O International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) anunciou recentemente, no dia 18 de março, a publicação de um documento resumido que detalha as restrições impostas pelo Código Internacional de Ética para Contadores. Este documento se concentra particularmente nas Normas Internacionais de Independência aplicáveis às auditorias de entidades de interesse público (Public Interest Entities – PIEs).
Este resumo inovador visa esclarecer os tipos de serviços, relações e situações que são estritamente proibidos em auditorias de PIEs, servindo como um guia valioso não só para os órgãos de regulamentação e supervisão de auditoria, mas também para as próprias firmas de auditoria, auditores individuais, membros da comunidade de governança corporativa, investidores, preparadores de relatórios financeiros e instituições educacionais.
Importante salientar que este resumo não visa substituir o Código de Ética completo, mas oferece referências diretas a ele, por meio de notas de rodapé, para facilitar o entendimento e aplicação de suas proibições.
Sobre o Iesba
Atuando como um organismo independente na definição de padrões éticos internacionais, o Iesba se dedica a promover o interesse público. Seu foco está em desenvolver normas que formem a base do comportamento ético nos negócios e nas organizações. A confiança pública em informações financeiras e não financeiras é crucial para a eficiência, sustentabilidade das organizações, mercados financeiros e economias globais, e é nesse ponto que o trabalho do Iesba se mostra fundamental.
Fonte: Comunicação CFC – Poliana Nunes