Skip to main content Skip to search

Realizações

IPC participa do encerramento da 9ª Semana Paulista da Contabilidade

O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, acompanhado do diretor financeiro, Sergio Prado de Mello, participaram do encerramento e homenagens da 9ª Semana Paulista da Contabilidade, realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, no período de 15 a 21 de outubro. Gildo Freire presidiu o Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis do Sindcont-SP, no ano de 1996, e Sergio Prado presidiu o Sindicato na gestão 1999-2002.

A 9ª Semana Paulista da Contabilidade se desenvolveu tendo como lema os  “Desafios da Contabilidade na Nova Era” e, nos sete dias de atividades, cumpriu sua meta de transmitir informações e novidades para os profissionais, empresários e estudantes da classe contábil com qualidade, bem como analisar as perspectivas futuras da profissão.

7f45a27e-e3fb-4872-92a5-15872105e854Valorização humana foi a tônica dos pronunciamentos, tanto da  presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que também é a primeira mulher a presidir a Associação Interamericana de Contabilidade – AIC e a deter a honrosa Medalha do Mérito Contábil João Lyra, em ambiente virtual, quanto do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e Acadêmico, José Donizete Valentina, que proferiu a palestra: “A profissão e os desafios tecnológicos e o papel das Entidades da Classe no pós-pandemia”, com a moderação do presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima.

De acordo com Maria Clara, o desafio agora, tanto para a Contabilidade quanto para as empresas, é traçar estratégias praticamente no escuro, com pouquíssima previsibilidade do que acontecerá na economia do País nos próximos meses, por causa da pandemia da Covid-19. “Os cenários com os quais trabalhamos mudou, tornaram-se mais variados, e a velocidade com que estão sendo substituídos aumentou. Portanto, mais do nunca precisamos aprender a aprender”.

Reflexão

“Que esta terrível pandemia que certamente nos levou a muitas reflexões, nos deixe como legado positivo ser profissionais melhores, em todos os sentidos, com a ampla utilização das tecnologias, um ótimo relacionamento com os clientes, sem esquecer, jamais, de sermos cidadãos melhores,” conclamou Bugarim.

Semana Mundial da Contabilidade

WhatsApp Image 2020-10-21 at 21.15.27José Donizete Valentina começou sua palestra brincando que o nome do evento “Semana Paulista da Contabilidade” deveria mudar para “Semana Mundial da Contabilidade”, devido ao alcance que teve no País e no exterior, com a transmissão pela TV Sindcont-SP no YouTube. “Sinto-me muito honrado em fechar as atividades da Semana, principalmente porque o Sindicato é o berço do CRCSP e, além disso, representa as “vozes ocultas” dos profissionais que querem ser ouvidos”.

“Em termos de percepção da profissão, sabemos que neste momento a Contabilidade se tornou essencial. A pandemia acelerou a evolução que imaginávamos iria demorar cinco ou dez anos para acontecer. De um dia para o outro, tivemos mudanças bruscas em nossas vidas, tendo que nos adaptar ao atendimento a distância, ao home office e à Contabilidade digital,” comentou Valentina.

Segundo ele, o pós-pandemia será como um pós-guerra, e o modelo de trabalho híbrido deve ser a tendência do futuro. “Precisamos nos convencer que a tecnologia não é mais uma opção. Ela veio para ficar. Contudo, a Contabilidade, mais do que nunca, necessita de seres humanos capacitados. No final temos de considerar a qualidade humana.” Sentenciou Valentina.

Home office x Tecnologia

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, comentou que infelizmente muitos pequenos escritórios não estão preparados para enfrentar a pandemia, do ponto de vista tecnológico. “Funcionários dessas empresas precisaram ficar em casa, mas não estavam adequados a manter a atividade em esquema de home office. Então, o empresário contábil se via obrigado a ir ao escritório pegar as informações das máquinas desses funcionários e levar até suas residências, para dar continuidade ao trabalho”.

Segundo Geraldo Carlos Lima, isso aconteceu com 70% das empresas contábeis no Estado de São Paulo, em números apresentados durante a palestra do presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima, na 9ª Semana Paulista da Contabilidade. “Este fato chamou a nossa atenção porque, apesar de tanta tecnologia disponível na nossa área, muitos colegas ainda não se adequaram devidamente,” comentou o líder.

Celebração dos 71 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP encerrou as atividades da 9ª Semana Paulista de Contabilidade comemorando o 71º aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, festejando juntamente os 16 anos do Centro de Estudos em São Bernardo do Campo; os três anos de São Caetano do Sul; os dois anos de Taboão da Serra e um ano do Centro de Estudos de Diadema, fazendo, concomitantemente a outorga da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini aos contadores Edna Magda Ferreira Góes e  Adilvo Tamanini. Na ocasião também prestou homenagens aos colaboradores da Entidade, Cibelle Rodrigues e Sérgio Ricardo Martines, pela dedicação e esforços para dar continuidade à história de sucesso do Sindcont-SP.

Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP fechou o evento, comentando o quão desafiador foi realizar a 9ª Semana Paulista da Contabilidade, diante no novo normal que estamos vivendo. “Acompanhamos uma maratona de atividades, debates técnicos, troca de informações e conceitos que foram repassados para todos nós; aprendemos bastante com os convidados durante toda essa Semana. E o balanço é totalmente positivo, o que nos deixa muito contentes e felizes, porque de certa forma, conseguimos cumprir com o nosso propósito, que é o de agregar qualidade profissional ao contador”.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Danielle Ruas

 

 

Fotos: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

Diretor Financeiro do IPC  homenageia  ganhador do Título “Contabilista Emérito

b7288b12-9037-4dc5-b0a4-28f1960bb9faO Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, concedeu, neste domingo, dia 18 de outubro, o Titulo de “Contabilista Emérito” de 2020, ao profissional contábil do ramo da auditoria Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

A solenidade de outorga do título aconteceu na presença de lideranças contábeis de São Paulo e nacional que participaram do quarto dia de atividades da 9ª Semana Paulista de Contabilidade, evento que se iniciou no dia 15 de outubro e se estenderá até o dia 21 do mês, promovendo palestras, workshops, debates e homenagens e premiações.

Nesta mesma ocasião, houve o descerramento da foto do presidente do Sindcont-SP, na gestão 2017 a 2019, Antonio Eugenio Cecchinato, o qual esteve no comando da Entidade no ano do seu Centenário, 2019, e conduziu os festejos do Jubileu de Jequitibá da mais antiga entidade contábil do Estado de São Paulo, a qual apoiou a criação das demais entidades coirmãs. “Essa data ficará marcada para sempre na minha memória e tenho por certo que, também, na memória de vocês”, disse o homenageado.

 

Título Contabilista Emérito

Ao receber o cobiçado Titulo de “Contabilista Emérito” de 2020, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, foi saudado pelo diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC Sergio Prado de Mello que é seu amigo e companheiro de pescarias. O contador também presidiu o Sindcont-SP na gestão 1999-2001.

Sergio Prado de Mello comentou os feitos de Mac-Knight Filippi em dois aspectos: o profissional, onde ostenta um currículo invejável de trabalhos e feitos em prol da Contabilidade, destacando suas principais atuações, como por exemplo: ex-presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon (5ª. Regional); membro do Instituto Brasileiro de Atuária; conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis; e da Academia Paulista de Contabilidade-APC; Professor “Honoris Causa” – FECAP (Álvares Penteado); membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; e presidente na gestão 2014-2015.

De sua vida pessoal assegurou ser um esposo amoroso e cuidadoso, já completou 60 anos de casado, com  Myrian Rita Fonseca Filippi, pai exemplar e amparador e amigo confiável de todas as horas, sejam nos associações que participaram ou nas inesquecíveis pescarias que fizeram juntos.

Após ter seu nome incluído na honrosa Galeria dos Contabilistas Eméritos, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi agradeceu pela deferência do seu nome, e fez um longo discurso, no qual mencionou suas participações no Observatório Social do Brasil – Diretouma instituição não governamental, sem fins lucrativos, voltada ao melhor desempenho das ações sociais.

Mac-Knight Filippi falou também da crise global provocada pelo coronavirus, que causou perdas pessoais e profissionais, apresentando um estudo onde indaga como o mundo vai se recuperar dessa hecatombe que atingiu a todos. Segundo ele, após elencar uma série de fatores, cabe aos profissionais da Contabilidade participarem de reuniões e apresentarem os seus pontos de visto de acordo com as suas ideias. “Devem conhecer as operações nacionais e internacionais para produzir peças contábeis confiáveis. Pois um conjunto de informações é mais importante do que um valor ou um número,” acrescentando que:” Ser um profissional da Contabilidade é tarefa de gente grande – de missionário.”

 

Presenças:

Estavam presentes ao evento, e saudarem os homenageados, a vereadora Edir Sales, o Contabilista Emérito Arnaldo Faria de Sá, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo–CRCSP, Jose Donizete Valentina, e o presidente da Federação Nacional de Serviços Contábeis – Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

O presidente do Sindcont-SP Geraldo Carlos Lima, encerrou os trabalhos do dia saudando a todos e citando um poema do poeta mineiro Mário de Andrade.

 

Diretor Financeiro do IPC fala em nome dos ex-presidentes do CRCSP em sessão plenária

4860f562-df63-48b3-a6a5-d2b28c2a0101O contador Sergio Prado de Mello, diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, na gestão 2008-2009, falou em nome dos ex-presidentes da Entidade, durante  sessão plenária institucional, que aconteceu  no dia 13 de agosto de 2020, com transmissão ao vivo no cana do YouTube da Instituição.

Em seu pronunciamento fala Sergio Prado de Mello destacou que a plenária institucional é mais uma oportunidade para os profissionais da Contabilidade e para o público em geral entenderem melhor o Conselho e suas atividades realizadas em benefício da profissão contábil.

A sessão contou também com a presença de representantes do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRCPR e das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, que na ocasião apresentaram os principais assuntos da profissão contábil.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão e iniciou explicando os objetivos da plenária institucional. Esta é uma plenária transmitida ao vivo para os profissionais da Contabilidade, a fim de que  eles conheçam os inúmeros benefícios que o CRCSP  oferece, com foco em formação e desenvolvimento profissional, além de promover discussões sobre os principais temas que afetam o dia a dia dos que exercem profissão.

Ao final, José Donizete Valentina agradeceu a presença das lideranças contábeis  e dos profissionais da Contabilidade que prestigiaram mais esta realização do CRCSP.

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

Eventos e participações

 

Feliz Dia dos Pais!

IPC - Dia dos Pais (1)

Encontro de Eméritos marca os 101 anos do Sindcont-SP com presença virtual do IPC

O Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, por meio do seu presidente, Gildo Freire de Araújo, comemorou ontem, 20 de julho,  em uma transmissão ao vivo, os 101 anos de fundação do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que  foi instituído oficialmente dia 19 de julho de 1919.

