Gestão 2023-2025 de Claudinei Tonon à frente do Sindcont-SP terá o associado no centro das ações

Ao analisar a atual situação do país e as dificuldades impostas pela pandemia ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, presidente gestão 2023-2025, pontua que houve uma queda no quadro de associados, pois muitos profissionais acabaram ficando desempregados ou perdendo os seus clientes. “Esse cenário acabou provocando um período complicado para muitos poderem cumprir com seus compromissos financeiros, em razão da necessidade de cortes de custos e despesas”, diz.

Com isso, houve perdas de dois lados, tanto de sócios antigos do sindicato, como também de novos. Segundo ele, o desafio dessa nova gestão será reverter esse quadro, pois hoje, para manter a entidade em pleno funcionamento, é preciso dobrar o quadro de representados. Por isso, a gestão será focada no tripé: inovar, valorizar e humanizar, em que o associado será o centro das ações.

Outro desafio de suma importância, que o Sindcont-SP deverá enfrentar, será a adequação do seu sistema de comunicação em razão das atuais necessidades tecnológicas, já que tudo muda constantemente. Dessa forma, o novo presidente acredita que será preciso se adequar às ferramentas para poder chegar a um maior número de profissionais, a fim de mostrar e divulgar os benefícios e serviços para estimular a associação.

Além disso, a diretoria entende que não pode esquecer da nova forma de educação profissional continuada que, com a pandemia, se adaptou e trouxe um novo formato, que é o mundo virtual. “A pandemia trouxe essa facilidade e comodidade e os eventos presenciais estão fadados a diminuírem cada vez. Devido a essa nova realidade, precisamos repensar o uso e novas utilizações do nosso espaço físico e, também, apresentar novas soluções e inovações para atração dos profissionais da contabilidade”, ressalta Claudinei.

Acionando a isso, a gestão pretende também trabalhar com o apoio das Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista, participando de eventos em parceria, com ofertas de cursos e treinamento inovadores, de acordo com as atuais necessidades do dia a dia, afinal de contas, a Casa do Saber Contábil é o berço de todas as entidades paulista, assim se fortalecer ainda mais.

Já em termos desafios de conteúdo, ele cita, como por exemplo, as Normas para as PME em janeiro de 2023, o Metaverso, os Criptoativos, ESG, Relato integrado, a reforma tributária, entre tantos outras. Mas, é importante reforçar que a Casa do Saber Contábil estará constantemente atuando e colaborando com a Educação Continuada dos Profissionais, para que eles estejam preparados para transformar esses desafios em oportunidades.

Para enfrentar todos esses desafios, a diretoria vai ter papel atuante e significativo, ajudando em pontos estratégicos como a educação continuada, ação em que receberá bastante foco nesses próximos três anos com a oferta de atividades, cursos e palestras voltadas para atualização constante dos associados e profissionais da contabilidade.

Nesse contexto, a diretoria buscará também inovar e aplicar situações que estejam mais próximo do dia a dia do profissional da contabilidade, bem como conteúdos modernos de acordo com últimas atualizações, seja legislativa, tributária, trabalhista, contábeis, entre outras.

Os diretores serão pontes, a fim de ajudar o associado no que for preciso e relevante para o seu desenvolvimento profissional, pois a ideia é estar cada vez mais próximo do sócio, buscando-o para que esteja dentro da entidade se atualizando, aproveitando os benefícios e serviços ofertados pelo Casa do Saber Contábil. “Faremos uma gestão de muitos braços, que realmente inovará, buscará entregar o melhor, pensando sempre na valorização do nosso associado e da classe contábil de uma forma bem humanizada”, diz Claudinei.

A proposta é que o Sindcont-SP estreite ainda mais suas ofertas e abrace a classe contábil, como já o faz ao longo desses 103 anos de histórias, mas, com um novo olhar no novo profissional do futuro. De acordo com o presidente, a Casa do Saber Contábil será esse portal de transformação para acompanhar e ajudar de perto a carreira dos profissionais da contabilidade. “Essa é a nossa ideia para esses três anos”, reforça.

Ao finalizar, ele fala que está muito feliz pelo reconhecimento e confiança em ser presidente do sindicato, mas também, preocupado com o futuro da entidade que é centenária e por onde passaram grandes mestres e líderes da contabilidade brasileira. “Sinto-me honrado em poder contribuir nesse momento para a perpetualidade desta Casa. Sou muito grato a todos os ex-presidentes que sempre me valorizaram e confiaram no meu trabalho, também gratidão por tudo que essa casa me ofereceu de aprendizado e amizade, por isso que aceitei o desfaio de estar à frente da próxima gestão, que inicia em 2023, com término em 2025. Vejo como uma forma que achei em devolver uma parte do que aprendi nesta casa. Lutemos cada vez mais pela valorização do profissional, mas isso só será possível com muito preparo, estudos e treinamentos. Contém sempre conosco nessa jornada”, avalia.

 

Raio X

Claudinei nasceu em março de 1959, na Cidade de Andradas, Minas Gerais. É de uma família que trabalhava com lavoura de uvas para fabricação de vinhos, café, arroz, feijão e fumo. Durante seus primeiros cincos anos de vida, acompanhava seus pais que trabalhavam na lavoura e ficava debaixo de um pé de café, junto com alguns primos. Ali passava o dia.

Já aos seis anos, seu pai foi convidado para conhecer e cuidar de um sítio na cidade de Embu, em São Paulo. Ele aceitou o desafio, e assim, mudaram para lá e assim, iniciava sua história em São Paulo.

Nesse novo ambiente, ajudava o pai no seu dia a dia do sítio. Já aos com 13 anos, foi convidado a trabalhar na empresa dos donos do sítio, uma indústria de confecções de roupas infantis. Trabalhou nessa empresa por 39 anos, onde se aposentei. Durante a sua passagem por ela, teve uma longa experiência profissional e passou por todos os departamentos, até chegar ao cargo de gerente administrativo.

Ao longo desse tempo, engrenou no curso Técnico de Administração e fez uma graduação em Administração e Ciências Contábeis. A educação continuada sempre foi seu lema, pois estudar sempre foi o seu forte.  Também concluiu algumas especializações, principalmente sobre Pessoa Física e IFRS, inclusive, tenho um certificado pelo IACAM. Em 1999, conheceu o Sindcont-SP e foi convidado por um amigo para conhecer o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC), em que ficou encantado com o aprendizado e conhecimento transmitido. Não pensou outra, de primeira e no outro dia, já estava se associando. E o custo benefício é muito bom e prático. Fez um rápido cálculo baseado no que pagava para se atualizar e verificou que, em apenas dois meses de participação, já havia pagado a associação.

Como participava assiduamente, logo foi convidado para participar da diretoria do CEDFC por volta de 2005, onde passou cinco anos para chegar à presidência do grupo. Com o trabalho nessa diretoria, foi convidado a participar de uma chapa para a diretoria como suplente e assim, início na diretoria dessa entidade onde foi, a cada gestão, alcançando outros cargos como o de vice-diretor, diretor efetivo e vice-presidente na gestão de 2022. Com isso, passou por quatro gestões na diretoria.

Também tem a satisfação de coordenar o Grupo de IFRS e Gestão Contábil desde 2009, onde o aprendizado foi enorme.

Após se aposentar e se aperfeiçoar nos grupos de estudos do Sindcont-SP, se tornou empresário Contábil, com mais de 10 anos de atuação, sente os desafios do dia a dia e do público e segmento.

“Meu sonho era fazer medicina e ajudar as pessoas, mas, devido as circunstâncias, acabei não optando por essa profissão. Então, pensei em que profissão pudesse me realizar e de alguma forma contribuir com as pessoas e, de primeira, veio em minha mente fazer administração. Acabei fazendo e gostei muito e, logo em seguida, para complementar ingressei no curso de Ciências Contábeis e foi aí que me realizei ao longo da minha vivência na empresa onde trabalhei. De certa forma cuidar de uma empresa e de pessoas, também estaria ajudando muitas famílias e realizando o sonho de muita gente, pois a profissão me faz sentir um pouco ser médico, já que zelamos pela saúde financeira da empresa e todos que estão envolvidos nela, nos últimos anos esse conceito de médico, consultor e gestor vem diante da área contábil e esse é o perfil, na minha visão, do profissional de hoje e do futuro”, finaliza Claudinei.