma concorrência plena e necessária (mercado livre = que todos queremos = é isso…), tornou-se extremamente necessário, mesmo para pequenos empreendimentos ou pequenas empresas, um planejamento objetivo por pelo menos dez anos, anualmente examinado, discutido e realinhado pelos titulares, no que necessário for.

Entendo que no momento atual, onde não temos a certeza de nada, e parece que tudo pode ser judicializado, o planejamento é extremamente necessário para qualquer empresa, independentemente de tamanho e setor que atua.

Se antes o modelo de liderança era pautado, somente no crescimento da empresa, com o que eu não concordo, hoje o cenário, para um bom gestor, está muito mais ampliado, sendo necessário olhar todos os aspectos da economia, e, especialmente, o setor de recursos humanos, pois tem ficado muito claro, que o maior patrimônio de uma empresa é seu “intangível”, o seu material humano, que ainda não conseguimos ver, por ora, nos balanços patrimoniais.  Assim o gestor de hoje, precisa ficar atento e gastar muito de seu tempo constatando se estes aspectos estão sendo cumpridos e reprogramando seu pleno acatamento, o que não é nada fácil.

Falando das empresas em nossa área contábil, área em plena e rápida evolução e modernização, precisamos estar sempre buscando formas para levar aos usuários a melhor, mais simples e mais prática informação.

Sempre é preciso lembrar que a contabilidade é o coração transparente das células econômicas, logo temos que estar sempre evoluindo buscando melhores, mais modernas e mais simples soluções. Além de claras formas de entendimento pela grande maioria dos usuários, sem perder de vista toda a legislação, quer profissional, quer fiscal tributária, ainda que uma não deveria interferir na outra.

Os CPCS, via nosso Conselho Federal de Contabilidade (CFC), onde militam nos mais variados setores, profissionais competentíssimos, estão constantemente sendo atualizados, e nós profissionais da área, precisamos fazer um acompanhamento constante e eficaz, para na prática sermos gestores eficazes.

Eu diria para todos os empresários que querem atingir o pleno sucesso, que não podem se descuidar todos os dias, de cumprir e fazer cumprir os conceitos de:

Seriedade, honestidade, transparência, pontualidade, respeito a todos, dedicação plena e muita persistência (desistir nunca);

Em nossa área profissional contábil, ainda acrescentar o pleno acompanhamento da evolução contábil.

Como a inovação da gestão é constante, e atualmente muito dinâmica, não temos todos os caminhos definidos. Assim, precisamos ficar atentos, buscando trilhar os melhores caminhos, mas com certeza a modernidade, para a obtenção do sucesso, não abrirá mão dos conceitos mencionados aqui.

Naturalmente no mundo de hoje, precisamos de consultores que nos ajudem em tudo isto, pois não é tarefa para apenas um ou dois profissionais empresários, e além disso, devemos contar sempre com muita boa vontade, muita persistência, e ainda, por vezes, renuncias pessoais a algumas coisas, inclusive e em muitas vezes decisões que acabam por envolver tempos, em que deveríamos estar com a família.