Nos dias 23 e 24 de novembro de 2021, as eleições do Sistema CFC/CRCs foram realizadas durante 34 horas ininterruptas para preencher dois terços das vagas nos plenários das entidades.
As eleições acontecem a cada dois anos para que sejam escolhidos os conselheiros que representarão os profissionais da contabilidade nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Ao todo foram registradas 50 chapas que disputaram as lideranças dos CRCs.
Em São Paulo, onde apenas uma chapa estava concorrendo, o resultado foi o seguinte: a Chapa 1 foi eleita com 69.095 votos (80,45% dos votos); os votos em branco foram 16.782, ou 19,54% da votação. Ao todo, 85.877 profissionais da contabilidade votaram. Estavam aptos a votar 115.815 profissionais.
A eleição foi online e é obrigatória para os profissionais registrados no CRCSP.
Chapa eleita
O mandato dos conselheiros eleitos será de quatro anos, com início em janeiro de 2022, conforme disposto na Resolução CFC n.º 1.604/2020 e no Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade.
Confira os profissionais eleitos para ocupar o cargo de conselheiro do CRCSP para o mandato de 2022a 2025.
Conselheiros efetivos: José Aparecido Maion, Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior, Bruno Alexandre Cruz, Wander Pinto, José Luiz Ribeiro de Carvalho, Teresinha da Silva, João Carlos Castilho Garcia, Suely Gualano Bossa Serrati, Renato Prone Teixeira da Silva, Ana Maria Galloro Laporta, Selma do Carmo Ribeiro, Eliane Aparecida Maia, Alexandre Ferezini, Flávia Augusto, José Augusto Picão, Lilian Ricci Ghizzi, Marcelo Viaro Berloffa, Willian Peterson de Andrade, Paulo César Adorno, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, Jairo Balderrama Pinto, João Edison Deméo, Roberson de Medeiros e Rosângela Maria da Costa Menezes.
Conselheiros suplentes: Eduardo Affonso de Vasconcelos, Edison Arisa Pereira, Marcelo Gomes de Barros, Andréia Tibiriçá e Sá de Jesus, Patrícia Barbosa da Silva, Leunan Batista da Silva, Gilberto José de Carvalho, Marcelo de Almeida Prado, Adriana Barbosa dos Anjos, Vera Lúcia Vada, Sérgio Januário de Freitas, Fernando Viana de Oliveira Filho, Ana Lúcia Corsino Picão, Caio Martins dos Santos, Denise Monteiro, Fernando Nunes de Lima, Hamilton Ubirajara Meneghel, Luiz Cláudio da Costa, Bethel Corcoruto Lombardi, Reginaldo de Azevedo, Nayara Momesso Oliveira, Márcio Hideki Tamura, José Augusto Soares da Silva e Fabíola D’Agostini Peleias.
Mandato complementar de 2022 a 2023 – suplente: Felipe José da Silva Júnior.
Como justificar
Como o voto nas eleições dos CRCs é obrigatório, conforme estabelecido em lei, aqueles que não votaram terão que justificar a ausência no pleito. O prazo para a justificativa é de 30 dias após o término da votação, a partir de 25 de novembro, um dia após a eleição.
Conforme o Art. 2° da Resolução CFC n.º 1.604/2020, o voto é facultativo para os profissionais com 70 anos ou mais na data da eleição.
Quem não justificar a ausência na eleição receberá uma penalidade que corresponde a 20% da anuidade do técnico em contabilidade em vigor em 2021.
As justificativas dos eleitores ausentes poderão ser feitas em campo específico do site da eleição.