Caminho para o profissional da contabilidade estar na crista do saber é estar sempre atualizado

“O profissional contábil, é um ser que nasce, cresce, se forma, implementa seus conhecimentos, mas essencialmente necessita estudar o tempo todo; precisa sempre de apoio de terceiros para que possa continuar no mar das águas da profissão”, explica Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Conselho de Administração do IPC.

Para ele, não existe melhor maneira de obter êxito nessa travessia do que se filiar a uma associação, sindicato ou uma agremiação. “No meu caso o resultado obtido foi ficar estritamente ligado ao Sindcont-SP, mas existe casas tão notáveis quanto, cito algumas como  a Apejesp, o Sescon, etc. Atuo hoje junto ao IPC, órgão de uma grandeza imensa, bem como junto aos grupos políticos contábeis, é preciso a colaboração de todos para que nossos colegas recebam e  em troca transmitam seus conhecimentos, para continuar o desempenho  da nossa profissão. Lembro finalmente, que sem nossa efetiva participação e engajamento, não conseguiremos preservar a altivez de nossa profissão”, ressalta.

A contabilidade e seus segmentos estão sempre em evolução, com um mercado exigente e aquecido para quem deseja atuar; a contabilidade é muito dinâmica e alternativa, com muitas opções, sendo fundamental estar antenado, acompanhar as evoluções, se atualizar sempre e buscar novos conhecimentos devido às mudanças que acontecem diariamente.

Desta forma, Antonio avalia que aqueles velhos desafios sempre se atualizam e é preciso estudo, preparo e conhecimento para tratar dos SPEDs, eSocial, mudanças tributárias e legislativas, Dirfs, EFD-Reinf e várias outras obrigações, principalmente o Imposto de Renda da Pessoa Física que está batendo em nossa porta novamente, sempre tratando da defasagem da tabela que não é atualizada desde 2015. “A volta da tão ansiosa reforma tributária, o Arcabouço divulgado, etc.,  veja quanta coisa o profissional tem que colaborar e atuar, fazendo-se presente e oportuno”, explica.

Por isso, o profissional que atua na área contábil deve se atualizar, segundo Antonio, sempre com estudos e atualizações, esse é o caminho mais fácil e seguro, pois a prática e necessidade de atualização contínua é constante.

Além disso, ele cita que buscar os cursos e atividades oferecidas pelas entidades congraçadas, como o Sindcont-SP,  o SesconSP, o CRCSP, a Apejesp, o Ibracon, a Academia e os sindicatos contábeis, bem como de outras entidades, que ofertam  cada vez mais  um leque de serviços voltados para educação continuada dos profissionais da contabilidade, sejam com cursos, palestras e as atividades oferecidas pelos Grupos de Estudos. “Mas o caminho sempre será a continuidade dos estudos e a atualização, o buscar pelo novo, a curiosidade de aprender, além, claro, de caminhar junto a tecnologia e seus avanços”, alerta.

Antonio trabalhou na iniciativa particular por mais de 50 anos, exercendo a profissão contábil e presidi o Sindcont-SP na Gestão 2017-2019, onde realizou diversas parcerias, novos serviços e produtos, sempre pensando em oferecer o melhor para o associado e profissional da contabilidade, continuei contribuindo com a categoria.

Atualmente, está na associação do Grupo Verde (Grupo político contábil) e no IPC, onde se reúnem para debater a profissão e os assuntos atuais da contabilidade, além dos seus impactos e novidades, assim, dessa forma, tentam ajudar também os colegas com orientações e auxílios.

“Além dessa contribuição, ainda faço trabalhos pessoais e atuo como consultor na área financeira e sempre me coloco à disposição para contribuir junto aos meus colegas de entidade, seja participando de debates, palestras, lives escrevendo artigos sobre assuntos de interesse contábil ou projetos voltados para os profissionais da contabilidade”, finaliza Antonio.