Pesquisas do CFC buscam opiniões de profissionais de contabilidade e da sociedade civil

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) conduziu, entre novembro e dezembro de 2024, uma série de pesquisas para entender as expectativas dos profissionais da contabilidade e a avaliação da sociedade em relação à área. Através de questionários online, os contadores puderam avaliar os serviços oferecidos pelo CFC, enquanto a sociedade expressou sua percepção sobre o trabalho e a importância dos profissionais contábeis para o desenvolvimento do país.

Como nos anos anteriores, os questionários foram elaborados para coletar respostas rápidas e focadas. O questionário destinado aos profissionais teve como objetivo explorar a imagem institucional, a educação continuada e as publicações do CFC, oferecendo opções de resposta como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “desconheço”. Já o questionário voltado à sociedade buscou investigar o conhecimento sobre as funções do contador, a qualidade dos serviços prestados, a relevância da profissão, a imagem pública e o reconhecimento em comparação com outras áreas.

De acordo com o relatório do CFC, todos os resultados superaram a meta de 70% de satisfação estabelecida. A pesquisa sobre a avaliação da profissão contábil pela sociedade recebeu 688 respostas, sendo a maior parte dos participantes atuantes na área privada (76,3%), e registrou um índice de satisfação geral de 81,88%. A pesquisa de satisfação em relação ao Sistema CFC/CRCs coletou 8.573 respostas e alcançou um índice de 74,24%.

A pesquisa de satisfação dos CRCs em relação ao CFC recebeu 481 respostas, com 65% dos participantes sendo funcionários dos CRCs, e alcançou o índice de 77,59%. Por fim, a pesquisa de satisfação dos colaboradores registrou 94 respostas, atingindo 73,92%.

Essa iniciativa do CFC visa fortalecer o valor da profissão perante a sociedade, alinhando-se aos objetivos estratégicos do Sistema CFC/CRCs. A Lei nº 13.460/2017, que regulamenta o art. 37, § 3º, inciso I, da Constituição Federal de 1988, aborda a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração, estabelecendo ações para alinhar a prestação dos serviços às necessidades da sociedade.

Confira os relatórios das últimas edições das pesquisas de satisfação:

Fonte: Comunicação CFC