Abertura da 19ª CONESCAP e 27ª CONVECON teve homenagens e lançamento de livro da Fenacon

Presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, entrega Medalha Professor Hilário Franco a Marta Pelúcio

Foi ao som dos acordes do Hino Nacional Brasileiro que foi dado início à 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (CONESCAP) e à 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), no Transamérica Expo Center, na capital paulista, na noite de 14 de fevereiro de 2022.

A 19ª CONESCAP foi organizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

A 27ª CONVECON está sendo realizada pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional e Academia Paulista de Contabilidade (APC).

Sob o lema “Entender as mudanças, transformar as pessoas e adaptar os negócios”, o evento reúne as maiores convenções de empresários e de profissionais da contabilidade do Brasil. A abertura foi realizada pelos presidentes do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, gestão 2022-2024, e Reynaldo Pereira Lima Júnior, gestão 2019-2021.

O atual presidente do Sescon-SP fez questão de lembrar que a organização dos eventos começou em 2019, quando Reynaldo Lima era o presidente do Sescon-SP e, por isso, chamou-o ao palco.

Reynaldo Lima disse, muito emocionado, que “este momento é especial para os profissionais da contabilidade porque, apesar da pandemia da Covid-19 não ter terminado, conseguimos realizar o sonho de reunir os eventos CONESCAP e CONVECON, com o apoio do presidente da Fenacon, Sérgio Approbato”.

Lima disse também que depois de mais de 30 anos realiza-se em São Paulo a convenção dos empresários de contabilidade. “Foi um desafio que vencemos”, encerrou o presidente da gestão 2019-2021 do Sescon-SP.

O presidente do CRCSP, gestão 2020-2021, presidente da Comissão da 27ª CONVECON e atual vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, lembrou que em 2020 o mundo parou, mas o desafio de realizar os dois eventos conjuntos marca um momento de superação, “de materialização de um sonho, com 28 horas de palestras, 2.000 pessoas participando presencialmente e 10 mil participantes inscritos para a 27ª CONVECON, inteiramente online e gratuita”.

O presidente nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai, parabenizou a Fenacon, o Sescon-SP e o CRCSP “pela programação rica, que ajudará a executar mudanças e a promover a transparência, a ética e a melhoria dos negócios no Brasil”.

O vice-presidente Financeiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Rubens Torres Mendrano, representou o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros. Ele se disse impressionado com o tamanho e a qualidade da programação e que, apesar da pandemia, “as entidades merecem os parabéns pela organização de um evento tão grandioso”.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, disse que os contadores têm uma grande conexão com a entidade que preside porque “são esses profissionais que ajudaram a implantação da Lei da Micro e Pequena Empresa, que permitiu a criação de 7,5 milhões de pequenas empresas e 13 milhões de microempreendedores”.

O Sebrae lançou um livro sobre os 15 anos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e Melles, acompanhado do diretor Técnico Nacional do Sebrae, Bruno Quick, presenteou o presidente Sérgio com um exemplar.

Presente também o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, parabenizou a Fenacon, o Sescon-SP e o CRCSP pela coragem de realizar um evento tão grande, “que agrega modernidade, torna a classe contábil engajada e disruptiva”. Aécio disse também que o evento fica mais significativo ao ser realizado em São Paulo, “no ano do centenário da Semana de Arte Moderna, que revolucionou a cultura brasileira”.

Edir Sales (PSD), vereadora de São Paulo, que representou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), desejou a todos um excelente evento, “que conta com uma programação recheada de palestrantes de primeira categoria e conteúdos de qualidade, que farão que os contadores ajudem o crescimento do país”.

Itamar Borges (MDB), deputado estadual licenciado e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que representou o governador do governador do Estado de São Paulo, João Dória Júnior, anunciou que o governo está elaborando um cronograma de retirada da Guia de Informações e Apuração de ICMS (GIA), reivindicada pela classe contábil. “Os contadores fizeram a diferença durante a pandemia”, disse Itamar. “Não pararam para que as empresas não parassem e, por isso, representam a bússola dos negócios”.

O presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, começou sua fala agradecendo os ex-presidentes da Fenacon. “Este evento é fruto do seu trabalho”, afirmou. Ele contou que a última CONESCAP em São Paulo foi realizada em 1998 e que o evento atual traz para a sociedade o debate necessário para falar das mudanças e do aprofundamento da evolução pela qual passa a Contabilidade. “Aproveite para refletir sobre o nosso lema: ‘Entender as mudanças, transformar as pessoas e adaptar os negócios’. Este evento foi pensado e construído para você. Aproveite!”, encerrou o presidente da Fenacon.

Homenagens
A Fenacon prestou uma homenagem ao assessor Especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, entregando-lhe a comenda Mérito Empresário de Serviços Brasil. A homenagem é feita com o objetivo de reconhecer em nível nacional empresários que prestaram relevantes serviços às categorias representadas pela Fenacon e à sociedade.

Afif Domingos agradeceu a homenagem: “Fico honrado ao ter meu trabalho pelas micro e pequenas empresas reconhecido pelos contadores, que são os agentes do desenvolvimento dos micro e pequenos empresários”. Ele disse também que a homenagem serviu para energizá-lo e que deseja que “juntos, vamos para novas conquistas”.

Oferecida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, a Medalha Professor Hilário Franco foi recebida pela presidente nacional da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco.

Destinada a agraciar o profissional da contabilidade que se distinguiu na doutrina e pesquisa da ciência contábil ou que tenha defendido, com distinção, dissertação de mestrado ou tese de doutorado em instituições de pesquisa ou na área do ensino contábil ou com autoria de obras literárias na esfera da Contabilidade, a Medalha Hilário Franco foi entregue a Marta pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion.

Emocionada, Marta agradeceu ao CRCSP pela homenagem e disse que estava muito grata também pela contribuição à sua carreira por parte de sua família, colegas, alunos e funcionários de sua empresa que “me permitem exercer com muito amor minha profissão de contadora”.

Livro 30 anos

No final da solenidade de abertura da 19ª CONESCAP e da 27ª CONVECON, o mestre de cerimônia anunciou o lançamento do livro sobre os 30 anos de história e representatividade da Fenacon.

Fonte: CRCSP