Presidente do CRCSP destaca 2025 como um ano de desafios e oportunidades para a contabilidade com a 29ª CONVECON, a reforma tributária e outras

Completando o primeiro ano de gestão à frente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), o presidente João Carlos Castilho Garcia explica que, ao assumir a gestão, diversos projetos estavam em andamento, e continuaram dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelo corpo diretivo nos últimos anos.

Ele pontua que a prioridade é fortalecer a conexão com os 154 mil profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo. “Estamos cumprindo o lema da gestão 2024-2025, ‘CRCSP Para Todos’, promovendo eventos e encontros de desenvolvimento profissional na Capital, Interior e Litoral, propiciando evolução técnica e networking, todos gratuitos”, declara.

Um dos projetos implementados em 2024 é o “CRCSP Portas Abertas”, que disponibiliza os espaços da sede para uso dos profissionais e organizações contábeis. Com 17 mil metros quadrados, a sede oferece espaços compartilhados para reuniões e treinamentos para a evolução da classe contábil, também de forma gratuita. Garcia destaca ainda que seguem planos, indicadores e metas estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), garantindo transparência e eficácia das suas ações.

Sobre as expectativas para 2025 em relação à CONVECON, ele afirma que a CONVECON se consolidou como um evento fundamental para os profissionais da contabilidade. Para 2025, prevê uma intensificação dos debates sobre tecnologia e sustentabilidade, com foco na contabilidade digital e no uso da inteligência artificial. O evento contará com palestras e workshops sobre ferramentas digitais, como softwares de automação e análise preditiva, preparando os profissionais para as novas demandas do mercado.

Garcia enfatiza que a temática ESG (ambiental, social e governança) terá destaque no evento: “A CONVECON 2025 abordará a incorporação dos critérios ESG nos processos contábeis e tributários, bem como as novas regulamentações do setor”. Ele complementa que o networking, proporcionado pela presença de líderes e especialistas, continuará sendo um dos “pontos fortes do evento, criando oportunidades para troca de experiências e conexões estratégicas”.

Dentre as iniciativas futuras, menciona a reestruturação das comissões de trabalho: “Uma das prioridades da nossa gestão é a reestruturação das comissões de trabalho, com foco nas áreas técnicas. Criamos oito comissões, cada uma dedicada a um tema específico, como Auditoria, Normas para Empresas de Grande Porte, Normas para Pequenas e Médias Empresas, Contabilidade Pública, Terceiro Setor, Perícia Contábil, Sustentabilidade e Tributos”. Essa estrutura permitirá que cada comissão aprofunde seus conhecimentos e acompanhe as tendências e demandas de cada área.

Na questão das possíveis mudanças na legislação contábil, Garcia observa que o ano de 2024 tem sido marcado por intensas mudanças regulatórias, fiscais e tributárias, que exigem atenção redobrada dos profissionais da contabilidade. As novas regras trazem desafios e demandam adaptação por parte das empresas e dos contadores. Ele assegura que as comissões técnicas do CRCSP estão acompanhando de perto essas mudanças, analisando seus impactos e buscando soluções para os desafios que surgirem.

Sobre seus objetivos até o final do mandato, Garcia afirma: “Implementamos no nosso primeiro ano de gestão o programa CRCSP para Todos, uma série de palestras que levamos a cidades específicas do Estado de São Paulo, abrangendo também as cidades da região. Essa é a importância de estar cada vez mais perto do profissional da contabilidade; os temas são específicos para os nichos de negócios de cada região”.

“Prevejo um 2025 de muito trabalho, com a organização do maior evento paulista da Contabilidade, a 29ª CONVECON, e a adaptação dos procedimentos de trabalho que todos os profissionais da contabilidade terão que passar com as novas normas advindas da Reforma Tributária, garantindo que os 154 mil profissionais da contabilidade e as 28 mil organizações contábeis registradas no Estado de São Paulo possam contar com o CRCSP para instruí-los com relação às novidades da Reforma Tributária”, avalia ele.

Ele finaliza reafirmando o compromisso em intensificar o trabalho para que “cada profissional saiba tudo o que faz o seu Conselho profissional e a importância de poder contar com uma gestão que trabalha para todos”.