Durante a solenidade foi realizado o primeiro Encontro de Eméritos da Contabilidade Paulista, idealizado pelo Sindcont-SP, com a presença dos renomados contadores e professores detentores do Título Contabilista Emérito: Eliseu Martins, Nelson Carvalho e Irineu De Mula.

b3d56d36-0821-46d5-a385-6c6bd08a2c5fO diretor Financeiro do IPC, Sergio Prado de Mello, apresentou o palestrante Irineu De Mula, agraciado com o Titulo Contabilista Emérito no ano de 1999, durante sua gestão no  Sindcont-SP, no período de 1999- 2001.

A atividade teve início com os agradecimentos do presidente da Casa, Geraldo Carlos Lima, que ressaltou a tradição da Entidade de levar conhecimento e informação para os profissionais da Contabilidade há mais de um século.

Na ocasião, Eliseu Martins iniciou a exposição de conteúdos reforçando que a pandemia da Covid-19, que trouxe e está trazendo inúmeras perdas para as sociedades, teve um mérito de demonstrar para o mundo que a Contabilidade é realmente importante. O painelista focou no tema “impairment”, palavra em Inglês que trata da redução do valor recuperável de um ativo. E, segundo ele, o contador tem absoluta importância para no fornecimento dos números para registrar uma perda.

“Na Contabilidade há situações em que as palavras valem mais do que os números”, afirmou Martins.

Já o  professor Nelson Carvalho, discorreu sobre as contingências passivas – que são a condição ou situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. E, agora, com a pandemia da Covid-19 este trabalho está inteiramente a cargo da habilidade do profissional contábil.

E por fim, Irineu De Mula explanou a importância da comunicação na Contabilidade. “Esta é a comunicação do mundo dos negócios, portanto é fundamental que seja bem feita”, assegurou o painelista.

O presidente da Entidade Contábil mais antiga do Estado e a segunda do Brasil, Geraldo Carlos Lima finalizou agradecendo as excelentes palestras proferidas pelos agraciados palestrantes detentores dos títulos de Contabilistas Eméritos do Sindcont-SP.

“Quando o mundo voltar ao normal queremos nos encontrar novamente com aquele mesmo espirito acolhedor, carinhoso e caloroso. Vocês colaboradores e associados fazem parte dessa família”, afirmou Lima.

A cerimônia online teve acessos, de todo o Brasil e inclusive de outros países, entre os participantes estavam: o presidente da junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, Walter Hiroshi; o presidente do Tribunal de Impostos e Taxas – TIT, Fábio Cruz; o deputado estadual, Itamar Borges, que também presidente a Frente Parlamentar do Empreendedorismo; o vereador Eduardo Tuma, que é o presidente da Câmara Municipal de São Paulo; a vereadora Edir Salles; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, José Donizete Valentina, que representou os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do estado de São Paulo; e o presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, entre outros.

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

130 anos da Jucesp será celebrado em live

jucespNo próximo dia 17 de julho de 2020, a Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp celebra seus 130 anos de existência.

A data que será comemorada em ambiente virtual devido ao isolamento social terá a transmissão ao vivo exibida pela Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp. Na ocasião, o deputado estadual Itamar Borges ficará encarregado de apresentar este grande evento.

A Jucesp convida os profissionais da Contabilidade e empresários em geral, para comemorarem juntos esses 130 de conquistas. Participe acessando o canal do YouTube da Alesp.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

IPC apoia 2º Congresso dos Profissionais de PLD-FT

WhatsApp Image 2020-07-10 at 15.34.21O Instituto Paulista de Contabilidade – IPC com sua responsabilidade social e educacional aos profissionais da Contabilidade apoia e convida os contadores para participar da realização do maior encontro dos profissionais de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo de 2020, o 2º Congresso dos Profissionais de PLD-FT, que acontecerá no período de 13 a 17 de julho e de 20 a 24 de julho de 2020. O evento será realizado por meio de uma transmissão ao vivo. Participe desse grande evento. Faça já sua inscrição!

Promovido pelo Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo – IPLD,   evento contará com a participação de profissionais de diversos setores privados e públicos, como, por exemplo, representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf.

Na ocasião, serão apresentadas palestras, painéis e debates com os protagonistas do setor. Podem participar da atividade os profissionais que atuam nas áreas de: PLD-FT; Compliance; Risco Operacional; e Funcionários Públicos.

Os associados ao IPLD possuem descontos especiais e ainda mais, os agentes públicos que atuam com Repressão à Lavagem de Dinheiro, numa ação de reconhecimento e valorização de seu trabalho, garantem uma condição exclusiva. Confira!

Para se inscrever, envie um email para congresso2@ipld.com.br. Mais informações, acesse: https://congresso2.ipld.com.br/inscricao/inscricao_associado/

Confira a programação completa do evento: https://congresso2.ipld.com.br/programacao/

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

IPC apoia live da Qualicorp sobre mediação na saúde

QCP-042-20---Live-Mediac╠ºa╠âo-na-Sau╠üdepost-1080X1080Uma das preocupações constantes do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC é o bem-estar dos associados e de seus dependentes. Sendo assim, o IPC entende que a saúde é o ponto-chave para um bom desempenho das atividades profissionais.

Por isso, convida a todos a amanhã, quinta-feira, dia 09 de julho, às 16h, a assistirem a  transmissão de uma live sobre a mediação na saúde, promovida pela Revista Justiça & Cidadania, com o apoio da Qualicorp, que é a parceira em planos de saúde do IPC.

