28ª CONVECON Regional Campinas: conhecimento e a alegria de ser profissional da contabilidade

Em um clima de muita alegria e confraternização, assim aconteceu a 28ª CONVECON Regional de Campinas, no dia 29 de novembro de 2022, apresentada pelos conselheiros Márcia Montanholi e Wander Pinto. Foi um dia intenso de muito conhecimento, com painéis que começaram às 9 horas e prosseguiram até as 18 horas, no auditório do Campus I, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Para que os profissionais, empresários e estudantes de contabilidade possam se preparar para a 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), a Comissão Organizadora do evento preparou seis edições da 28ª CONVECON Regional, que acontecem em diversas cidades do estado. As primeiras duas edições foram realizadas em Ribeirão Preto, em 8 de novembro, e Campinas, em 29 de novembro. No dia 8 de dezembro será a última deste ano, em Santos.

Prestigiando o evento estavam presentes o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, o representante da Secretaria de Finanças de Campinas, Carlos Alberto Santos Teixeira Maia, e o contador da prefeitura de Campinas, João Carlos Ribeiro da Silva.

Presentes também os vice-presidentes do CRCSP João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional), conselheiros e delegados representantes.

Compareceram também os presidentes do CRCSP, José Antônio de Godoi (gestão 1996-1997), Gildo Freire de Araújo (2016-2017) e José Donizete Valentina (2020-2021, atual vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade).

Participaram ainda os diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi (Executivo), Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) e Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura).

A abertura da CONVECON Campinas foi feita pelo presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, que falou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo. Ele ressaltou que “o objetivo das Convenções Regionais é levar conhecimento para todos os profissionais da contabilidade, em todas as regiões do nosso estado. E isso nós estamos fazendo graças ao congraçamento e à união das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo que hoje servem como exemplo de harmonia para entidades de todo o Brasil”.

Em seguida, foram abertos os painéis do evento, com os principais temas da área contábil.

Apresentações culturais de dança aconteceram entre os painéis pelas bailarinas e bailarinos da Camarim – Escola de Dança e Espaço Artístico e do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas – NAE Dança.

Painéis

O primeiro painel do evento teve como tema “Liderança: Você é Líder! Reconheça seus Talentos com Base nas Principais Competências”. O mestre em Gestão Comunicacional, Marcos Gross Scharf, fez uma palestra interativa em que, através de respostas às suas questões, cada participante se enquadrava em um perfil de profissional da contabilidade. O conselheiro do CRCSP, Marcelo Viaro Berloffa, foi o moderador deste painel.

“Planejamento Estratégico com Foco na Avaliação de Desempenho da Empresa” foi o tema da palestra do doutor em Controladoria e Contabilidade Cláudio Parisi. Ele destacou que “em um mundo de incertezas, como o nosso, o planejamento deve ser um processo contínuo”. A palestra teve a moderação do contador e advogado Rodrigo de Abreu Gonzales.

Especialista em business valuation, Miguel Monteiro foi o palestrante de “Reestruturação Societária, Valuation”. O foco da palestra foi sobre as inúmeras metodologias de avaliação que o profissional da contabilidade pode usar, inclusive na avaliação de empresas de contabilidade. O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Garcia Castilho, moderou o painel.

Um tema de relevância na atualidade, “ESG – Relatórios Corporativos: Tendência no Reporte de Sustentabilidade” teve a participação de forma online, por estar com covid, do pós-doutor em Contabilidade e Finanças, Eduardo da Silva Flores. Ele disse que os relatórios sobre sustentabilidade são uma realidade, pois já existe a regulação do Banco Central do Brasil para empresas de capital aberto. A moderação desta palestra foi feita pela diretora de Administração e Finanças do Ibracon – 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer.

Um dos mais prestigiados representantes da Contabilidade no Brasil, o presidente do Conselho de Administração da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan, também esteve na CONVECON Campinas. Ele falou sobre o “Prestígio de Ser Contador na Era do Conhecimento”. “Tudo o que sou devo à Contabilidade”, disse Trevisan, que empolgou a plateia com suas histórias divertidas e instrutivas. Participou como convidado deste painel o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina.

Coube ao presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, discorrer sobre “Contabilização de Doações e Subvenções Recebidas”. Jochem enfatizou a importância do profissional da contabilidade nas demonstrações contábeis das empresas do Terceiro Setor. O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, foi o convidado desta palestra.

O último painel da 28ª CONVECON de Campinas foi sobre o tema “Análise de Dados (Logística e Visão Sistêmica) na Tomada de Decisão: Buscando Recursos Tecnológicos para Informações Precisas”. O palestrante foi o sócio líder da Prática de Data Analytics da KPMG, Ricardo Santana. Ele defendeu que é o contador que deve estruturar os dados das empresas, “pois somos nós que temos visão holística”. A palestra foi moderada pelo presidente da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva.