Quais são as habilidades e competências necessárias para o contador do presente e do futuro? Provavelmente, a primeira reposta que vem à mente: “técnicas”. É claro que o profissional precisa ter essas competências, faz parte da sua atividade principal. É preciso ser bom em números, mas isso não é tudo.
Numa sociedade contemporânea, tecnológica, sustentável e diversa, as soft skills para os contadores desempenham um papel importante nas suas atividades do dia a dia. Desenvolvê-las é mais do que necessário nos dias de hoje, e isso não só na contabilidade, mas em qualquer área que deseja ter crescimento.
A contabilidade está mudando. Gildo Freire Araujo, presidente do IPC, acredita que existe uma transformação ocorrendo na profissão e em relação às habilidades necessárias para acompanhá-la: “O papel de um contador está mudando tão rápido quanto o mundo em que vivemos. É preciso resolver problemas técnicos cada vez mais difíceis dos clientes”, diz.
Da mesma forma, os negócios são construídos com relacionamentos que possuem uma comunicação honesta e transparente. Além disso, Gildo avalia que a automação e a inteligência artificial aumentam a dependência do especialista contábil em soft skills e, diante da contínua disrupção digital, os profissionais devem buscar desenvolver esses talentos.
Se as soft skills são tão importantes quanto a proficiência técnica e a aptidão, quais estão no topo da lista? Entre as principais Gildo destaca:
Comunicação
Talvez as pessoas digam: “Vou me dedicar a revisar e controlar as demonstrações financeiras, o que a comunicação com isso?” Muito na verdade. É muito importante que essa habilidade seja desenvolvida para se comunicar com clareza e explicar de forma simples aos clientes, fornecedores, gestão e investidores.
Ética
A ética é uma das soft skills dos contadores essencial, claro que ela deve estar presente em qualquer profissão. O exercício desta profissão exige um alto compromisso com padrões e valores, tanto pessoais como institucionais. Como contador, possui acesso às informações que, independentemente do tipo, não poderão ser divulgadas a terceiros.
Criatividade
Muitas pessoas acreditam que a contabilidade é uma das “mais quadradas” do mercado de trabalho. Certamente existem procedimentos e passos a seguir ao pé da letra. No entanto, isso não significa que eles não possam ter habilidades e criatividade. Ao contrário, o mercado atual exige um esforço constante para inovar e solucionar problemas para que o trabalho seja feito da forma mais eficiente possível.
Responsabilidade
Embora possa parecer óbvio, a responsabilidade é uma das habilidades contábeis mais importantes que um contador profissional deve ter. Embora o cumprimento de metas e prazos seja básico em qualquer trabalho, deve ter um cuidado especial com os prazos de entrega e a seriedade com que tratam seus compromissos.
Pensamento crítico/resolução de problemas
Os contadores devem desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas como parte de suas soft skills, a fim de fornecer resultados confiáveis e precisos, evitando erros financeiros dispendiosos e minimizando os riscos associados ao seu trabalho.