À frente da JUCESP, Marcio Massao Shimomoto fala sobre o desafio de integrar a junta comercial no processo de desburocratização do Estado

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) desempenha um papel fundamental como autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, sendo parte integrante do governo atual liderado por Tarcísio de Freitas. Atualmente, a JUCESP é responsável por 40% de todas as movimentações realizadas pelas Juntas Comerciais do país. Marcio Massao Shimomoto, novo presidente da entidade, expressa sua alegria em assumir o desafio de liderar a maior Junta Comercial do país, pois isso tem um impacto direto no cotidiano dos empresários paulistas, permitindo contribuir para a desburocratização e simplificação dos processos de abertura de empresas.

Olhando para o futuro, uma das principais iniciativas será a integração da JUCESP no processo de desburocratização do Estado de São Paulo, com o objetivo de tornar o órgão totalmente digital. Para Shimomoto, isso visa agilizar os atendimentos e as etapas de abertura, alteração e cancelamento de empresas, mantendo sempre o cuidado em fornecer um atendimento de qualidade aos nossos usuários. “O principal desafio é reduzir o tempo necessário para que um empresário abra uma empresa para, no máximo, 8 horas. Dessa forma, todos poderão desfrutar de um atendimento rápido e eficiente desde o início até a conclusão do processo”, diz.

Como contador, Shimomoto reconhece a importância dos profissionais da contabilidade no relacionamento com os pequenos e médios empreendedores. Esses profissionais possuem um conhecimento íntimo do empreendedorismo e estão familiarizados com os trâmites burocráticos. “É essencial estabelecer uma relação próxima com as entidades congraçadas da contabilidade, a fim de ouvir, conhecer e compreender os desafios enfrentados pelos pequenos e médios empreendedores, buscando soluções para suas necessidades”, finaliza.