A atividade vai apresentar a plataforma online, que promete facilitar a resolução de conflitos entre planos de saúde e clientes, provocando a diminuição dos custos das medidas judiciais na saúde complementar, além de um debate e outras experiências bem sucedidas na área.

Participarão da transmissão ao vivo, o ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Antonio Saldanha Palheiro, o vice presidente da Qualicorp, Pablo Meneses e o presidente do Nupemec-RJ, Des. Cesar Cury.

Os associados ao Instituto Paulista de Contabilidade têm a vantagem de se agregar a um plano de saúde de uma das mais conceituadas Operadoras de Saúde do País, a Qualicorp, que oferece reconhecidos médicos, clínicas, hospitais e laboratórios, isso tudo com custos muito competitivos aos praticados pelo mercado.

Venha assistir, é nesta quinta-feira, 9 de julho, às 16h. Conecte-se: bit.ly/LiveMedSaude

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

Gildo Freire media Encontro com Acadêmicos que teve como tema a Covid-19 e as controvérsias contábeis e tributárias

106095095_1834791249996502_2417521562868010170_nO presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e Acadêmico, Gildo Freire de Araújo, foi um dos moderadores do primeiro Encontro com Acadêmicos deste ano, realizado em ambiente virtual, pela Academia Paulista de Contabilidade-APC, em parceria com o Conselho Regional do Estado de São Paulo-CRCSP, no dia 24 de junho.  O tema apresentado pelo Acadêmico Miguel Silva tratou da “Covid-19: as controvérsias contábeis e tributárias das MPs nº 927/20 e 936/20”.

Nesta moderação, Gildo Freire, atuou ao lado do professor Alexandre Sanches Garcia, conselheiro do CRCSP e pró-reitor da Fecap, que também é Acadêmico da APC.

Na ocasião, o presidente do IPC, ressaltou a relevância do tema para o desenvolvimento da atividade profissional. “Partilhar conhecimento e informação é muito importante e oportuno nesse momento em que essas Medidas Provisórias trazem impacto contábil e tributário de grande relevância para as empresas, e os profissionais da Contabilidade precisam estar bem atualizados, para poder atender a esta grande demanda”.

Miguel Silva, que é advogado e contabilista, especializado em Direito Empresarial e diretor Técnico da SABERPLAY – plataforma streaming de treinamento profissional, credenciada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, explicou as controvérsias das duas Medidas Provisórias que são as normas 927/20 e 936/20, destacando que a MP 927/20 é mais complexa, porque inclui férias individuais e coletivas, focando nas questões contábeis e tributárias, essa norma já foi aprovada na Câmara dos Deputados, está em tramitação no Senado, e sua ascensão deve acontecer em agosto.

Segundo ele, a MP 936/20 que aborda as questões do contrato temporário e institui o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda – BEm, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado e, em questão de dias, deve estar em ascensão.

“Essas duas medidas foram editadas pelo governo federal para enfrentar os danos causados pela pandemia, e perderão a sua vigência assim que a crise passar. Contudo, aprender e interpretar estas normas contábeis e tributárias é essencial neste momento e também um grande desafio”, assegurou o tributarista.

Durante a transmissão,  os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre a antecipação das férias individuais e a concessão das férias coletivas; os efeitos tributários IRPJ e CSLL da suspensão temporária do contrato de trabalho; a isenção ou redução do aluguel e os seus reflexos no Passivo de Arrendamento (CPC 06–R2); o ajuste do contábil Passivo de Arrendamento que terá como contrapartida o resultado ou o ativo de arrendamento; e se há tributação do IRPJ/ CSLL/ PIS/ COFINS sobre o valor do aluguel, entre outras controvérsias.

Cerca de 1.600 pessoas participaram do Encontro com Acadêmicos que contou ainda com a participação do presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento e o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo a transmissão do evento ficou salva no canal do YouTube do CRCSP. Assista acessando: https://www.youtube.com/watch?v=Sv1IfmHuZng

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

Presidente do IPC irá moderar palestra sobre Covid-19: as controvérsias contábeis e tributárias das MPs nº 927/20 e 936/20

Encontro com Acadêmicos (2)No próximo dia 24 de junho, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, com o apoio do Conselho Regional do Estado de São Paulo-CRCSP, realizará o tradicional Encontro com Acadêmicos, dessa vez, para debater o “Covid-19: as controvérsias contábeis e tributárias das MPs nº 927/20 e 936/20”. O evento virtual será ministrado por Miguel Silva, e moderado por pelo presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, pelo presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e Acadêmico da APC, Gildo Freire de Araújo, e pelo também Acadêmico da APC e conselheiro do CRCSP, Alexandre Sanches Garcia, que na ocasião farão a mediação da exposição. A atividade acontece às 16h, no canal do CRCSP no YouTube.

Miguel Silva, é advogado e contabilista, especializado em Direito Empresarial, Acadêmico da APC e diretor Técnico da SABERPLAY – plataforma streaming de treinamento profissional, credenciada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Na ocasião, o palestrante explanará os seguintes tópicos: as controvérsias contábeis e tributárias envolvendo antecipação das férias individuais e a concessão das férias coletivas; os efeitos tributários IRPJ e CSLL da suspensão temporária do contrato de trabalho; a isenção ou redução do aluguel e os seus reflexos no Passivo de Arrendamento (CPC 06–R2); o ajuste do contábil Passivo de Arrendamento que terá como contrapartida o resultado ou o ativo de arrendamento; e se há tributação do IRPJ/ CSLL/ PIS/ COFINS sobre o valor do aluguel, entre outras controvérsias.

