Convênio entre o CRCSP e a Prefeitura e painéis interativos marcam a 28ª CONVECON Regional Sorocaba

O conhecimento não para no CRCSP, que realizou, em 9 de fevereiro de 2023, em conjunto com as entidades contábeis, a 28ª CONVECON Regional Sorocaba. Em ritmo de pré-Carnaval, 415 profissionais da contabilidade, estudantes e demais interessados puderam atualizar seus conhecimentos em um dia inteiro de palestras, painéis interativos e de muito networking com especialistas que são referência em suas áreas de atuação.

Para dar início às atividades, foi executado o Hino Nacional, em uma emocionante interpretação ao vivo do cantor Ângelo Varella. A seguir, o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, agradeceu a presença de todos, destacando que levar a CONVECON às cidades do interior era um compromisso da atual gestão.

“Agradeço às entidades contábeis de Sorocaba e do Estado de São Paulo por realizarem conosco este evento, que traz conteúdos atuais e de grande relevância para a nossa profissão”, destacou Maion.

Após as palavras de abertura, o presidente do CRCSP convidou ao palco o secretário municipal da Fazenda, Marcelo Duarte Regalado, para a assinatura de um convênio com a Prefeitura de Sorocaba. Os representantes assinaram no palco o termo de cooperação do convênio para o fortalecimento do Setor Público e promoção de atividades de Educação Profissional Continuada aos profissionais da contabilidade da região, entre eles os servidores com registro ativo no CRCSP.

Regalado, que é contador por formação, destacou a importância que a Contabilidade possui para a boa gestão pública e como a Prefeitura de Sorocaba valoriza a atividade contábil em seus quadros.

“A realização de atividades de Educação Profissional Continuada é uma das diretrizes do CRCSP e este convênio nos permitirá levar ainda mais conhecimento à região de Sorocaba”, destacou o presidente Maion após a assinatura.

Os conselheiros do CRCSP Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, Roberson de Medeiros e Wander Pinto realizaram a moderação da 28ª CONVECON Regional Sorocaba, animando o público e apresentando curiosidades e dados da profissão contábil na cidade de Sorocaba.

CONVECON estadual e incentivos fiscais ao Esporte

Representando as demais entidades contábeis, a presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, fez um convite na abertura do evento para que todos participem da 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que acontecerá de 16 a 18 de outubro, na cidade de São Paulo.

“Participem também da nossa grande CONVECON Estadual, que é o maior evento contábil do Estado. As inscrições já estão abertas no site www.convecon.com.br”, revelou Telma.

O piloto Átila Abreu, vencedor de diversas premiações de kart e Stock Car, participou da 28ª CONVECON Regional Sorocaba e falou sobre como os profissionais da contabilidade podem orientar seus clientes sobre a possibilidade de deduzir doações a projetos de incentivo ao Esporte do Imposto de Renda, sem qualquer ônus para o doador.

Representando o CRCSP, também participaram da 28ª CONVECON Regional Sorocaba os vice-presidentes João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro), os presidentes do CRCSP de gestões anteriores Célia Regina de Castro (1994), José Serafim Abrantes (1994-1995) e Sergio Prado de Mello (2008-2009), os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo), conselheiros e delegados representantes de diversas cidades do Estado.

 

Programação técnica

Após a abertura, o público acompanhou a programação técnica e interativa da 28ª CONVECON Regional Sorocaba, que começou com a palestra “Motivação – Gestão do Tempo e Melhor Performance na Vida Pessoal e Profissional”, ministrada pelo especialista em desenvolvimento humano e liderança João Ricardo de Martin dos Reis, com moderação do conselheiro do CRCSP Mariano Amadio. Reis falou sobre a importância de eliminar pré-conceitos incapacitantes e de repensar atitudes e padrões mentais para atingir o sucesso nos negócios e, ao final do painel, tocou violão e cantou com o público, para animar a manhã de atividades.

O segundo painel, “Reflexo das Novas Normas de Contabilidade Voltadas para as Micro e Pequenas a partir de 2023”, foi apresentado pelo especialista em Gestão Empresarial Luciano Perrone, que tratou sobre como a norma NBC TG 1001 e a NBC TG 1002, que entraram em vigor em janeiro deste ano, impactam os empreendimentos de micro e de pequeno portes. O vice-presidente Financeiro do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Jorge Luiz Gonçalves Rodrigues Segeti, realizou a moderação do painel.

O autor do livro Holding Familiar: aspectos jurídico e contábeis do planejamento patrimonial, Fábio Pereira da Silva, foi o palestrante do terceiro painel e falou sobre os a atuação das empresas que prestam serviços de administração patrimonial de membros de uma família e sobre os aspectos societários, sucessórios, tributários e contábeis deste ramo de atividade. A palestra foi moderada pelo membro da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Marcio Massao Shimomoto.

Na parte da tarde, as atividades retomaram com o painel “Gestão de Conflitos e Oportunidades para Nós Contadores na Mediação Empresarial”, apresentado pela acadêmica da APC Angela Zechinelli Alonso, com moderação do conselheiro do CRCSP Marcelo de Almeida Prado. Qual deve ser o posicionamento e atuação do mediador em um conflito e como o contador pode contribuir com seu conhecimento foram alguns dos pontos destacados no painel, que contou com uma simulação prática, com a participação de convidados da plateia, para ilustrar o conteúdo apresentado.

Com o tema “O Papel dos Contadores nos Conselhos de Administração e Fiscal – Perfil e Mercado de Trabalho”, o quinto painel foi apresentado pelos especialistas Carla Trematore, Marcos Augusto Assis Pereira e Roberto Vertamatti, com mediação da integrante do Grupo de Trabalho Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) e do Grupo de Trabalho de LGPD do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Renata Peppe. Os palestrantes falaram sobre a importância de os Conselhos de Administração e Fiscais das empresas e entidades manterem contadores em seus quadros. As habilidades necessárias e como a expertise dos contadores contribuem para compreender melhor o funcionamento do negócio e do mercado em que ele está inserido também foram alguns dos pontos abordados.

Encerrando a programação da 28ª CONVECON Regional Sorocaba, a mestre em Ciências Contábeis Gisleise Nogueira de Aguiar ministrou o painel “Relatório de Fiscalização da RFB 2022: O Que Podemos Aprender e Como nos Prevenir para 2023”. Especialista nas áreas fiscal e tributária, Gisleise analisou dados do Relatório Anual de Fiscalização publicado pela Receita Federal do Brasil (RFB) em novembro de 2022 e debateu com o público quais os cuidados a serem tomados em 2023 para não ser autuado pela Receita. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba (SindcontSor), realizou a moderação do painel.

Fonte: CRCSP