Com o lema, “Juntos e conectados. Redesenhando a profissão” Chapa 1 estará a frente do CRCSP em 2022 e 2023

“A minha maior conquista é ter conseguido me tornar um bom profissional e empresário ético, transparente e independente. Isso propiciou possibilidades à minha família de uma vida estável, assim como educar as minhas filhas dentro de bons valores morais e culturais, bem como junto com a minha esposa trabalhar em sociais”, diz José Aparecido Maion, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) na gestão 2020-2021.

Maion faz parte da Chapa 1 eleita com 80,45% dos votos para estar a frente do CRCSP em 2022 e 2023. Ele conta que primeiro deve ser eleito presidente pelos conselheiros na plenária agendada para 12 de janeiro de 2022, por enquanto está apenas encabeçando a chapa. “Caso venha ser eleito presidente pelos conselheiros, representará o reconhecimento dos profissionais do estado de São Paulo pelos serviços desenvolvidos pelo CRCSP em prol da classe contábil. Será mais uma etapa da minha vida que trabalharei para a valorização de nossa profissão e o reconhecimento da sua importância junto ao mundo dos negócios e da sociedade como um todo”, ressalta.

Com o lema, “Juntos e conectados. Redesenhando a profissão”, discutidas com todos os conselheiros efetivos e suplentes, diretores e delegados representantes, entre as estratégias da Chapa para os próximos dois anos estão, elaborar o plano estratégico do CRCSP para os próximos seis anos, com a missão de inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.

Além de ter como visão ser reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do país e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público com valores na ética, excelência, confiabilidade e transparência. O plano estratégico visa aprimorar e maximizar resultados das atividades institucionais, de fiscalização, de registro, da educação profissional continuada, das atividades internas e dos serviços de atendimento aos usuários.

“Nós precisamos que os profissionais da contabilidade continuem apoiando o CRCSP. Somos 72 conselheiros, abnegados e focados na valorização da profissão, bem como continuem apoiando o IBRACON, o SESCON, o SINDCONT-SP, a AESCON, a APC, a FECONTESP, a APEJESP, a ANEFAC, o IPC e todas as associações de profissionais de contabilidade. Temos os mesmos propósitos e precisamos muito de vocês”, destacou Maion.

História

Na época do vestibular ele conta que imaginava fazer oceanografia como 1ª opção e agronomia como 2ª. Mas depois de fazer uma busca desistiu pelo motivo de o curso ser durante o dia e não havia como estudar durante o dia, pois precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Nessa época era funcionário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil secção São Paulo) como escriturário e estava lotado no departamento de contabilidade. Ao final, prestou o vestibular em uma faculdade particular e optou pelo curso de Ciências Contábeis.

“Quem me levou para a OAB foi o contador José Ferraz de Siqueira Sobrinho (presidente do CRCSP em 1961 e o perito número um de São Paulo), tive bons professores naquela época, como: José Joaquim Boarim, Armando Andrade e outros. Durante a faculdade, fiz diversos cursos e treinamento na área de auditoria interna e externa, comecei a gostar cada vez mais da profissão. Sai da OAB e entrei numa empresa de auditoria independente e depois de algum tempo comecei a participar do hoje, IBRACON”, relembra Maion.

Em 1993 indicado pelo IBRACON para a chapa do CRCSP, como suplente para o período de 1994 a 1997, porém o conselheiro efetivo não tomou posse e ele assumiu sua vaga como conselheiro efetivo. De lá para cá sua história no conselho envolve:

Conselheiro efetivo de 1994 a 2005 e de 2010 a 2021

  • Vice-presidente de administração e finanças do CRCSP 2020/2021.
  • Vice-presidente de fiscalização, ética e disciplina do CRCSP 2018/2019 e 2000 a 2003.
  • Vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCSP – 2016-2017.
  • Coordenador da câmara de fiscalização, da câmara do TRET SP e da câmara de desenvolvimento profissional – diversas gestões.
  • Coordenador de diversas comissões, comitês e grupos de trabalhos

Conselho federal de contabilidade (CFC)

  • Coordenador da comissão administradora do exame de qualificação técnica (CAE). Participou como membro do CFC, do CRE (Comitê administrador do programa de revisão externa de qualidade pelos pares de (2002-2004); revisão do GT – grupo de trabalho, destinado a realizar estudos sobre normas técnicas e profissionais; do grupo de estudo para auditoria e da comissão de educação profissional continuada – CEPC/CFC.

Ibracon – 5ª seção regional

  • Diretor de relações externas, de 2006 a 2009 participou como membro da comissão de tomada de contas; do conselho técnico e administrativo; da comissão de normas éticas; da comissão nacional de princípios contábeis da diretoria nacional; presidente da comissão de sindicância (1999-2000) e coordenador da câmara de auditores independentes (diversas gestões).

“Agradecemos a Deus que por tua bondade e misericórdia. Nos foi possível vencer as dificuldades interpostas em nosso caminho para chegarmos aqui e prosseguirmos em nosso labor. Faz senhor, com que nossos corações e inteligência sejam iluminados pela luz que vem do alto e que, fortificados por teu amor e bondade, possamos compreender para que nosso trabalho seja coroado de êxito no CRCSP. É necessário que em nossas deliberações, subjuguemos paixões e intransigências a fiel obediência dos sublimes princípios da fraternidade, a fim de que nossa profissão possa ser o reflexo da ordem e da beleza que resplandece na sociedade e nos negócios, e que tudo seja tratado com seriedade e aos influxos dos sãos princípios da moral e da razão.”

(texto adaptado por Maion, do rito escocês antigo e aceito)