Confira o novo Manual de Auditoria do Sistema CFC/CRCs 2022

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa que já está disponível a segunda edição do Manual de Auditoria do Sistema CFC/CRCs de 2022. Para conferir o material, basta acessar a “Biblioteca CFC” no site oficial do Conselho e depois clicar em “Edições do CFC”.

O documento tem o papel de nortear o CFC e os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) a tornarem os seus processos administrativos ainda mais eficientes, com a uniformização das ações desenvolvidas no Sistema CFC/CRCs. Esta nova versão chega com o objetivo de atualizar os procedimentos de auditoria, do mesmo modo que expõe novos modelos e orientações ao trabalho, em complementação ao conteúdo já aprovado pela Resolução CFC n.º 1.101/2007.

Novos conceitos e métodos foram incorporados, em acordo com o que existe de mais atual em normas, técnicas de planejamento, abordagem, execução, relato e acompanhamento dos resultados de auditorias internacionais. Também foram observadas as normas e orientações originadas por órgãos institucionais de controle governamental de que o Sistema CFC/CRCs faz parte.

Espera-se que este manual possa servir como base e modelo para a estruturação e o aprimoramento de controles internos. A iniciativa também pretende nortear os gestores do sistema, em todos os níveis de atuação do Conselho e seus regionais. O material contém todo o processo de estrutura e integração dos controles dos Sistema CFC/CRCs, bem como as atribuições da Vice-Presidência, da Câmara de Controle Interno e da auditoria do CFC.

Os usuários poderão compreender a conduta profissional do auditor, assim como toda a metodologia, planejamento, execução e relatórios de auditoria. Também compõem o manual as informações pertinentes à comunicação de trabalhos e seus resultados, ao monitoramento de resultados e aos aspectos gerais sobre apresentação de prestação e tomada de contas.

Para acessar, clique aqui.

Fonte: CFC.