O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) realizaram, em 15 de maio, o lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro. O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e reuniu deputados e senadores, conselheiros e vice-presidentes do CFC, presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e outros representantes do Sistema Contábil Brasileiro.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou que em junho de 2023, no mesmo local, as três entidades lançaram a Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. Ele ressaltou que a Agenda Legislativa será essencial para as atividades da Frente. “Esta data de hoje é muito importante porque a Agenda Legislativa representa exatamente os insumos que essa Frente Parlamentar necessita para poder realizar o trabalho de evolução da profissão contábil e de proteção da sociedade”, afirmou Dantas.
Dantas também falou sobre a importância dos profissionais da contabilidade nos grandes debates que envolvem a vida socioeconômica do país. “Essa Frente tem como objetivo ser um fórum de discussão sobre temas que envolvem o desenvolvimento econômico, especialmente em momentos críticos como o que vivemos no Rio Grande do Sul. Esperamos que esta Frente possa apoiar projetos de lei que visem ao desenvolvimento do estado, pois nós, contadores, somos fundamentais para a mobilização da arrecadação tributária e para que as empresas possam se reerguer”, concluiu.
O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, agradeceu o apoio que todo o Sistema Contábil brasileiro tem dado ao Rio Grande do Sul. Ele enfatizou o trabalho integrado das entidades e a importância dos assessores contábeis para as lideranças brasileiras. “Construímos essa Agenda para acompanhar e assessorar as lideranças. Estamos aqui para ajudar a sociedade empresarial a crescer, evoluir e buscar a redução da carga tributária e da burocracia”, disse Coêlho.
O presidente do Ibracon, Sebastian Soares, pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do Rio Grande do Sul antes de iniciar seu discurso. Ele destacou a relevância da Agenda Legislativa e da atividade contábil para o país. “O lançamento desta Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro é de grande importância, não apenas para nossa profissão, mas para todo o Brasil. A contabilidade desempenha um papel essencial na governança e confiabilidade do mercado financeiro e das entidades públicas. Práticas contábeis rigorosas e transparentes são indispensáveis para assegurar a integridade e clareza das informações financeiras”, afirmou Soares.
O Senador Izalci Lucas (PL-DF) falou sobre as Frentes Parlamentares e suas dinâmicas de funcionamento, destacando a importância da participação dos profissionais da contabilidade nos debates nacionais. “Tenho certeza de que essa Frente vai ajudar muito o país porque os contadores têm competência para realmente apoiar o desenvolvimento e a transparência do Brasil”, disse Lucas.
O Deputado Federal Júlio César (PSD-PI), presidente da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, ressaltou a relevância da Contabilidade para o desenvolvimento sustentável do país. “A Contabilidade é mais do que números e balanços; é uma profissão que toca a vida de milhões de pessoas no Brasil, garantindo que as empresas operem com integridade e responsabilidade. Nossa Agenda Legislativa traz propostas cuidadosamente escolhidas para fortalecer a profissão e promover o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Júlio César.
O Deputado Federal Hugo Leal (PSD-RJ) destacou a crescente relevância dos contadores no setor privado e público, inclusive no processo eleitoral. “O papel do contador é cada vez mais importante nas eleições, pois envolve a estrutura de recursos partidários e eleitorais. Os contadores são essenciais para a transparência e integridade desses processos”, declarou Leal.
A Deputada Federal Yandra Moura (União-SE) reafirmou seu compromisso com a Agenda Legislativa. “Contem conosco. Sabemos da importância dos contadores na sociedade civil. Eles são fundamentais para o sucesso dos pleitos eleitorais e para a gestão financeira”, disse Yandra Moura.
O Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) falou sobre a atuação da classe contábil nas grandes pautas econômicas nacionais, especialmente em tempos de Reforma Tributária. “O papel dos contabilistas será ainda mais crescente na simplificação e desburocratização dos processos econômicos”, explicou Jardim.
A Deputada Federal Delegada Katarina (PSD-SE) validou a importância das atividades contábeis nas investigações de crimes tributários e de corrupção. “A contabilidade e a auditoria são vitais para nossas investigações e para a proteção da Fazenda pública”, frisou Katarina.
O Deputado Federal Icaro de Valmir (PL-SE) encerrou as falas reforçando o compromisso com a Agenda Legislativa. “Podem contar conosco para o que precisarem”, concluiu Icaro.
Para acessar a Agenda Legislativa, clique aqui.