Manter a mesma conexão com os profissionais da contabilidade, como tiveram durante a pandemia com as atividades on-line, agora com os eventos em formato híbrido, realizando eventos, cursos, reuniões e seminários que mesclam o virtual e o físico está sendo, de acordo com José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o maior desafio. Além desse, ele destaca:
a) a elaboração de uma nova proposta para a Resolução CNE/CES nº 10/2004 – que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, realizado por meio das atividades da Comissão Nacional de Educação, para que possam contribuir na alteração da matriz curricular e na melhora da formação dos novos profissionais de maneira que possam atender as necessidade e expectativas do mercado.
b) a revisão da NBC TG 12 (R3) que trata da educação profissional obrigatório.
c) entender quais são os principais conhecimentos que estão sendo levados para a capacitação dos profissionais da contabilidade do exterior e que também deveriam estar sendo trazidos para o país, fazendo com eles de fato se tornem acessíveis para os profissionais contábeis.
“A promoção da educação continuada é estimulada não apenas aos profissionais obrigados de acordo com a norma, mas para todos os profissionais da contabilidade, coma finalidade de estimular a capacitação e formação holística, lembrando que precisamos formar profissionais com maior capacidade de análise, interpretação de dados, gestão, uso de novas tecnologias, éticos, conectados aos temas ESG e com maior responsabilidade social”, ressalta Valentina, que aponta as atividades desenvolvidas pela sua vice-presidência até o momento:
I. Projeto Conexão Contábil, composto por uma série de eventos, realizados gratuitamente, com pontuação para o Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) e de forma híbrida, com transmissão do local do evento.
II. Proposta de alteração da Resolução CNE/CES nº 10/2004 – que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, realizado por meio das atividades da Comissão Nacional de Educação.
III. Projeto de Educação Profissional Continuada, que atualmente está trabalhando na atualização da NBC PG 12, na atualização da tabela de pontuação das atividades e na proposta série de lives para discussão sobre o desenvolvimento de atitudes e competências – Prática Contábil Global – visão do exterior.
IV. Projeto de apoio à realização de eventos, cuja finalidade é propiciar o desenvolvimento do programa de educação continuada, apoiando a realização de eventos e cursos com temas voltados à legislação profissional, à técnica e à modernização do exercício da profissão, de forma a capacitar o profissional da contabilidade para o eficiente desempenho de suas atividades. Promovemos, inclusive, a divulgação de agenda de lives semanais que são realizadas pelo Sistema CFC/CRCs.
V. Ampliação e Modernização do Acervo Bibliográfico, com a divulgação das bibliotecas do Sistema CFC/CRCs no site do CFC, bem como tendo a replicação do acesso à biblioteca do CFC nos portais dos CRCs, com o objetivo de atender às necessidades de informação técnico-científica-histórica, acompanhar a produção intelectual nacional com foco na área contábil e proporcionar acesso às fontes de informação.
VI. Projeto Contador Parceiro: Construindo o Sucesso, fruto de parceria com o Sebrae Nacional que tem como finalidade disponibilizar aos Profissionais da Contabilidade meios para atualização e aquisição de novos conhecimentos e competências, focados na gestão e tecnologia, de modo a torná-los assessores combatentes da mortalidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Brasil e agentes de proteção da sociedade.
Outra questão importante é o fortalecimento com os Conselhos Regionais de Contabilidade. “Venho mantendo uma agenda periódica de reuniões com os vice-presidentes dos CRCs de todo Brasil, assim como promovendo e estimulando a participação deles nas reuniões da Comissão de Educação Profissional Continuada, a fim de manter o permanente alinhamento de informações, desenvolvimento de novos projetos, promovendo o intercâmbio de ações e a troca de informações, o que tem mostrado um resultado muito satisfatório e também uma produtividade muito maior na área de desenvolvimento profissional do sistema CFC/CRC”, finaliza.