Quase 3 mil novos contadores foram registrados pelo CRCSP em 2021

O perfil que o setor de registro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) tem identificado dos novos profissionais da contabilidade são, na visão de Mariano Amadio, vice-presidente de Registro, proativo, multitarefa, com facilidade no uso das novas tecnologias, bastante familiarizado com as redes sociais, dinâmico e sempre em busca de novos conhecimentos. “Acima de tudo, queremos que o futuro profissional que vem procurar seu registro procure sempre fazer o certo e não o que é mais fácil”, diz.

Em 2020, foram 3.294 novos registros profissionais. Em 2021, até o mês de agosto, foram contabilizados 2.934. Amadio conta que a expectativa é que este ano supere o anterior, o que mostra que que o profissional está preocupado em fazer o seu registro e se adequar às exigências do mercado. “Nossa avaliação é que a profissão continua sendo uma das mais valorizadas do mercado de trabalho, oferecendo novas possibilidades ligadas às demandas atuais e necessidades dos clientes. O mercado está aquecido, o que também se reflete na busca pelo registro profissional”, explica.

O processo funciona de forma simples. O CRCSP identifica os alunos já aprovados nos Exames de Suficiência e envia um ofício apontando as vantagens da valorização profissional com o registro, um grande fator importantíssimo para atuar em diversas áreas da profissão. Para evitar a disseminação do coronavírus, o conselho tem adotado uma série de medidas para ampliar a oferta de serviços on-line aos profissionais da contabilidade. Uma delas é o registro de profissionais. Desde abril de 2020, os bacharéis aprovados no Exame de Suficiência podem obter seu registro profissional inteiramente on-line. Além do pedido de registro, o serviço também permite alteração de categoria e outros serviços relacionados, por meio do portal, juntamente com a entrega dos formulários e documentos por e-mail ou também por meio do aplicativo, com muita praticidade para os profissionais. “O processo desenvolvido pelo CRCSP para o registro profissional é uma das maneiras de combate à concorrência desleal, elevando a profissão ao handicap mais alto do Brasil, com ética, transparência e responsabilidade social”, ressalta o vice-presidente.

Para ele, o mercado de trabalho para os profissionais contábeis oferecerá muitas oportunidades em 2022. “O trabalho do profissional da contabilidade tem se mostrado essencial para a tomada de decisões de empresas de todos os portes e segmentos, públicas ou privadas. Ele vem atuando como conselheiros de gestores e empresários, auxiliando-os diariamente em relação aos caminhos a seguir em aspectos tributários e contábeis, seja qual for o momento econômico. O Brasil precisa de cidadãos que executem e pratiquem a ética diariamente, tão desvalorizada nos dias atuais”, finaliza Amadio.