O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou de um encontro com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Fenacon). A reunião, realizada nos dias 25 e 26 de junho em Brasília/DF, teve como objetivo discutir como os profissionais da contabilidade podem contribuir ainda mais para o fortalecimento, sobrevivência e crescimento dos pequenos negócios no país.
Durante o evento, foi debatido o programa “Contador Parceiro – Construindo o Sucesso”, uma parceria entre o CFC e o Sebrae. A iniciativa, gratuita e online, é uma capacitação que visa preparar os profissionais da contabilidade para formar uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.
No primeiro dia de atividades, cada entidade fez um diagnóstico das ações já em curso envolvendo o suporte da classe contábil aos micro e pequenos empreendedores. Os grupos também analisaram melhorias e inovações para o programa Contador Parceiro. A vice-presidente de Política Institucional do CFC, contadora Maria Dorgivânia Arraes, explicou os benefícios e novidades da iniciativa: “O Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso é muito bem formulado para o desenvolvimento de habilidades e competências do profissional da contabilidade. Contudo, necessita de uma reformulação para que possamos atingir melhor o nosso público-alvo, que é justamente esse profissional da contabilidade que cuida dos pequenos negócios e dos microempreendedores individuais, para que ele possa perceber que pode ajudar esses pequenos negócios a evitar a mortalidade e contribuir para a competitividade das empresas brasileiras”, esclareceu.
No segundo dia, os participantes foram divididos em equipes mistas e discutiram como as entidades poderiam aprimorar sua parceria e quais metas gostariam de alcançar. A proposta foi ir além da capacitação e buscar uma preparação mais ampla da classe contábil. O grupo também debateu meios de integrar forças, fortalecer o trabalho conjunto, melhorar o ambiente de negócios no país e tornar mais sólido o relacionamento dos profissionais com as micro e pequenas empresas.
A analista da unidade de Relacionamento do Sebrae Nacional, Fabíola Calazans, afirmou que a expectativa é ampliar as iniciativas conjuntas e explorar ainda mais o potencial de integração das entidades: “Hoje temos essa parceria já estabelecida com o CFC, com a trilha do Contador Parceiro, mas percebemos que a atuação do Sebrae e das organizações contábeis vai muito além de trabalhar uma trilha. Temos inúmeras possibilidades de atividades em conjunto e queremos explorar essas oportunidades dentro desse novo programa”, afirmou. O diretor Técnico da Fenacon, Wilson, também acredita nos frutos que os trabalhos integrados podem gerar: “Existem várias ações, do ponto de vista institucional, que as três entidades podem realizar, aumentando ainda mais a sinergia entre elas”, pontuou.
O encontro também contou com a participação de representantes regionais do Sebrae; dos conselheiros do CFC, Elias Caddah e Glaydson Trajano; da coordenadora de Desenvolvimento Profissional do CFC, Janaína Carvalho; do membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso do CFC, Iraúna Rabelo da Rocha; e do colaborador do CFC, Alexandre Freire.