Os profissionais da contabilidade são os mais indicados para elaborar a Declaração do Imposto de Renda e poderão orientar em relação à destinação solidária
A Comissão de Responsabilidade Social, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), incentiva a sociedade a fazer a destinação solidária do Imposto de Renda.
Existente desde 2005, a comissão dá suporte e incentiva os profissionais da contabilidade para que participem de projetos sociais e contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária por meio da disseminação do seu conhecimento. O voluntariado é uma oportunidade que potencializa a formação de cidadãos para solucionar problemas sociais, educacionais, de saúde, ambientais e hoje já faz parte do currículo profissional.
A Comissão CRCSP Social dá cinco dicas de como fazer a destinação, sem custo adicional, para beneficiar crianças, adolescentes e idosos:
1. Até o último dia da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode destinar, na própria declaração de ajuste, até 3% do imposto (sem ultrapassar o limite global de 6%) devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente ou ao do Idoso. Basta optar pelo modelo completo e clicar na barra de opções “Doações Diretamente na Declaração”. Feito isso, deve selecionar para qual fundo quer fazer a destinação e, por fim, clicar em “Novo”, escolhendo o tipo de fundo (municipal, estadual ou federal) e a cidade.
2. Imprima o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e faça o pagamento até o último dia do prazo de entrega da declaração.
3. O valor destinado aos fundos será abatido do que o contribuinte pagaria ou será somado à restituição.
4. Os interessados podem fazer a contribuição durante todo o ano, com um limite de até 6% do imposto devido, que será restituído na próxima declaração de ajuste do Imposto de Renda.
5. Converse com um contador de sua confiança e torne o imposto solidário. Ajude quem precisa com doações aos Fundos da Criança e do Adolescente ou Fundo do Idoso, nacional, estadual ou municipal.
Fonte CRCSP