Fiscalizar é sempre uma forma de prevenir

“Fiscalização gera regularização e é esse o objetivo do trabalho realizado por conselheiros e pelos funcionários da área de Fiscalização do CRCSP”, diz João Carlos Castilho Garcia, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina. Ele conta que procuram não apenas realizar ações fiscalizatórias, mas também diversas visitas preventivas visando à orientação dos profissionais.

Desde o início da pandemia, as ações fiscalizatórias feitas pelo CRCSP têm acontecido de forma virtual. A meta para 2021 é realizar 9.600 ações fiscalizatórias no estado de São Paulo. São 25% dos funcionários do conselho que atuam na área de fiscalização e 18 conselheiros que fazem parte de três Câmaras de Fiscalização e uma Câmara de Recursos. Contam com 39 convênios e parcerias importantes com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), com a Jucesp e a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e prefeituras paulistas, entre outros. Além de educar continuamente, segundo Garcia, tem intensificado a fiscalização, tornando-a mais atuante no combate aos profissionais e escritórios irregulares, na proteção e valorização dos profissionais da contabilidade que se empenham no correto exercício da profissão e na proteção da nossa sociedade.

Entre as principais ações que estão previstas para o término desse ano, o programa de fiscalização segue um plano anual, elaborado pelo CRCSP e submetido ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem parâmetros de fiscalização, e envolve temas técnicos, as atuações dos profissionais, as empresas de contabilidade, as empresas que têm departamentos de contabilidade, escrituração, laudos de avaliação, trabalhos técnicos de perícia e auditoria. “Temos um programa extenso, com todas as áreas de conhecimento da contabilidade, onde temos que cumprir certas metas. Devemos fechar o ano com 9.600 ações fiscalizatórias realizadas no estado de São Paulo”, análise o vice-presidente.

Para garantir que o código de ética profissional do contador seja cumprido pelos novos e mais antigos profissionais, Garcia explica que, realizam um trabalho intenso e focado tanto nos jovens estudantes e formandos como nos profissionais plenos e seniores, valorizando a profissão e promovendo a conscientização quanto à importância de atuarem de forma legal e ética. “O CRCSP fiscaliza os maus profissionais para proteger os bons profissionais. O objetivo ao fiscalizar é prevenir, mas punimos com rigor os maus profissionais”, finaliza.