Nova presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, Viviene Bauer, destaca seu compromisso com o desenvolvimento da auditoria independente

Assumir a presidência da 5ª Seção Regional do Ibracon 2024-2025 é, para Viviene Bauer, um grande prazer e uma honra. “Estou extremamente feliz em fazer parte desta história e poder contribuir para o desenvolvimento da Regional, que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproveito a oportunidade para destacar a importância do grupo que me acompanha nesta gestão: Marcos Alexandre Pupo, diretor Técnico; João Paulo Amorim Pacheco Neves, diretor de Administração e Finanças; Christiano Augusto Beleze dos Santos, diretor de Desenvolvimento Profissional; e os diretores Hugo Francisco Sacho, Nabil Mourad e Paulo José de Carvalho”, afirma.

Segundo a presidente, com transparência, ética e dedicação, eles darão continuidade ao trabalho da gestão anterior, integrando-se à Diretoria Nacional e ao planejamento estratégico do Instituto, aprovado pelo Conselho de Administração.

Além da ampliação da base de associados, ela destaca que buscarão estreitar ainda mais o relacionamento com os associados atuais. Entre os principais compromissos assumidos estão a expansão da oferta de atividades de Desenvolvimento Profissional, sempre abordando temas de maior relevância para a profissão, sejam técnicos ou relacionados às habilidades interpessoais; o fortalecimento da parceria com Instituições de Ensino Superior e a aproximação com jovens profissionais; e o diálogo com entidades parceiras para contribuir efetivamente para o fortalecimento da profissão contábil.

Para o sucesso da gestão, Bauer destaca a importância de fazer parte de um grupo consolidado de entidades que atuam na defesa da relevância da profissão contábil e na promoção de padrões de excelência nas atividades profissionais do setor. Ela espera que a integração dessas entidades permita uma maior troca de conhecimentos e sinergia na defesa da profissão.

“A profissão enfrenta diversos desafios e mudanças, incluindo avanços tecnológicos, como a utilização de ferramentas e softwares na auditoria, e novos normativos técnicos, como a asseguração de informações de sustentabilidade, que intensifica a necessidade de aprendizado contínuo. Além disso, atrair e reter talentos, especialmente jovens profissionais, continua sendo um desafio, e precisamos do engajamento de todos para manter a confiança da sociedade em nossa profissão, reforçando sempre suas verdadeiras responsabilidades e sua importância inequívoca”, explica a presidente.

Ao concluir, ela ressalta que estão atentos a esses desafios, unindo esforços em todas as frentes de atuação, para promover iniciativas que preparem os profissionais e continuem posicionando a Auditoria Independente como agente de mudanças positivas para o mercado e a sociedade.