A transmissão do evento será exclusivamente online, por esta razão, para obter o certificado de acesso ao final da atividade, será necessário se inscrever no site do CRCSP. O IPC em conjunto com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo está trabalhando para compartilhar conhecimento através das transmissões ao vivo de assuntos relevantes para a Classe Contábil. Não fique fora dessa, assista clicando aqui!

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

Presidente do IPC participa de reunião da Academia Paulista de Contabilidade

WhatsApp Image 2020-06-02 at 16.19.19O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, que também é membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC participou, ontem, 02 de junho, de uma reunião virtual promovida pela Academia, para discutir e planejar atividades nesse período de isolamento social.

Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia, iniciou a sessão apresentando a pauta da reunião, que abordou entre os assuntos, a realização em conjunto dos dois eventos mais importantes da Contabilidade brasileira, que acontecem bianualmente e contam com o apoio institucional do IPC: A Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis – Conescap, promovida pela Fenacon, federação da categoria,  e a Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Estado –  CRCSP, os eventos  devem ocorrer em novembro de 2021, tendo em vista que a Conescap não poderá acontecer este ano, por causa da pandemia do coronavírus.

O anfitrião ainda ressaltou como a classe contábil paulista se destaca das demais pela harmonia e articulação de ideias, por meio das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.

Na ocasião, também foi divulgado o próximo “Encontro com Acadêmicos”, que acontecerá por meio de uma transmissão ao vivo, no dia 24 de junho, às 16h. O evento em parceria com o CRCSP, terá como palestrante o professor Miguel Silva, que abordará o tema “Controvérsias Tributárias na pandemia”.

Os membros da Academia ainda se mostraram engajados em dar subsídios para formar e capacitar bons profissionais para o mercado de trabalho. Os participantes ressaltaram a importância de produzir materiais relevantes para a Classe e trazer grandes nomes da Contabilidade para falar em nome da APC, além de estender o apoio institucional para as entidades de ensino do interior de São Paulo.

Os Acadêmicos entendem que o “novo normal” exige novas adaptações de ensino. Segundo o presidente do IPC e Acadêmico da APC, Gildo Freire de Araújo, o nível de exigência do mercado está cada vez maior, e a boa qualificação do profissional se tornou fundamental.

“Hoje o papel do Contador nas empresas é de um consultor estratégico de negócios”, assegurou o presidente do IPC.

O presidente Domingos Orestes Chiomento finalizou a reunião agradecendo a presença dos Acadêmicos e ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP por disponibilizar a ferramenta para a realização da conferência.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

Feliz Dia das Mães!

IPC - Dia das Mães

 

IPC convida profissionais para o debate “Reconhecimento de contratos em época de Covid: entenda como sua empresa é impactada”

Destaque 3O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP realiza semanalmente com o apoio do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e demais Entidades, atividades de atualização profissional online e gratuitas devido ao isolamento social causado pelo Covid-19.

Hoje, 28 de abril, acontecerá a transmissão web ao vivo para debater o tema “Dominando a crise: reconhecimento de contratos em época de Covid: entenda como sua empresa é impactada por esta norma – NBC TG 06 (R3)/IFRS 16/ CPC 06 (R2)”, das 17h às 18h.

A transmissão será conduzida por, João Carlos Castilho Garcia, conselheiro do CRCSP. Na ocasião, o tema será debatido pelos contadores: Edison Arisa Pereira, Bruno Alexandre Cruz, Fernanda Moreira Stamboni e Marcio Cotta Rost.

Não perca essa oportunidade de se atualizar sem sair de casa, basta se inscrever no canal do Youtube.

 

SERVIÇO:                                                                         

Tema: “Dominando a crise: reconhecimento de contratos em época de Covid: entenda como sua empresa é impactada por esta norma – NBC TG 06 (R3)/IFRS 16/ CPC 06 (R2)”Data: 23 de abril de 2020 (quinta)

Horário: 17h00 às 18h00

LocalCanal do CRCSP no YouTube 

 

ASSESSORIA      

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

25 de Abril – Dia do profissional da Contabilidade

IPC - Dia do Contabilista 2020 - OPCAO 3 (1)

 

 

 

IPC apoia debate com o tema “Dominando a Crise: Inovação e Ações Empreendedoras”

Destaque 3O debate com o tema “Dominando a crise: Inovação e Ações Empreendedoras”, acontece amanhã, dia 23 de abril, das 17h00 às 18h00, ao vivo no canal do YouTube do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. O evento é uma ação em conjunto das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e demais Entidades.

Com o objetivo de debater assuntos relevantes para atualização dos profissionais da contabilidade nessa fase de isolamento social, foram convidados os profissionais: José Donizete Valentina, presidente do CRCSP, Reynaldo Pereira Lima Junior, presidente do SESCON-SP e AESCON-SP, e Antoninho Marmo Trevisan, membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC e Silvio Simonaggio, que é contador . A atividade contará com a moderação de Angela Zechinelli Alonso, que também é membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC e conselheira do CRCSP.

Para participar, basta se inscrever no canal do Youtube.

