“A Contabilidade é a língua dos negócios”, disse o grande empresário e investidor americano Warren Buffett. Na visão do vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcio Shimomoto, a contabilidade realmente reflete os atos e fatos econômicos de um negócio em relatórios padronizados mundialmente, o que significa que o resultado da contabilidade expressa em relatórios pode ser lido e entendido por todas as pessoas de qualquer parte do mundo trazendo uma análise da sua atual posição e situação econômica/financeira. “Não só expressa a sua atual situação, mas como também podem ser utilizadas para prever e auxiliar no acompanhamento do seu crescimento futuro”.
É necessário e apontar a grande importância do profissional da contabilidade, segundo Marcio, que estuda essa ciência para que a origem das informações seja organizada e classificada seguindo os padrões contábeis dando segurança e fidelidade tanto na informação como na interpretação dos resultados, auxiliando as empresas, empresários e investidores como Warren Buffett a gerarem riqueza e progresso.
Hoje, a maior parte das empresas são de micros, pequenos e médios empreendimentos, que vivem cada vez mais num mercado competitivo com margem de lucros reduzidos. Nesse universo, Marcio aponta que é importantíssimo que esses empresários conheçam os números de sua empresa e entendam os seus custos, a origem e onde estão sendo aplicados os seus recursos, o seu grau de endividamento, liquidez, margem de lucro, ponto de equilíbrio, enfim todos os indicadores necessários para uma boa gestão que podem ser extraídos da contabilidade.
“Logicamente os empreendedores devem se preocupar com a atividade principal do seu negócio como comprar, vender e prestar um bom serviço aos seus clientes, mas sempre ter o auxílio de um profissional da contabilidade para “traduzir” a contabilidade para ser utilizada como ferramenta aplicada ao crescimento e gestão dos seus negócios”, ressalta Marcio.
O Brasil hoje ainda é um dos países fiscalmente mais burocráticos do mundo. Os profissionais da contabilidade também auxiliam no atendimento dessa burocracia, traduzindo e aplicando centenas de leis tributárias, trabalhistas e comerciais para seus clientes. Marcio avalia que é essencial toda empresa ser assistida por um profissional da contabilidade desde o seu nascimento até o seu encerramento.
Em termos de futuro, Marcio avalia que o profissional da contabilidade sempre foi e sempre será essencial para a gestão dos negócios. “Com certeza migrará da importância e grande carga dos serviços prestados na área fiscal, por conta do manicômio tributário de hoje, para cada vez mais ser utilizado na gestão, previsão, BPOs administrativos e consultorias”, finaliza.