Imagem de executor do profissional da contabilidade precisa ser mudada

A vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do CRCSP é responsável pela realização das atividades aos profissionais para aquisição de conhecimento, além de estar encarregada do credenciamento de cursos e palestras, divulgação das normas de contabilidade, pontuação de Educação Profissional Continuada, cadastro de palestrantes e também pela promoção e manutenção de parcerias com Entidades Contábeis e instituições de ensino, entre outras atividades de apoio aos demais departamentos do Conselho.

“Estamos buscando a melhoria contínua em nossas atividades e temos o grande desafio de fazer os eventos híbridos em todo o Estado de São Paulo. Estamos sempre em busca de assuntos da atualidade na nossa profissão para o devido suporte aos profissionais, trazendo novas diretrizes para atuação em suas carreiras, desenvolvendo e tratando soft skills”, avalia Flávia Augusto, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.

Atualmente, as mulheres representam 42% de profissionais contábeis no Estado de São Paulo. Na visão de Flávia, já estão conseguindo a igualdade em números de profissionais registradas. “Nosso maior desafio é a igualdade de oportunidades de cargos de liderança e salarial. Conseguimos avançar muito, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, pontua.

Para que a valorização do profissional como um todo aconteça é preciso levar a importância da contabilidade para a sociedade, para que os usuários da informação contábil vejam como a profissão é fundamental no dia a dia do desenvolvimento econômico e social do nosso país. Segundo Flávia, os empresários também precisam usar a informação contábil a favor das empresas e parar de nos ver como simples executores de obrigações para o Fisco. “Muitos já nos veem como gestores e com um papel importante no seu negócio, mas ainda a grande maioria – os pequenos empresários, precisam saber que nosso trabalho é indispensável para o sucesso dos seus negócios”, finaliza.