SERVIÇO:                                                                          

Tema: SOMOS ESSENCIAIS

Data: 23 de abril de 2020 (quinta)

Horário: 17h00 às 18h00

Local: Canal do CRCSP no YouTube

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

 

Debate com o tema “Dominando a Crise: Inovação e Ações Empreendedoras” é promovido por Entidades

profissao-contabil. n notíciaTodos sabemos que as atividades e aulas presenciais de ensino estão suspensas devido ao Covid-19. Por isso, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e demais Entidades afins, como o Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, estão unidas para que os profissionais e estudantes de contabilidade não tenham prejuízos quanto a atualização profissional, sendo assim, estão sendo disponibilizados recursos online, para dar sequência na educação continuada.

Com esse intuito, o IPC  apoia o debate promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP com o tema “Dominando a crise: Inovação e Ações Empreendedoras” que será transmitido ao vivo no dia 14 de abril, das 17h00 às 18h00, no canal CRCSP, no YouTube.

A atividade promovida em conjunto com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e demais Entidades tem como objetivo explanar as ferramentas digitais que são utilizadas para o trabalho remoto. Na ocasião, o debate contará com a participação dos profissionais: Marcelo Roberto Monello, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcus Vinicius Biazzin Beszile, vice-presidente de Administração e Finanças da ANEFAC, Alexandre Sanches Garcia – membro da Academia Paulista de Contabilidade e Antonio Carlos Souza dos Santos, vice-presidente administrativo do Sescon-SP. A atividade contará com a moderação de Alessandra Gouveia Pires, conselheira do CRCSP.

As inscrições estão abertas, para participar da transmissão ao vivo, basta acessar o link: https://crcsp.org.br/portal/desenvolvimento/cronograma-de-atividades/profissao-contabil-em-debate.htm

SERVIÇO:

Tema: Ferramentas Digitais para o Trabalho Remoto

Data: 14 de abril de 2020 (terça)

Horário: 17h00 às 18h00

Local: Canal do CRCSP no YouTube

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Arquivo

Edição: Lenilde de León

 

 

 

 

O IPC deseja a todos uma feliz Páscoa

cartao-pascoa-ipcjfif

 

 

 

 

IPC apoia transmissão ao vivo sobre a MP 927/20 e as regras trabalhistas

CRISEUma série de alterações nas regras trabalhistas foram apresentadas pelo governo como, por exemplo, a antecipação de férias individuais; a concessão de férias coletivas; o aproveitamento e a antecipação de feriados; o banco de horas; a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; o direcionamento do trabalhador para qualificação (com suspensão do contrato de trabalho pelo prazo de até quatro meses); e o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

Por isso, o Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, irá apoiar a transmissão ao vivo para explicar a todos os profissionais interessados sobre a Medida Provisória- MP 927/20, publicada pelo presidente Jair Bolsonaro no Diário Oficial da União do último domingo (22), para enfrentar a crise causada pelo Covid-19, o coronavírus, que será realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, hoje (27), das 15h às 16h30.

Os profissionais podem enviar as dúvidas pelo site do CRCSP, que serão respondidas ao vivo pela advogada Valeria de Souza Telles. Inscrições através do  link.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Raicoski

Edição: Lenilde De Léon

 

 

IPC integra grupo que reivindica melhorias tributárias ao governo do Estado

Sem títuloAs entidades contábeis do estado e a Ordem dos Advogados do Brasil, Secional São Paulo, requerem a suspensão e prorrogação dos prazos para cumprimento das obrigações principais e acessórias, bem como solicitam a anistia de multas e/ou outras penalidades por atraso, erro, ou omissão de informações.

Concordamos com os atos restritivos instalados para proteção à vida, orientados pelas autoridades sanitárias, entretanto, não podemos desamparar milhares de pessoas físicas, micros, pequenos, médios e grandes empresários, que continuam cumprindo seus deveres tributários, previdenciários e trabalhistas junto às administrações federal, estaduais e municipais.

E no meio dessa relação, temos os profissionais da contabilidade, que continuam mantendo seus compromissos com os seus clientes e, principalmente, com a administração pública.

No momento em que o País está voltado para o combate do coronavírus, os profissionais contábeis estão processando e cumprindo prazos para entrega de obrigações, conforme listamos:

✓ DIRPF – Pessoa Física; ✓ EFD-Reinf; ✓ EFD; ✓ DCTF; ✓ PGDAS – Simples Nacional; ✓ DCTF-Web; ✓ e-Social;
Além dessas obrigações, a contabilidade é responsável pela apuração e recolhimento dos tributos; elaboração da folha de pagamento das empresas, independente do seu porte; e ainda faz orientações de cunho trabalhista, área muito requisitada após a publicação da MP 927/2020.
Nosso pedido, advém de todas as dificuldades que estamos enfrentando, como a restrição de circulação de pessoas, os afastamentos advindos do contágio pelo COVID19 e a impossibilidade de execução técnica de todo o trabalho de forma remota.
Temos plena consciência da necessidade da manutenção das atividades contábeis e da advocacia, visando a retomada do crescimento pós crise. Trata-se de um dever cívico, trabalharmos para o cumprimento e entrega de todas as obrigações principais e acessórias, mas dentro de um contexto socioeconômico estável.

