Com sucesso de público, 28ª CONVECON Regional leva conhecimento e networking para Ribeirão Preto

Com o auditório lotado e em clima de muita animação aconteceu, em 8 de novembro de 2022, no Centro Universitário Estácio, a 28ª CONVECON Regional Ribeirão Preto. Profissionais da contabilidade, estudantes e gestores de diversos ramos de atuação tiveram um dia de muito aprendizado, networking e atividades, que levaram o público a uma reflexão sobre o papel dos profissionais contábeis na atualidade.

Ao dar as boas-vindas, o conselheiro do CRCSP Wander Pinto levantou o público da cadeira com o verso “Acorda, Ribeirão! Hoje tem CONVECON!”. Wander também foi o coordenador técnico dos painéis da 28ª CONVECON Regional Ribeirão Preto.

A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, que falou ao público sobre a importância da atualização contínua dos profissionais da contabilidade.

“É um grande prazer para nós ver o auditório cheio e uma alegria ainda maior poder realizar a 28ª CONVECON Regional em Ribeirão Preto. Eu sou de Jaú e convivi muito com pessoas de Ribeirão Preto, um povo culto e que valoriza o conhecimento”, declarou o presidente do CRCSP.

Acompanhando o presidente Maion, compuseram a mesa diretora da abertura os vice-presidentes Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro) que falaram sobre os serviços prestados pelo CRCSP aos profissionais.

Daisy Eastwood ressaltou o papel que o CRCSP desempenha na área social. “O CRCSP realiza um importante trabalho na área social e com as mulheres, jovens e diversos outros públicos, incentivando seu desenvolvimento profissional e como cidadãos”, destacou a vice-presidente de Registro.

Monello reforçou que a participação do público engrandece a profissão contábil: “Voltar a trazer atividades deste porte para o interior do estado e, mais do que isto, ter a participação efetiva dos profissionais, como temos hoje, nos traz muita alegria”, declarou o vice-presidente, que apresentou também os resultados da campanha “Contabilidade é Prerrogativa Legal”.

A vice-presidente Flávia convidou o público para que participe das próximas edições da 28ª CONVECON Regional em Campinas (29 de novembro), Santos (8 de dezembro), para as três edições que serão realizadas em 2023, em datas a serem definidas, e para a 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que acontecerá no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, de 16 a 18 de outubro de 2023.

“Ribeirão Preto é a primeira das seis edições da 28ª CONVECON Regional, que antecedem a nossa Convenção estadual, a 28ª CONVECON. Esperamos que o evento seja de muito proveito para vocês e que possam levar o conhecimento àqueles que não puderam estar presentes conosco hoje”, explicou Flávia.

O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, o secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Afonso Reis Duarte, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, a presidente do CRCSP na gestão 1994, Célia Regina de Castro, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região, Moisés de Souza Andrade, e o diretor do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Nabil Ahmad Mourad, prestigiaram a abertura da 28ª CONVECON Regional Ribeirão Preto.

Painéis técnicos e interativos

Após a abertura, teve início a programação técnica do evento, com sete painéis sobre temas ligados aos mais diversos segmentos de atuação contábil e de gestão, entremeados por intervenções artísticas, sorteios de brindes e dinâmicas especiais que agitaram o auditório do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.

O painel “Juntos e Conectados: Perfis e Tendências na Profissão (Inovação, Tecnologia, Inteligência Artificial e Riscos)”, com o advogado e personal coach João Ricardo de Martin dos Reis deu início à programação. O palestrante destacou a necessidade de as pessoas não se limitarem a pré-conceitos incapacitantes e repensarem suas atitudes e padrões mentais para ampliarem suas chances de sucesso nos negócios. Ao final da apresentação, João Ricardo tocou violão e fez com que todos cantassem a música “Além do Horizonte”, canção de Erasmo e Roberto Carlos, sucesso também com a banda Jota Quest.

