O principal objetivo do mandato, segundo João Castilho, o novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo para a gestão 2024-2025, está sintetizado na parte do lema adotado: “CRCSP para todos”. “Queremos abrir o Conselho para os profissionais da contabilidade de todo o estado, com maior participação da classe no dia a dia do CRCSP. Para isso, estamos elaborando diversos encontros, eventos e workshops voltados à integração da classe profissional”, diz.
O presidente conta que também irá fortalecer o papel do Conselho na vida dos contadores, seguindo a segunda parte do slogan da gestão: “Valorização, Transparência e Comprometimento”, que serão nossas bandeiras e guiarão o modo de trabalho do CRCSP.
Além disso, a presidência irá focar bastante na formação técnica dos profissionais, que já é um dos pontos do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), e privilegiar as questões técnicas da contabilidade, com a criação de comissões em oito áreas técnicas: Auditoria, Perícia, Empresas de Grande Porte; PMEs; Área Pública; Terceiro Setor; ESG e Tributos. Com isso, Castilho acredita que serão um alicerce fundamental na jornada dos profissionais da contabilidade.
Um dos grandes pilares da gestão será a promoção do desenvolvimento da contabilidade na região. O conselho estará aberto tanto aos profissionais contábeis quanto aos usuários da Contabilidade. Estou falando desde empresários, estudantes e gestores, que são agentes ativos da sociedade. “É importante estarmos mais perto dessas pessoas, e estamos planejando um extenso programa de eventos fora da capital, para levar a Contabilidade para todos os cantos do estado. Para isso, contamos com parcerias importantes com entidades, como o IPC, Apejesp, Sindcont-SP e Secon, por exemplo, em conjunto com entidades educacionais, além dos delegados representantes do CRCSP do interior”, explica Castilho.
Para ele, a Contabilidade é fundamental para a nossa sociedade, e é nosso dever conscientizar as pessoas sobre o nosso papel na construção de um país melhor. Para 2024, acredita que, com tantas mudanças regulatórias tributárias que estão por vir, irão demandar uma atenção especial dos profissionais da contabilidade, pois trarão inúmeros desafios para processos e empresas contábeis.
“Também enxergo a tecnologia como um grande desafio no setor, com destaque para a inteligência artificial, pois exigirá uma preparação maior dos profissionais da Contabilidade para lidar com todas as grandes inovações que estão surgindo. Precisamos estar preparados e atualizados para atender às demandas que já estão acontecendo. Para apoiar essa demanda, nossa gestão está focada em acelerar as ações de Educação Profissional Continuada (EPC)”, finaliza o novo presidente.