As empresas de serviço, que operam nos mais diversos setores, devem estar cada vez mais preparadas para atuarem em áreas definidas, com total compromisso e qualidade, principalmente focando no que realizam com a competência esperada. Segundo Gildo Freire de Araújo, presidente do IPC, somente assim, conquistarão a atenção dos clientes, que estão percebendo importância, confiabilidade, capacidade de resposta, garantia e relevância de se contar com profissionais preparados.
Aplicar conhecimento com determinação, na visão dele, é um diferencial no mercado, uma oportunidade na retomada sustentável do seu negócio. Segundo Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP e empreendedor, três notícias chamaram a sua atenção: em maio de 2021, quando o Brasil atingia a triste marca de 14,4 milhões de pessoas desempregadas, que, somadas aos quase 6 milhões que desistiram de procurar emprego – os desalentados – chegavam a 20,4 milhões de brasileiros que estavam sem ocupação formal. Ao mesmo tempo, o número de abertura de Microempreendedores Individuais (MEIs) nos primeiros quatro meses do ano – foi de quase 800 mil. Sem medo de errar, a esmagadora maioria desses empreendedores estaria na lista dos desempregos ou desalentos, não fosse a opção por empreender.
Nessa retomada, Araújo entende que, já na expectativa pós-pandemia, o investimento em conhecimento qualificado de gestão, incorporando inovações, ampliando a consolidação da presença digital, além de um desafio, ao mesmo tempo é uma conquista positiva, além de ter visão inovadora e compromisso com o negócio, e foco na busca de oportunidades, que se tornam importantes para novas conquistas.
A melhor propaganda é a reinvenção permanente nos negócios. “O fazer diferente e transformar as mudanças necessárias em um diferencial positivo, de excelência na percepção do cliente, e de melhores resultados em médio e longo prazo, além do fortalecimento da sua marca são imprescindíveis”, explica Araújo.
Pode não parecer, mas para ele, oferecer qualidade e atendimento impecável é obrigação. Assim como entender as angústias do cliente, conhecer do negócio dele, participar e sugerir soluções, agregam valor ao trabalho entregue, e com certeza se converte em resultados.
“Determinação e iniciativa serão o diferencial marcante nesses novos tempos, e cada minuto que passa é uma nova chance para mudar, de forma construtiva, tudo, daqui pra frente”, finaliza Gildo Freire de Araújo.