Neste escopo, as entidades congraçadas do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil, Secional São Paulo, requerem aos nossos governantes, parlamentares e membros da administração pública que concedam a suspensão temporária do cumprimento das obrigações, consequentemente, que se determine um prazo postergado para o seu cumprimento, e que afaste qualquer aplicação de multa ou penalidades neste período.
São Paulo, 26 de março de 2020
Entidades Signatárias IBRACON – FECONTESP –– SINDCONT-SP – APEJESP – AESCON-SP – SESCON TUPÃ ANEFAC – AESCON-CAMPINAS – SESCON CAMPINAS – – SESCON BAIXADA SANTISTA OAB-SP – CRC-SP – SESCON-SP

 

CFC alerta profissionais sobre impacto, nas demonstrações contábeis, e outros temas relacionados à contabilidade, sobre o surto de Coronavírus

unnamed (1)A rápida propagação da epidemia do coronavírus (COVID-19) está causando a paralisação de vários setores produtivos e fragilizando a economia mundial. Diante das circunstâncias imprevistas ou emergenciais que poderão ocorrer frente à tentativa de conter a epidemia, os demonstrativos contábeis e financeiros das empresas espalhadas pelo mundo devem refletir esse cenário.

Ainda que não seja possível mensurar os efeitos econômicos decorrentes da propagação do coronavírus (COVID-19), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) considera prudente alertar quanto aos cuidados nas divulgações dos possíveis impactos, riscos e incertezas.

Para auxiliar os profissionais da contabilidade, há algumas normas que balizam o posicionamento sobre a melhor abordagem nessa situação específica:

  • Há duas situações que exigem divulgações adicionais para as companhias: uma quando a empresa possuir risco de descontinuidade de suas operações e/ou quando houver incertezas quanto às estimativas contábeis adotadas. Esse caso está previsto na NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis.
  • Os efeitos da epidemia podem influenciar os valores justo e recuperável de ativos. Há orientações especificas sobre esse tema na NBC TG 46 – Mensuração do Valor Justo e NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos.
  • Em função dos efeitos decorrentes do mercado, há um risco de não recebimento de créditos, acarretando no aumento da estimativa de perda de crédito esperada que deva ser, em algum momento e dependendo do caso concreto, reconhecida. Esta previsão está na NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros.

Algumas normas adicionais têm relação com o assunto e são listadas a seguir:

  • alteração na estimativa de contrapartidas variáveis, conforme NBC TG 47 – Receita de Contrato com Cliente;
  • alteração do valor realizável líquido de estoques, conforme NBC TG 16;
  • recuperabilidade de tributos diferidos, conforme NBC TG 32 – Tributos sobre o Lucro;
  • valor residual e vida útil de ativos reconhecidos de acordo com NBC TG 27 – Ativo Imobilizado e NBC TG 06 – Arrendamentos; e
  • estimativas de provisões, conforme NBC TG 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

Um destaque especial cabe à NBC TG 24 – Evento Subsequente, que orienta em situações que os impactos econômicos forem relevantes. Importante divulgar os eventos e as estimativas de seu impacto financeiro ou uma descrição qualitativa de suas situações operacionais subsequentes, a fim de fornecer informações financeiras úteis para seus usuários dessas demonstrações. Outro ponto que deve ser observado sobre essa norma é a data do conhecimento dos fatos geradores de incertezas e a data de encerramento das demonstrações. Esse fator irá determinar se os efeitos serão registrados, apenas divulgados em notas explicativas ou ambos.

Destacamos que deve ser realizada uma análise detalhada nas divulgações efetuadas nas demonstrações contábeis. Tal procedimento visa assegurar que as mesmas estão ajustadas a situação atual aplicável e o impacto na entidade, de acordo com as circunstâncias e peculiaridades de suas operações.

Auditores independentes

Para os auditores independentes, a NBC TA 560 – Eventos Subsequentes e a NBC TA 540 – Auditoria de Estimativas Contábeis e Divulgações Relacionadas devem ser as principais normas a serem observadas, pois nelas são feitas as referências a suas responsabilidades quanto à adequação das estimativas e informações obtidas, inclusive após a data das demonstrações contábeis.

Com impacto em suas atividades, os auditores também poderão passar por dificuldades práticas, como, por exemplo, locomoção de suas equipes e contatos com equipes localizadas em determinados países. Esses fatos devem ser levados em conta e, dependendo das circunstâncias, podem ser requeridos testes alternativos, complementares ou outras considerações. Comunicações à administração ou reguladores devem ser efetuadas, dependendo de situações e dificuldades específicas.

As entidades devem também considerar orientações específicas e adicionais de outros órgãos reguladores nacionais e internacionais, se for o caso. Destaca-se ainda que outras normas, não citadas no alerta, devem ser consultadas pelos profissionais da contabilidade, visando considerar o caso concreto de cada entidade.

O CFC poderá emitir orientações complementares no futuro, caso necessário.

Fonte: CFC

 

 

 

Sindcont-SP comemora  posse da nova diretoria com a presença do presidente do IPC

WhatsApp Image 2020-03-06 at 11.32.58O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire Araújo, participou ontem, 05 de março, da festividade para comemorar a posse da nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que tem como presidente, Geraldo Carlos Lima.

Para o presidente do IPC, Gildo Freire Araújo, a importância do evento de uma entidade Centenária, como é o Sindcont SP, se dá pela participação dos Profissionais da Contabilidade, em reconhecimento do valor de uma nova diretoria, para a continuidade de um trabalho sério e dedicado, em prol da classe, que tão bem realiza o Sindicato. “Parabéns à nova gestão, muito sucesso e realizações”.

O solenidade contou com o discurso emocionado do presidente do Sindcont-SP na gestão 2017- 2019, Antonio Eugenio Cecchinato, que agradeceu seus pares pelo companheirismo em seu mandato, destacando o papel fundamental de Geraldo Carlos Lima, que na ocasião era seu vice- presidente.WhatsApp Image 2020-03-06 at 11.33.09

Para falar em nome as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, foi convidado o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Dagoberto Silverio da Silva, que também tomou posse do cargo este ano e desejou boa sorte aos colegas que estão assumindo o desafio de comandar o Sindicato.

