APC busca melhoria da educação continuada com base em modelos utilizados em outros países

Entidade busca desenvolver cursos, encontros, conteúdo e livro aos profissionais da contabilidade

A missão da APC é estimular a pesquisa técnico–científica da profissão contábil e disseminar conhecimentos e informações para os profissionais, empresários e estudantes das Ciências Contábeis, através da educação profissional continuada, além de contribuir para melhorar o nível de ensino dos cursos de Ciências Contábeis no país.  Neste mês, a Newsletter IPC entrevista Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), sobre os projetos que a entidade está desenvolvendo. Confira abaixo.

Newsletter IPC: A principal função da APC é aumentar o nível da educação dos cursos de Ciências Contábeis no país e assim para com a educação continuada dos profissionais da Contabilidade, como isto vem ocorrendo?

Domingos Orestes Chiomento:

Neste sentido, além de realizar eventos de valiosos conteúdos e emprestar o seu apoio a várias iniciativas das entidades contábeis, a Academia está pleiteando junto à Universidade de Tóquio, do Japão, modelos de ensino para implantar nos cursos de Ciências Contábeis das universidades brasileira, a matéria contabilidade pública, que é uma atividade fundamental para as ações econômicas de pessoas físicas e jurídicas. Também está concluindo a negociação de um intercâmbio com a Universidade de Illinois, dos Estados Unidos da América.

A APC, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) tendo o apoio de seus acadêmicos que atuam em diversas instituições de ensino, está montando grupos na área acadêmica para refletir, discutir e apresentar ideias que possam contribuir para a melhoria dos números de aprovação no Exame de Suficiência e, consequentemente, formar profissionais mais qualificados.

IPC: Quais atividades a APC tem desenvolvido no sentido de contribuir com a educação continuada dos profissionais da Contabilidade?

DOC: Um dos nossos principais pilares de atuação neste sentido é o “Encontro com Acadêmicos”, que acontece mensalmente, de forma gratuita, em parceria com o CRCSP, onde nossos acadêmicos expõem e debatem temas de interesse da classe contábil e pontuam no programa de educação profissional continuada.

Com esse mesmo propósito, a APC lançou em 2019 o livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis” e recentemente editou o livro “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios”, de distribuição gratuita aos profissionais, empresários e estudantes contábeis. Ambas as obras foram transformadas em e-books e estão disponíveis para download no site da Academia: www.apcsp.org.br.

IPC: Agora, em abril se comemora o dia do profissional da contabilidade, pensando no futuro, de que forma ainda é possível melhorar a educação continuado dos profissionais da contabilidade?

DOC: Não é de hoje que o trabalho dos profissionais da Contabilidade passou a ser analisado de maneira mais contínua e detalhada. A educação profissional continuada significa uma constante atualização, que tem por objetivo se refletir em maior valorização do profissional da Contabilidade.  E isso tem sido feito em larga escala.

Contudo, acredito que tudo pode ser melhorado, pois sempre existem novos meios e ideias que agregam, e nós, que estamos à frente das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, temos o dever de dar subsídios para esses profissionais se desenvolverem a fim de alcançar seus ápices, por meio de palestras, cursos e eventos que influenciem na capacidade de ampliar os horizontes profissionais.

IPC: De onde estamos e para onde vamos sobre as skills (habilidades) necessárias para o profissional da contabilidade do futuro?

DOC: Fato é que a sociedade jamais precisou tanto de conhecimento, tecnologia e informação como no momento atual. E quem poderá ser o agente decisivo para a reordenação econômica e social das sociedades se não o profissional da Contabilidade – que se faz cada dia mais necessários para auxiliar os gestores no controle, administração e gestão dos negócios?

O contador deixou de ser um gerador de relatórios, portanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. Precisamos nos adaptar e até mesmo nos reinventar, devemos fazer uso da tecnologia que temos ao nosso dispor, da contabilidade consultiva para gerenciamento das empresas, da inteligência artificial, que veio para ficar, e da atualização e qualificação profissional, para nos mantermos na profissão.

IPC: A APC está desenvolvendo o terceiro livro sobre os “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios”, como está esse processo?

DOC: Estamos na produção do terceiro livro da Academia, que ainda não tem um nome definido. A obra aborda alguns CPC´s e outros assuntos importantes da nossa profissão. Nossos livros têm como característica uma linguagem simples, direta e didática, para facilitar a leitura e o entendimento dos textos técnicos. A experiência e os conhecimentos específicos de cada acadêmico conferem um sabor especial às obras já editadas e a esta certamente.

Neste projeto, como no livro anterior, contaremos com a participação de especialistas que farão produção conjunta com os nossos acadêmicos. Sob a coordenação técnica da Acadêmica Angela Zechinelli Alonso, a produção deste terceiro livro já está bastante adiantada: no mês de abril serão definidos os temas e os autores, e os capítulos serão entregues até o final do mês de maio.

IPC: Pode-se dizer que o objetivo da APC, assim como das Entidades Congraçadas, é fornecer para o mercado, profissionais cada vez mais qualificados? Pode comentar?

DOC: Nós, enquanto Academia Paulista de Contabilidade, temos o dever e o compromisso de contribuir para a formação de excelentes profissionais da Contabilidade, assim como de olhar e zelar pela preparação dos professores que são as fontes de conhecimento para as novas gerações de contabilistas.  Inclusive esse é um tema muito abordado nas reuniões da APC, devido ao simbólico número de docentes no nosso corpo acadêmico.

Ciente dessa realidade, a APC e as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo têm discutido o papel dos órgãos de defesa e fiscalização da classe, no sentido de atuarem junto às instituições de ensino em busca de melhorias para o ensino superior.

Pois acreditamos que uma formação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e do profissional, tanto para a saúde dos negócios, onde esses futuros profissionais irão atuar, quanto para conquistar bons empregos a fim de atingir a realização e o padrão de vida desejados.