Glenif está provendo informações sobre normas técnicas ao Iasb

O Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) atua em parceria com o International Accounting Standards Board (Iasb) e as entidades contábeis dos países membros para o desenvolvimento das normas contábeis e a convergência aos padrões internacionais, promovendo a integração entre os países e a melhoria na qualidade das demonstrações contábeis e financeiras.

 

A entidade foi instituída em 28 de junho de 2011 e conta, atualmente, com entidades membros provenientes de 17 países da América Latina. Atualmente, José Luiz Ribeiro de Carvalho é o presidente. Entre as principais atividades do Glenif em 2023, está o acompanhamento e discussão das minutas de normas de contabilidade e sustentabilidade colocadas em audiência publica seja pelo IASB assim como pelo ISSB. Além de eventos realizados para a região latino-americana como o Congresso Internacional Glenif que é realizado anualmente.

 

As atividades realizadas pelo Glenif, para emissão das cartas comentários sobre os projetos em andamento, são realizadas por meio de grupos de trabalho, os GTTs, que são criados assim que os projetos são publicados pelo IASB ou pelo ISSB. Para a operacionalização dos GTTs são convidados representantes dos organismos profissionais dos 16 países latino-americanos que compõem a nossa base de operação. Hoje existem a CPDA (Comissão Permanente de Decisões de Agenda) que tem por objetivo comentar as minutas colocadas em audiência publica das Decisões de Agenda do IFRS – IC, ou seja, o Comitê de Interpretação do IASB e a CPS (Comissão Permanente de Sustentabilidade) que tem por objetivo discutir e comentar as normas de sustentabilidade publicadas pelo ISSB.

 

Segundo José Luiz, dos projetos que devem trazer melhorias para as demonstrações contábeis pode-se destacar que recentemente o Genif participou do projeto de revisão da norma de contabilidade para pequenas e médias empresas – PME’s, que deverão ser alinhadas em seus principais aspectos com as normas aplicáveis a grandes empresas, ou seja, as IFRS completas. Outro projeto que deverá trazer um efeito relevante se refere a revisão das normas sobre elaboração das demonstrações contábeis, que será uma revisão completa da IAS 1 e alterará significativamente a forma de apresentação da demonstração do resultado.

 

“Além disso, temos uma grande expectativa da emissão das normas de informe de sustentabilidade para as demonstrações contábeis, portanto, a partir da adoção destas normas a serem publicadas até o final de junho de 2023, deveremos ter exigências de divulgação dos riscos e fatores relacionados ao clima, por exemplo, nos negócios da empresa. Esta exigência recai sobre o alcance de atuação do contador que deverá discutir com as empresas os procedimentos, os padrões utilizados e os critérios adotados para identificar estes riscos em conjunto com os especialistas”, finaliza José Luiz.