Momento é de se preparar para a próxima geração de contadores

Pode-se dizer que a contabilidade é uma das profissões mais demandadas no mercado de trabalho. Para Gildo Freire, presidente do IPC, a atuação desses profissionais é fundamental para garantir o crescimento sustentável e rentável da organização.

“A contabilidade ocupa uma área chave nas organizações, pois gera informação financeira muito útil que permite tomar decisões de negócio assertivas e eficientes. Graças às funções do contador, uma empresa pode planejar projeções futuras, com base no controle e registro da situação das suas operações”, explica Gildo.
Existem dados no mercado que muitos jovens cada vez mais jovens optam por estudar Ciências Contábeis, pois de fato, os graduados desta profissão são altamente requisitados em diferentes setores econômicos como indústria, comércio, varejo, entre outros.

“O campo de trabalho é muito amplo. Alguns dos cargos mais atraentes e disputados nessa disciplina são analista de orçamento, auditor, contador tributário, contador público e até gerente ou CFO. Além disso, um profissional pode se tornar independente e abrir seu próprio negócio, seja consultoria ou especialização em tributos”, completa Gildo.
A era digital sistematizou as funções básicas do contador, agregando valor ao papel desse profissional e considerando-o, hoje, um profissional estratégico. Por isso, cada vez mais esses profissionais precisam de outros tipos de capacitações, principalmente, no uso de ferramentas tecnológicas para solucionar as diversas situações e serem mais competitivos.

Para todos os contadores é importante ser capaz de transformar informações financeiras em informações de gestão compreensíveis e acionáveis: analise-as. As habilidades analíticas baseadas em dados são altamente valorizadas, portanto, os contadores com experiência comprovada nessa área terão uma vantagem.

“Quando se trata de habilidades sociais, habilidades analíticas, capacidade de trabalhar e gerenciar partes interessadas de diferentes origens culturais e perspicácia nos negócios são cada vez mais críticas, especialmente se as funções operacionais forem terceirizadas ou substituídas por contabilidade robótica”, pontua Gildo.
Embora seja importante que os profissionais da contabilidade entendam o valor que podem oferecer por meio da análise de dados, essa tarefa acompanha a necessidade de fortes habilidades em tecnologia da informação (TI).

“Hoje existem muitas ferramentas e programas voltados à contabilidade. Embora o programa possa nos poupar muito tempo, é simplesmente uma ferramenta que organiza as informações e mantém um registro, mas não faz o trabalho contábil relevante, por isso, o contador precisa entender um pouco de tecnologia para entender um pouco de dados”, finaliza Gildo.