A segunda palestra abordou o tema “Análise e Resolução de Problemas no Ambiente Corporativo – Gestão de Conflitos e Oportunidades na Mediação Empresarial”. A subcoordenadora da Comissão de EPC do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Angela Zechinelli Alonso, e a doutora em Controladoria e Contabilidade Elúbian de Moraes Sanchez foram as palestrantes do painel, que contou com moderação do conselheiro do CRCSP e da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Marcelo de Almeida Prado.

Para ilustrar e facilitar o entendimento do tema apresentado, a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Rosângela Maria da Costa Menezes, o conselheiro Wander Pinto e a acadêmica Angela Alonso convidaram quatro participantes da Convenção ao palco e realizaram a representação de uma situação de litígio entre um casal que é sócio de uma empresa contábil. Os convidados fizeram uma dinâmica prática sobre a mediação do conflito, analisando a situação exposta e auxiliando as partes a chegarem à resolução do caso.

Outro ponto alto da 28ª CONVECON Regional em Ribeirão Preto foi o painel “A Contabilidade no Agronegócio – Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas: Mensuração do Valor Justo”. O especialista em Gestão Financeira e Controladoria Adilson Aparecido Lançoni abordou conceitos importantes sobre Contabilidade agrícola e apresentou respostas para as principais questões relacionadas ao tema. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região, Moisés de Souza Andrade, foi o moderador da atividade.

O mestre em Gestão Comunicacional Marcos Gross Scharf ministrou o painel seguinte, sobre o tema “Liderança: Você é Líder! Reconheça seus Talentos com Base nas Principais Competências”. O presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, foi o moderador do painel, que abordou os perfis comportamentais das pessoas e suas tendências em um ambiente corporativo.

O painel seguinte tratou sobre “ESG na Prática: o Papel Estratégico do Contador no Processo, seus Impactos e Regulações”, um assunto que cada vez mais tem sua relevância reconhecida no meio empresarial. O conselheiro do CRCSP, acadêmico da APC e pró-reitor de cursos de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Alexandre Sanches Garcia, e o coordenador da Comissão ASG do CRCSP, José Luiz Ribeiro de Carvalho, apresentaram um panorama geral sobre o ESG no mundo, com destaque para a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e seus impactos positivos na discussão de temas ambientais, sociais e de governança corporativa.

O especialista em Governança, Riscos e Compliance Edmilson Monutti e o diretor do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Nabil Ahmad Mourad, falaram sobre “Resiliência e Riscos: o que Isso Significa para seu Negócio” e como os empreendedores podem identificar e prever riscos e se preparar para mitigá-los no dia a dia.

Encerrando a programação da 28ª CONVECON Regional Ribeirão Preto, o público assistiu à palestra “O Mercado da Consultoria Contábil na Gestão Tributária – Inclusive na Recuperação”, apresentado pela pesquisadora da BSSP Centro Educacional, especialista nas áreas tributária e societária, Lieda Amaral, que trouxe uma reflexão sobre casos diversos relacionados à contabilização e gestão de tributos e como os profissionais da contabilidade podem atuar na resolução destas questões de forma a valorizar seus serviços. O vice-presidente Administrativo do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Benedicto David Filho, foi o moderador do painel.

Além dos painéis técnicos, a 28ª CONVECON Regional Ribeirão Preto trouxe atividades artísticas, como a apresentação de balé do projeto cultural Saci Pererê, que promove oficinas artísticas e esportivas gratuitas em Ribeirão Preto. Para conhecer o projeto Saci Pererê e contribuir para esta importante ação social em Ribeirão Preto, acesse a página do projeto no Facebook.

28ª CONVECON

A 28ª CONVECON acontecerá de 16 a 18 de outubro de 2023, no Centro de Eventos Pro Magno, localizado na Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo-SP.

A CONVECON acontece a cada dois anos e é realizada pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), organizada pelo CRCSP e pelas Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, com o apoio de Entidades Contábeis Nacionais, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Confira todas as informações e garanta sua vaga no maior evento contábil do Estado de São Paulo na página da 28ª CONVECON.