No dia 19 de julho, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Gildo Freire Araújo recebeu a outorga do título de “Contabilista Emérito de 2023”, juntando-se a uma lista de célebres profissionais da contabilidade que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da profissão e da categoria no Estado de São Paulo.
“É um momento gratificante que temos em receber essa homenagem dos nossos pares. Ficamos envaidecidos porque é um trabalho que desenvolvemos sem nenhuma pretensão. Na verdade, fazemos para agregar e desenvolver a profissão, além de aprendermos muito”, destacou Gildo Freire Araújo.
O reconhecimento foi dado na solenidade de comemoração dos 104 anos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, na sede da entidade na capital paulista. Para justificar a homenagem a Gildo, o escolhido foi o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, que citou Mahatma Gandhi ao falar do profissional e amigo laureado.
“Ao receber esse honroso convite lembrei-me de uma frase de Mahatma Gandhi, a qual define muito bem o Gildo: ‘A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.’ Sabemos que assim é o nosso companheiro: forte, estimulador, lutador incansável pelos seus propósitos e ideais. E com essas características ele consegue e conseguiu tudo o que deseja e desejou na vida, e galgou todas as posições sonhadas”, ressaltou Chiomento.
Das mãos do presidente do Sindcont-SP Claudinei Tonon, Gildo recebeu o Título de Contabilista Emérito e um distintivo, que foi colocado em sua vestimenta assim que o ganhou.
Na celebração, Tonon fez questão de parabenizar o homenageado e frisou que foi fácil a escolha do imortal de 2023 pelo perfil profissional e pessoal do presidente do IPC.
“As qualidades de Gildo fizeram parecer fácil a escolha de Contabilista Emérito de 2023. Esse título vem fazer jus ao companheirismo e aos esforços e dedicação de Gildo à classe contábil, e irá enriquecer ainda mais a nossa Galeria de Imortais”, disse Tonon.
Junto de Tonon e Chiomento, Gildo descerrou a foto que fará parte da galeria de Contabilistas Eméritos, localizada na sede do sindicato. Emocionado, ele agradeceu o reconhecimento.
“Essa homenagem dignifica uma conquista profissional e uma satisfação pelo trabalho voluntário realizado. Nessa jornada recebi e continuo recebendo deferência de cada um de vocês que me dedicou atenção, compartilhou conhecimentos e bagagens, me estimulando a continuar desempenhando as atividades galgadas com toda a atenção necessária.”
Gildo também agradeceu à família que o estimulou ao longo dessa jornada. “Tenho muito a agradecer a minha família, que sempre esteve junto comigo nessa caminhada. Quantas vezes tiveram que abrir mão da minha convivência por conta daquilo que me propus a fazer.”
Gildo finalizou, ressaltando a importância da união das categorias de classe da contabilidade.
“Continuem com o Sindicont, continuem com as entidades congraçadas, porque existe uma sinergia muito positiva para fortalecer cada vez mais a nossa atividade profissional. É importante que tenhamos esse apoio e suporte das entidades cada uma em seus segmentos. Com isso, os profissionais terão um vasto campo de trabalho para atuar e, com apoio das entidades, vão se desenvolver e crescer com muita dedicação, com muita ética e compromisso, que o que precisamos ter como norte.”
A escolha do nome do Contabilista de 2023 ficou a cargo de uma comissão julgadora composta pelos profissionais: Claudinei Tonon – presidente do Sindicont-SP; Rosane Pereira – presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Geraldo Carlos Lima – presidente do Sindicont-SP Gestão 2020-2022; Walter Arnaldo Andreoli: Presidente do Sindicont-SP Gestões 1990-1992 e 1993-1995, Contabilista Emérito de 1996 e Presidente do Conselho Consultivo da Casa na Gestão 2011-2013.