Presidente do IPC participa de solenidade dos 103 anos do Sindcont-SP

No dia 19 de julho de 2022, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) reuniu lideranças da classe contábil de todo o país, autoridades do setor público e parlamentares, para festejar os seus 103 anos de existência.

“A trajetória do Sindcont-SP é uma história extraordinária de muito empenho pela valorização e fortalecimento contínuo da profissão, sempre buscando defender os interesses dos profissionais da contabilidade perante outras entidades, órgãos públicos e a sociedade” disse o presidente Geraldo Carlos Lima ao abrir os trabalhos, fazendo coro com uma mesa composta por Devanzir Chiminacio, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL); Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP); José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), que falou pelas Entidades Contábeis do Estado de São Paulo; Edir Sales (PSD), vereadora do município de São Paulo, e o homenageado da noite, Bruno Edgard Cornacchione Júnior, que recebeu o título “Contabilista Emérito de 2022”.

Para Geraldo, “o Sindcont-SP chega aos seus 103 anos revigorado e transformado, através de uma gestão que buscou inovar, por meio da eficiência e da excelência profissional. Excelência essa, que oferece diariamente aperfeiçoamento constante de habilidades técnicas e humanas para o pleno exercício da profissão. Além de todo esse suporte profissional à classe contábil, nos preocupamos também com o social e o bem-estar dos nossos associados e da sociedade. Estamos preocupados também com as principais causas e bandeiras atuais que assolam nossa população”.

Pronunciamentos
O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, ao ter o uso da palavra, comentou que “Quando comemoramos uma data como essa olhamos para o futuro, sem esquecer do passado, dos grandes nomes, dos grandes líderes e dos sacrifícios vencidos que culminaram hoje no respeito que a sociedade tem cada vez mais pela classe contábil, por nós. O sindicato nos representa com dedicação e sabedoria. Somos testemunha do excelente trabalho que todos dessa Casa sempre realizaram e estamos certos de que teremos ainda muitas vitórias, muitas conquistas”.

Após cumprimentar o Sindicato pelos seus 103 anos, e o homenageado da noite, Vanderlei Masson, presidente da Apejesp, disse que quando somos impactados pela tecnologia e muitas mudanças na classe, todos devem remontar as nossas bases para acompanhar os novos acontecimentos. Outro desafio, segundo ele, é a atualização da matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis, onde a Casa do Saber Contábil tem papel decisivo, pois é uma grande propulsora da Educação Continuada no país, há mais de um século. “O sindicato sempre tem contribuído para todas as mudanças que aconteceram nos últimos 103 anos. É exemplo a ser seguido”, disse.

Falando em nome dos presidentes anteriores, o contador Sergio Prado de Mello, que presidiu a entidade na gestão 1999-2001, destacou os esforços e a competência da atual diretoria, em especial, durante os dois anos de pandemia, quando enfrentou a crise de forma muito profissional e se superou na prestação de serviços aos profissionais de São Paulo e de todo o Brasil.

Já o presidente da CNPL, entidade que representa os profissionais liberais em todo o país, Devanzir Chiminacio – que é oriundo da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná – saudou a todos dizendo que ninguém chega aos 103 anos impunimente. Sempre tem uma grande história e grandes homens por trás de tudo.

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da entidade, José Donizete Valentina, disse que “o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo é exemplo de resiliência e resistência, o quer ficou demonstrado no período da pandemia, por meio da realização de cursos, palestras e eventos online. O CFC tem orgulho de ser parceiro dessa grande entidade. Desejamos novas conquistas e grande legado”, afirmou.

Também a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago, manifestou sua satisfação em poder compartilhar com o Sindcont-SP ações que são muito importantes para a profissão. “Hoje, reverenciamos a memória dos presidentes que conduzirem esta Casa, ao longo dos seus 103 anos, em especial ao contador Francisco D´Áuria, seu primeiro presidente. Graças aos expoentes do passado e aos do presente, temos uma classe tão promissora”, comentou ao cumprimentar os dirigentes da atual gestão e ao homenageado da noite Edgard Cornacchione.

Como já é tradicional em suas participações, a vereadora Edir Sales, entregou um Voto de Júbilo, da Câmara Municipal de São Paulo, ao Sindicato, pelos 103 anos de existência e atuação em prol da valorização dos profissionais da contabilidade que atuam em São Paulo. Em suas palavras: “103 anos de lutas vitórias e conquistas”, e reformou que o seu gabinete na Câmara Municipal é o gabinete da Contabilidade.

Título Contabilista Emérito de 2022
O professor da Universidade de São Paulo, Wellington Rocha, foi convidado para saudar o detentor do título Contabilista Emérito de 2022, Bruno Edgar Cornacchione Júnior, e o fez contando uma história que os uniu com laços de respeito e admiração, durante o período 1985 a 1990, nas dependências da Universidade de São Paulo, onde ambos lecionavam.

“Foi convidado a preparar uma aula sobre ‘microinformática aplicada à Contabilidade’, confesso de não entendia nada da matéria. Assim fui procurar o jovem Cornacchione, e quem pedi ajuda para enfrentar esse desafio, ele me atendeu e me ajudou a dar essa aula, passando horas e até noites me ensinando a matéria. Hoje ele é professor titular da USP, que é a posição mais elevada da carreira. E o mais importante: a posição que o professor Edgard vem ocupando é muito relevante para a classe, pois vem contribuindo com grandes estudos para valorizar a profissão.

Após a outorga do título, feita pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Geraldo Carlos Lima, ladeado pela vereadora Edir Sales, Edgard Cornacchione, disse estar muito emocionado e surpreso com a participação do professor Wellington Rocha em relembrar fatos do seu passado.

“Para todos os lugares que olho, desde que aqui cheguei, vejo pessoas amigas, que têm fortes laços profissionais e afetivos comigo. Posso afirmar que a Casa do Saber Contábil é de fundamental importância para o Estado de São Paulo, por tanto contribuir com a formação dos profissionais que aqui atuam. Agradeço a Deus por ter me colocado nessa trajetória”.

E continuou: “Essa homenagem demonstra a extrema generosidade dessa Casa e reafirma também a importância das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Essa atenção e esse carinho com a minha pessoa, está me desconsertando. Isso nos muda para nunca mais sermos os mesmos”.

Homenagem à colaboradora
Como já é tradicional, desde 2014, a diretoria do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo enaltece o trabalho de um dos funcionários da entidade, destacando seu papel relevante no seu desenvolvimento e, em especial, no bom atendimento aos sindicalizados. Em 2022, a homenageada foi Christhyane Kelly Mariano, que completou nove anos de Sindcont-SP atuando no setor de relacionamento do Sindcont-SP.

Também se pronunciaram em alusão aos 103 anos do Sindcont-SP
O capitão da Polícia Militar, Alexandre Gonçalves, agradeceu a parceria da Casa do Saber Contábil com a comunidade local há mais de 30 anos, que oferece a sua sede para reuniões periódicas. Segundo ele, seu pai foi contador por 50 anos em São Paulo.

O representante do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT), Alberto Podgaec, enalteceu a participação dos contadores no tribunal e sua grande contribuição ao órgão.

O recém-empossado presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coelho, comentou que o Sindcont-SP é uma entidade que faz história para o Brasil.

Confira o vídeo com os principais momentos
http://https://www.youtube.com/watch?v=iFVTNoMqVGA

Fonte: com informações da Comunicação do Sindcont-SP