Ao longo de seus seis anos como presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, ao encerrar seu mandato, relata que, juntamente com a diretoria, testemunhou a construção de uma Academia pautada na disseminação do conhecimento.
A APC desempenha um papel crucial no desenvolvimento da profissão contábil. Oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo, conteúdos gratuitos, eventos e networking, e contribui diretamente para o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos profissionais, mantendo-os atualizados com as práticas mais recentes e impulsionando a excelência na área. Segundo ele, a APC eleva o nível de competência e conecta os profissionais, proporcionando um ambiente propício ao crescimento e à excelência na prática contábil, elevando o padrão profissional e fortalecendo a reputação da classe como um todo no progresso econômico e social.
Durante sua gestão, entre as ações realizadas, estão a organização e participação dos Acadêmicos nos principais eventos da Classe Contábil, onde compartilharam intensamente conhecimentos com milhares de profissionais da área. A produção e lançamento de livros significativos, como a trilogia “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico”; “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios”; “Pronunciamentos Contábeis e tendências da Contabilidade” e a obra escrita exclusivamente por mulheres “Imersões contábeis, econômicas e sociais na atualidade, por elas”, enriquecendo significativamente a academia.
Atualmente, a APC conta com 70 imortais, tornando-se a maior das 24 Academias de Contabilidade existentes, notável por sua atuação efetiva. Chiomento menciona os desafios enfrentados durante sua gestão, principalmente diante da pandemia, que exigiu uma reinvenção para continuar oferecendo conteúdos científicos e técnicos aos profissionais.
“Em 2023, casos amplamente divulgados de corrupção levantaram questões sobre a ética, o valor e o papel da Contabilidade nos negócios. Juntos, enfrentamos essas adversidades com resiliência e compromisso, evidenciando a importância da contabilidade na promoção da transparência e integridade, mesmo em cenários desafiadores”, explica ele.
Olhando para o futuro, Chiomento planeja continuar contribuindo para o avanço da Contabilidade. Ele afirma ter crescido intelectualmente dentro das Entidades de Classe, mantendo um vínculo especial com a Academia e seguindo como Acadêmico ativo. “Além disso, mantenho uma atuação modesta no SESCON e faço parte do Conselho Consultivo do SINDCONT-SP, onde continuarei contribuindo ativamente conforme a necessidade dessas entidades. Enquanto minha saúde permitir, darei o melhor de mim para a Classe Contábil”, conclui.