Planejamento, pessoas, tecnologia e transformação do Sindcont-SP em Casa do Saber Contábil marcaram a gestão 2020-2022

Em 2022, chegou ao fim a gestão de Geraldo Carlos Lima a frente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), após três anos. Segundo ele, foram vários desafios, tendo em vista o momento de pandemia de Covid-19, para o qual não ninguém estava preparado. Mas, com muita galhardia, conta que conseguiram superar essa ocasionalidade da vida com muita união de todos e, com isso, realizaram muitas atividades, mesmo com o período de quarentena. Abaixo ele conta em entrevista a Newsletter do IPC quais foram as principais conquistas, os desafios e os planos daqui para frente.

Newsletter IPC: Como foi a sua gestão à frente do Sindcont-SP?
Geraldo Carlos Lima:
soubemos nos planejar e agir diante de uma situação nova e dessa forma, seguimos com as atividades da entidade, tanto no campo legal, com todo o corpo de funcionários que, mesmo estando em casa, foram excepcionais durante todo esse período, e, por outro lado, foi também uma grande experiência para mim, em estar à frente de uma entidade centenária que tem muito a contribuir ainda com a sociedade paulista e para o Brasil, por ser um elo de muito trabalho com as demais entidades, já que o Sindcont-SP tem uma representatividade muito forte no meio contábil de São Paulo.

Esse foi o cenário que observamos durante as atividades realizadas, eventos, encontros e pleitos conduzidos por nossa diretoria e gestão. Portanto, só tenho a agradecer a Deus, a família, os colaboradores, as entidades congraçadas, os parceiros que estiveram conosco nesses três anos nos apoiando e todos aqueles dos quais procuramos manter um elo de continuidade de negócios e de realizações para classe contábil”, diz Geraldo.

IPC: Quais foram os momentos ou conquistas que mais destaca sobre sua gestão?
GCL:
Conseguimos trazer um novo mote para o logo da entidade, emplacando como a ‘Casa do Saber Contábil’. Essa nova marca se deu no momento de uma reunião do Centro de Estudos da entidade, onde um colega nosso veio tirar dúvidas e ele fez a seguinte menção “realmente o Sindcont-SP é a Casa do Saber” e com essa deixa, pensamos em registrar o nome Casa do Saber Contábil.
Levei para diretoria essa sugestão, que foi aprovada por unanimidade e o melhor ainda caiu no gosto dos associados e profissionais da contabilidade. Nesse sentido, esperamos agora que a nossa ‘Casa do Saber Contábil’ frutifique e perpetue muito e traga bons resultados e bons profissionais à frente dessa entidade, da contabilidade paulista e do Brasil, porque a nossa profissão merece pessoas engajadas para continuar por mais 100 anos.

IPC: O que mais te marcou como profissional da área contábil?
GCL:
Nesse período de gestão recebei muito carinho, muitos pronunciamentos de agradecimento, de colaboração que a gente vinha fazendo durantes os anos e que estávamos no caminho certo, principalmente pela confiança conquistada e adquirida em nossa gestão e trabalho, já que essa era a minha maior preocupação, pois estávamos à frente de uma entidade no porte do Sindcont-SP e teria que atender as necessidades e agradar ao público como todo, eram desafios a serem vencidos e com a ajuda de todos e a Deus conseguimos vencer diversos obstáculos para sempre, com excelência, oferecermos o melhor para nossa base. Sempre tentamos fazer o melhor para classe e para toda sociedade, tentar de alguma forma contribuir com o nosso País.

Importante salientar também em nossa gestão as homenagens que criamos, em especial para os associados em que criamos o título de “Associado Emérito Hatiro Shimomoto”, que foi uma forma carinhosa de prestigiar aquele associado que tem mais de 30 anos de colaboração. Essa honraria foi criada em 2021 e nesse ano realizamos mais uma e, para nossa surpresa, descobrimos associados que colaboram com a entidade no anonimato com cerca de 60 e 70 anos de associação, então, esse título, de muita expressão, pois condecora a nossa razão maior e de existência, o sócio do Sindcont-SP, então, tenho muito orgulho de ter criado em nossa gestão, algo bastante importante e simbólico.

IPC: Quais são os seus planos para o futuro?
GCL:
Pretendo sair um pouco de cena das entidades, mas logo em seguida, me colocarei à disposição de todos e das entidades para assumir algo ou ajudar e contribuir de alguma forma com essa profissão magnifica que é a contabilidade. Mas estarei sempre à disposição para ajudar de alguma forma e colaborar com a classe ou outra entidade. Por aqui, no Sindcont-SP, contribui por mais de 20 anos na diretoria da entidade e agora saio da presidência com o dever comprido.