CFC é aceito como membro do Pacto Global das Nações Unidas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) faz parte das organizações membro do Pacto Global. A confirmação da participação da autarquia na iniciativa foi comunicada por meio de carta assinada pela diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo. A partir da adesão, o CFC passa a apoiar os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, assim como o cumprimento da agenda global de sustentabilidade.

Segundo a carta da Organização das Nações Unidas (ONU), o Pacto Global é “a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes empresariais e outras partes interessadas da sociedade civil, trabalhista e governamental localizadas em 160 países”. No texto, também é destacado que, como uma iniciativa voluntária, o Pacto Global se fortalece a partir das ações e do compromisso de seus participantes.

O CFC solicitou a adesão à iniciativa em dezembro de 2020, por meio de uma Carta Compromisso enviada ao secretário-geral da ONU, António Guterres. No documento, assinado pelo então presidente do Conselho, Zulmir Breda, a autarquia informou que estava comprometida com o Pacto Global das Nações Unidas e com os dez princípios que o norteiam. O contador informou, inclusive, algumas práticas que já eram adotadas pela entidade naquela época, como o Plano de Logística Sustentável (PLS).

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, celebrou a adesão do Conselho ao Pacto e destacou que as organizações e a sociedade precisam adotar uma nova mentalidade. “Para o CFC, foi uma grande alegria receber a carta de aceite das Nações Unidas na semana do meio ambiente. Temos trabalhado para conscientizar a nossa classe sobre a importância dos valores ambientais, sociais e de governança que compõem a ESG. Ao mesmo tempo, temos ressaltado que precisamos, cada vez mais, incorporar o senso de coletividade em nossos trabalhos. Contudo, temos a convicção de que também precisamos olhar para nós mesmos e, por isso, o Conselho vêm adotando uma série de práticas no seu dia a dia com o objetivo de impactar positivamente o nosso país. Queremos fazer ainda mais, e a participação do CFC no Pacto Global vai nos proporcionar isso”, afirmou.

Fonte: CFC.