Transformações na contabilidade: Antonio Carlos dos Santos, novo presidente do Sescon-SP, traz suas perspectivas e desafios para 2025

À medida que a classe contábil navega por um ambiente em constante evolução, emergem novas possibilidades que ressaltam a importância da integração do conhecimento, da tecnologia e da colaboração entre as diversas entidades do setor. Essa sinergia pode ser vista como um caminho para explorar todo o seu potencial na dinâmica de um mercado em transformação. Ao refletir sobre o futuro e as perspectivas para 2025, Antonio Carlos dos Santos, presidente do Sescon-SP para a gestão de 2025-2027, acredita que a classe contábil enfrentará um cenário desafiador e promissor, impulsionado principalmente pela reforma tributária. “O Sescon-SP atuará ativamente para simplificar o sistema tributário, fortalecer a classe contábil e defender os interesses dos contribuintes”, diz.

O foco da entidade será preparar os contadores para serem protagonistas nesse novo cenário, promovendo a inovação e a educação continuada. Além disso, a entidade buscará garantir que as mudanças tributárias venham acompanhadas de suporte técnico e estratégias que ajudem tanto empresários quanto profissionais da contabilidade a se adaptarem de forma eficiente. Outros temas prioritários, que estarão na pauta do Sescon-SP, incluem a ampliação dos limites do Simples Nacional e do MEI, a revisão das retenções tributárias federais na prestação de serviços e ajustes no Código Tributário Nacional, visando corrigir distorções e criar um ambiente mais favorável para pequenos e médios empreendimentos. “O ano também será marcado por um compromisso ainda maior com a inovação e a sustentabilidade. Buscaremos não apenas acompanhar as mudanças, mas liderar a transformação na contabilidade”, complementa ele.

Ainda sobre o atual cenário contábil, frente a mudanças como a reforma tributária e a toda a questão da regulamentação e incorporação da Inteligência Artificial. Ele afirma que vivemos um momento de transformação profunda, onde a contabilidade desempenha um papel central no sucesso das empresas. “A reforma tributária representa o início de uma transição que trará desafios, mas também oportunidades. Já a IA deve ser encarada como uma grande aliada, capaz de revolucionar processos e impulsionar a competitividade. Nosso esforço está direcionado a capacitar os empresários contábeis para que dominem essas ferramentas”, comenta. Ao citar um exemplo disso, ele menciona o 8º Seminário Internacional de Excelência Empresarial, realizado em Nova York, onde empresários brasileiros e especialistas da Universidade de Columbia discutiram a aplicação da IA no setor.

Continuidade e inovação: os planos da nova gestão

Entre os planos da gestão futura do Sescon-SP está a continuidade do planejamento estratégico de longo prazo que orienta a entidade e dará a base para ações consistentes e alinhadas às necessidades dos empresários, permitindo uma atuação adaptável diante das constantes mudanças do cenário econômico e tecnológico. “Asseguramos que cada diretoria contribua para fortalecer a contabilidade e o empreendedorismo em São Paulo e no Brasil, com evolução, mas sem grandes rupturas”, explica Santos.

Com uma visão de longo prazo, a entidade se compromete a aprimorar os serviços e iniciativas, mantendo o Sescon-SP como um porto seguro para os profissionais da área. A educação continuada permanecerá como um dos pilares, capacitando tanto contadores quanto empresários para os desafios atuais. “A contabilidade, como fator estratégico para o desenvolvimento empresarial e nacional, será sempre valorizada. O foco continuará sendo a busca por um ambiente de negócios mais simples e desburocratizado, reafirmando a importância dos profissionais da contabilidade como parceiros fundamentais das empresas”, pontua o novo presidente.

Além disso, Santos avalia que a colaboração com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e o Sistema CFC ajuda a enfrentar os desafios da classe contábil, pois isso requer união. “Acreditamos que esse é o caminho mais eficaz para transformar necessidades em ações concretas.” Essa parceria não só fortalece a representatividade, mas também amplia o alcance de iniciativas.

A colaboração já se traduz em uma sólida atuação conjunta, com o objetivo de intensificar a cooperação por meio de projetos voltados para capacitação, inovação tecnológica e desburocratização do sistema tributário. Como exemplos bem-sucedidos, ele cita a participação ativa em Grupos de Trabalho com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado e com a Receita Federal. “Essas ações têm reforçado o papel da classe contábil como mediadora entre o fisco e o contribuinte”, diz. A entidade se compromete a fortalecer ainda mais essas parcerias e fomentar iniciativas que preparem os profissionais para os desafios atuais e futuros.

Raio X: 

Nome: Antonio Carlos dos Santos

Cargo: Presidente do Sescon-SP (gestão 2025-2027)

Experiência profissional: Contador e empreendedor no setor contábil

Carreira: Começou sua carreira como contador, enfrentando os desafios e responsabilidades dessa profissão. Essa experiência inicial foi fundamental para construir uma base sólida de conhecimento sobre o setor. Posteriormente, ele ingressou no empreendedorismo contábil, ampliando sua visão sobre as necessidades tanto dos profissionais quanto das empresas.

Conexão com o Sescon-SP: Sua história na entidade começou após ele enviar uma ouvidoria com pontos que acreditava serem importantes para o setor, sendo convidado a integrar a entidade. Desde então, contribuiu em diferentes funções, sempre focado em fortalecer a profissão contábil e defender os interesses dos empresários e do setor de serviços.

Representatividade: Nos últimos anos, representou a contabilidade e o Sescon-SP em grupos e entidades importantes, como o Conselho de Assuntos Tributários da FecomercioSP e o Conselho Fiscal da ADESAMPA.