27ª CONVECON teve palestras presenciais e on-line de Eliseu Martins e Lito Sousa

Palestra de Eliseu Martins na CONVECON aborda notas explicativas e inflação

Ponto alto entre os painéis apresentados na 19ª CONESCAP e na 27ª CONVECON, a palestra do contador Eliseu Martins, realizada no dia 15 de fevereiro de 2022, foi realizada de forma híbrida e abordou dois pontos que chamam a atenção de quem trabalha com a Contabilidade: o uso das Notas Explicativas como instrumento para ajudar a falar sobre o futuro da entidade e a conscientização dos efeitos da inflação desvirtuando as informações contábeis.

Professor emérito das duas Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), de São Paulo e de Ribeirão Preto, e ex-diretor das duas, escritor de vários livros sobre Contabilidade, o Professor Eliseu, como ele prefere ser tratado, teve como moderadores da sua palestra o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior.

Eliseu iniciou sua “aula” perguntando se Contabilidade tem a ver só com o passado. “O contador olha para o futuro, mas precisa do passado”, ensinou o palestrante. Para Eliseu, o objetivo da Contabilidade é gerar informações, que também podem ser por meio das notas explicativas, informando os riscos e previsões que poderão vir a afetar o seu patrimônio.

Ele citou vários exemplos de notas explicativas de balanços que foram feitos durante a pandemia, que explicavam o cenário econômico precário das empresas, mas “não olhavam o futuro”. Os profissionais da contabilidade, insistiu o professor, “devem fornecer todas as informações relevantes, apresentando previsões e análises sobre os impactos futuros, auxiliando dessa forma a administração das empresas”.

Inflação
Para Eliseu, são dois os inimigos mortais do contador: a sonegação e a inflação. Ele disse que não esperava ter que voltar a falar de inflação, mas que analisar os efeitos contábeis e fiscais da inflação é de enorme utilidade para os usuários da contabilidade.

Também para discorrer sobre inflação, o professor Eliseu usou vários exemplos de demonstrações contábeis e o uso pelo contador do cálculo da correção monetária para atualização real dos valores e não apenas a atualização nominal. Empresas que não divulgam o efeito inflacionário em seus demonstrativos contábeis acabam apresentando distorções nos valores exibidos, não mostrando a real situação da empresa, deixando a informação contábil imprecisa.

Eliseu Martins terminou dizendo que o contador que exerce com representatividade a profissão deve usar seus conhecimentos e as informações que possui para ajudar a empresa ou entidade na qual atua.

27ª CONVECON: Terceiro dia de evento tem palestra com Lito Sousa e encerramento da 19ª CONESCAP

Que lições a evolução do mercado aeronáutico pode trazer para a melhoria de processos e para a mitigação de riscos na área contábil? Foi para responder a este questionamento que o CRCSP trouxe para a 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP, em 16 de fevereiro, o especialista em aviação Lito Sousa. A apresentação ocorreu presencialmente no Transamérica Expo Center, com transmissão ao vivo na plataforma REDE CONVECON MAIS.

A palestra “Decolando para Alta Performance dos Negócios” concluiu o terceiro dia da programação e marcou o encerramento da 19ª CONESCAP, que contou com homenagens e novidades para o público. A 27ª CONVECON continua nos dias 18 e 19 de fevereiro, com atividades online e gratuitas, pontuadas para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, foram os moderadores do painel, com observações sobre as semelhanças entre a Contabilidade e sua importância para uma boa gestão dos negócios e a aviação.

Apaixonado por aviação e um dos principais divulgadores sobre o tema na internet e grandes veículos de mídia, Lito Sousa é um ex-mecânico de aviões que atuou em renomadas empresas nacionais e multinacionais. Em 2010, criou o canal “Aviões e Músicas”, onde divulga curiosidades, histórias e notícias sobre o mundo da aviação, de forma bem-humorada e descontraída.

Na abertura do painel, Donizete explicou ao público a relação entre aviação e Contabilidade. “O setor da aeronáutica é o que mais investe em segurança e mitigação de riscos, temas extremamente relevantes e necessários também na área contábil”, destacou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC.

Marcelo Monello ressaltou que o painel estava sendo transmitido ao vivo na plataforma REDE CONVECON MAIS e que a programação da 27ª CONVECON seguirá na quinta e sexta-feira., das 9h às 18h.

“Estamos agora com mais de mil expectadores online nos acompanhando ao vivo e nos próximos dois dias teremos uma programação repleta de palestras e atividades. Para participar de forma inteiramente gratuita, basta fazer o cadastro no site www.cuboz.com/conveconsp, se inscrever em uma das caravanas e confirmar sua participação nos painéis da aba “Eventos ao Vivo””, ensinou Monello.

Com exemplos práticos e dados sobre o mercado da aviação, Lito explicou como o setor se tornou um dos mais seguros do mundo e qual o papel da padronização e da tecnologia para avaliar os possíveis riscos e mitigá-los. O excesso de confiança e a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo foram apontados pelo palestrante como os principais fatores de risco de acidentes

“Quando estamos focados em algo, nosso nível de atenção em outros elementos é reduzido. Da mesma forma, quanto mais conhecemos algo, menor é nossa atenção à atividade que desempenhamos. Para reduzir estes e outros riscos, temos que criar redes de segurança, com processo estruturados e padronizados, pois todos estamos sujeitos ao erro”, disse Sousa.

A utilização de um checklist para revisão de cada uma das etapas, investir em tecnologias que contribuam para a melhoria dos processos e a necessidade de conscientizar as equipes sobre a importância de todos os procedimentos foram algumas das ações adotadas na aviação que Lito Sousa apontou como relevantes para empresas e organizações de todos os setores.

Ao final do painel, Monello e Donizete entregaram uma placa comemorativa da 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP, como agradecimento pelo conhecimento compartilhado.

Encerramento da 19ª CONESCAP
Após o painel de Lito Sousa, teve início a cerimônia de encerramento da 19ª CONESCAP. Emocionado, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento e comemorou o sucesso desta edição: “Encerramos hoje mais uma CONESCAP, na certeza de que transformamos as pessoas e contribuímos para a compreensão das mudanças e para a adaptação dos negócios”, declarou.

Sérgio Approbato, Donizete Valentina e Reynaldo Lima Júnior, idealizadores da 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP também foram homenageados pela Comissão Organizadora e receberam placas comemorativas do evento, entregues pelo vice-presidente Institucional, Daniel Coelho, e pelo diretor de eventos da Fenacon, Celestino Loro. Funcionários do Sescon-SP e da Fenacon responsáveis pela organização também foram prestigiados.

Após as homenagens, uma comitiva do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Ceará (Sescap-CE) foi chamada ao palco para anunciar com muita animação o lançamento da 20ª CONESCAP, que ocorrerá em 2023, no Ceará.

Encerrando as atividades, patrocinadores do evento sortearam prêmios ao público.