O ESG e a Contabilidade promovem geração de valor e informações confiáveis das empresas ao mercado

Por Gildo Freire de Araujo, presidente do IPC

A contabilidade tem grande importância, pois se caracteriza por registrar e controlar os dados empresariais e demonstrar o impacto dos resultados que podem, ou não, ser positivos.

Assim, o potencial da contabilidade bem elaborada e construída é o de demonstrar uma base sólida, que auxilia os gestores na sustentabilidade da empresa, contribuindo para a sociedade e à tomada de decisão.

O mundo dos negócios se defronta, de forma permanente, com desafios, e um que está em ascensão é a agenda ESG (environmental, social and governance – ambiental, social e governança).

É evidente que o desenvolvimento sustentável e os critérios ESG são conceitos necessários à sobrevivência das organizações, sejam privadas ou públicas. Estes componentes são importantes e devem ser avaliados já no planejamento do negócio, de forma a se prever a elaboração de demonstrativos e relatórios de informação não financeira.

As boas práticas ambientais, sociais e de governança, já devem fazer parte dos negócios. Percebe-se o grande interesse da sociedade pelos temas, com produtos e serviços alinhados com os objetivos de compromisso social, e de investimentos que se preocupam com os critérios de sustentabilidade, e não apenas lucros. A priorização deste assunto pelo mercado deve ser prioritária.

Os empresários e as organizações que reconhecem essa necessidade têm retorno positivo do mercado, fincando sua marca e assim evitando impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

A prática é motivo de reconhecimento e de uma melhor avaliação por parte dos investidores – vale realmente investir em determinado seguimento e em empresas que não tenham esse compromisso?

Para tal confirmação, a contabilidade é essencial, demonstrando, por meio dos demonstrativos contábeis como o Balanço Patrimonial, e seu desempenho no Demonstrativo de Resultados, o gerenciamento e a transparência trabalhadas pela gestão. Torna-se, então, confiável a apresentação dos recursos destinados ao compromisso ambiental, e mesmo no entorno das instalações, com impacto positivo na comunidade, e nos produtos da companhia.

O crescimento sustentável nas empresas traz um compromisso social às organizações, para que tenham em seus processos internos uma rotina de aplicação das práticas sustentáveis conjugando bons resultados, focados nas três esferas ESG: social, ambiental e econômica.

Com a adoção regular e compromissada, para gerar os demonstrativos contábeis, o ESG pode proporcionar subsídios para um desenvolvimento sustentável, com informações confiáveis, e assim despertando interesse diante do mercado. Para além do mercado, ainda, o impacto ocorre internamente, e na sociedade como um todo, já que o empresário cumpre a determinada legislação, mas ela também representa respeito e compromisso ambiental, uma verdadeira consciência ecológica.

A ONU Meio Ambiente promove boas práticas de governança ambiental – regras, políticas públicas e instituições que moldam a maneira com que os humanos interagem com a natureza. Siga este exemplo!

Os profissionais da Contabilidade têm a competência, e de forma permanente cumprem com os demonstrativos contábeis. Dentro de um projeto ESG e das melhores práticas, a sua implementação, implantação, investimentos e retorno, com cumprimento dos objetivos, resultarão em uma relação de confiança de 360 graus.

Na avaliação do Sebrae, o ESG está relacionado à mensuração da performance de uma organização nas questões ambientais, sociais e de transparência e eficiência.

A contabilidade ambiental vem trazendo responsabilidade socioambiental, uma vez que, para as empresas produzirem seus produtos se utilizando do meio ambiente, elas devem ter responsabilidade social e ambiental ao realizar esses processos. Dentre as práticas recomendadas para uma eficiente gestão, podemos mencionar que os gestores precisam estar alinhados e compromissados com a agenda e projetos; a definição da jornada não deve dar oportunidades de desvio do foco; o entendimento dos recursos necessários e disponíveis para o tipo de organização, metas vinculadas, a capacidade e seus impactos no orçamento deve ser claro.