Profissional da contabilidade: novos tempos exigem inovação e atenção redobrada

A contabilidade pode ser essencial para ajudar as empresas e o país a sair da crise

Neste mês de abril, dia 25, que comemoramos o Dia do Contabilista, faz necessário pensarmos na atividade do profissional frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Em 2021, tem sido novamente um ano atípico para toda a sociedade.

Em meio a turbulências e mudanças, surgiram as dificuldades em lidar com temas, por vezes simples no dia a dia. Muitos profissionais da contabilidade tiveram que se adaptar e encontrar novos caminhos, mostrando muito mais a sua importância para o bom andamento dos negócios. Para Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), a atividade contábil sempre foi e sempre será importante para o ambiente de negócios e para a sociedade em geral. “Em momentos de “pandemia” como estamos vivendo, verifica-se ainda mais sua essencialidade, tanto na interpretação, bem como na operacionalidade das normas legais editadas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. Sem falar, é claro, do assessoramento aos setores empresariais e públicos na apuração dos tributos”, explica.

Segundo o presidente, a contabilidade pode ajudar as empresas a sair da crise dando segurança na coleta de dados, gerando informações fidedignas e adequadas ao mundo empresarial e também no trabalho ético, transparente e pautado pelo bom serviço e zelo das informações. “Mais uma vez somos essenciais diante da atual situação e no agravamento da crise. O trabalho do bom contador é o início de um processo transformador e inovador dentro de uma organização, do governo e para o desenvolvimento do país”, avalia.

Os contadores ou empresários contábeis devem estar preparados para atravessar esse momento, por causa das mudanças diárias na legislação, o que requer estudo constante da ciência contábil, aprimoramento profissional, moral e ético nos negócios. “A prorrogação das obrigações acessórias visa dar tempo e condições necessárias para elaboração e cumprimento delas, tendo em vista que, esse novo momento de “pandemia” vivido por todos nós, situação essa jamais prevista em nossas vidas. Dessa forma, foi preciso e necessário nos adaptar a esta realidade de convivência humana e profissional. E com o trabalho em conjunto das entidades congraçadas de São Paulo, conseguimos, junto aos órgãos, que também são parceiros nossos, essa sensibilidade e necessidade de prorrogação das obrigações devido ao momento de calamidade pública”, pontua Lima.

Outro ponto bastante importante é que os profissionais da contabilidade devem utilizar a inovação e a mudança de mercado a seu favor para vislumbrar um futuro melhor. “A inovação é uma exigência diária no nosso viver pessoal e profissional, para tanto, nós, os profissionais da contabilidade, devemos estar sempre atentos e receptíveis para elas, focando num mundo de convivência mais harmoniosa, de amor ao próximo e sempre temente a Deus. Necessitamos sempre estarmos antenados as novidades e inovações tecnológicas e promover sempre o estudo contínuo e aprendizado constante”, finaliza o presidente do Sindcont-SP.