O gestor do triênio (2020 -2022), Geraldo Carlos Lima, relembrou sua história até conhecer o Sindicato, há 25 anos, não tinha ideia da importância do papel da Entidade para os profissionais e a sociedade.

“A Casa do Saber Contábil será um templo de ensino, conhecimento e aprendizado para todos os nossos associados, filiados, profissionais contábeis e sociedade em geral”, assegurou Lima.

Também prestigiaram o evento personalidades políticas e da Classe Contábil, como: Sergio Prado de Mello, diretor financeiro do IPC, Walter Ihoshi, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp; o deputado Itamar Borges; a vereadora Edir Sales; o vice-presidente do Tribunal de Impostos e Taxas – TIT, Alberto Podgaec; e o subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá.

ASSESSORIA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León

 

 

Presidente do IPC participa do movimento contra o aumento de impostos e a favor da desoneração da folha

DSCN2504Hoje, 17 de fevereiro, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, participou do ato contra o aumento de impostos e a favor da desoneração da folha, que correspondem às PECs 45 e 110, que tratam da reforma tributária. O evento foi realizado no Clube Esperia, em São Paulo.

As entidades e lideranças empresariais entendem que as propostas em discussão no Congresso não atendem a esses objetivos.

De acordo com o presidente do IPC, essa proposta de Reforma Tributária que o Congresso quer implantar é inviável. Tendo em vista que estamos lutando por uma Reforma mais justa e sem aumento de impostos, o governo precisa repensar toda vez que tem um déficit público.

“Essa proposta vai na contramão do que se espera de uma gestão governamental. Agora é o momento de pensar em redução de impostos”, assegurou Freire.

Para Alfredo Cotait, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) – entidade que integra mais de 420 associações comerciais e representa cerca de 200 mil empreendedores – a PEC 45 provoca um aumento na tributação no setor de serviços para pessoas físicas, sobretudo nas áreas de educação, saúde e habitação.

“Estamos batalhando pela simplificação tributária, então queremos eliminar obrigações acessórias, mas sem abrir mão da desoneração da folha de pagamentos para melhorar condições de emprego”, afirmou Cotait.

O movimento, que conta com mais de 70 entidades, abre uma discussão sobre a Reforma Tributária. Segundo os participantes, as duas propostas que estão sendo discutidas e não atingem o anseio da classe trabalhadora e dos empresários, por isso o debate visa esclarecer para a população o que está tramitando atualmente na Câmara dos Deputados e no Senado.

“Queremos uma Reforma Tributária, mas uma boa reforma, que de fato melhore o país, gere mais competividade, simplifique o sistema tributário e esteja alinhado com o futuro”, afirma Gabriel Kanner, presidente do Instituto Brasil 200.

Segundo Kanner, se a PEC 45 for implementada como está, serviços essenciais como de consultórios médicos teriam aumento de carga tributária de 400% e escolas, de 311%.

O ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel criticou os projetos que estão em debate no Congresso. Segundo ele, o pequeno produtor rural seria o mais afetado por essas PECs. Cerca de 1 milhão de produtores pessoa física seriam equiparados a pessoa jurídica para fins tributários e passariam a ser onerados por uma alíquota 26%. “A margem desses produtores é de 1%, se estiverem sujeitos a essa alíquota será a falência do agronegócio no país”, disse o ex-secretário.

Na ocasião, foram ministradas palestras do ex-secretário da Receita Federal e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público, Everardo Maciel, e do presidente-fundador da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nesse.

O movimento foi criado com a intenção de colaborar com as decisões do Congresso, alcançando assim o melhor desfecho diante das discussões desses temas.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León

 

 

 

 

Presidente do IPC prestigia posse da nova diretoria do CRCSP

SDP_6268O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, que também presidiu o CRCSP, na gestão 2016/2017, foi um dos integrantes da solenidade festiva de posse da nova Diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, realizada no último sábado (1º), ocasião em que o contador José Donizete Valentina assumiu a Presidência da Entidade.

Gildo Freire desejou pleno êxito à nova gestão. “Faça votos que tenham foco e energia suficientes para alcançar todas as suas metas à frente do maior Conselho de Contabilidade do Pais, trazendo frutos e bons resultados para os mais de 150 mil profissionais atuantes no Estado.”.

No biênio 2020-2021, o Conselho Diretor do CRCSP,  sob a Presidência de José Dagoberto Valentina, contará com os seguintes contadores: José Aparecido Maion, como vice-presidente de Administração e Finanças; João Carlos Castilho Garcia, como vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina; Marcelo Roberto Monello, como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; e Mariano Amadio, como vice-presidente de Registro.

Cerimônia

Na ocasião, Márcia Ruiz Alcazar, que presidiu o CRCSP na gestão 2018/2019, contou alguns dos seus aprendizados ao longo desta experiência e apresentou a sua gratidão a todos que lhe ofereceram suporte durante a trajetória.

Diversas autoridades da classe contábil e política de São Paulo participaram do evento, como forma de oferecer apoio aos novos  dirigentes do CRCSP,  colocando-se à disposição para ajudar naquilo que for necessário para o sucesso da gestão.

Na ocasião, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo foram representadas pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Junior.

Já os ex-presidentes do CRCSP foram representados pelo contador Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, presidente na gestão 2014/2015.

Em seu discurso, o novo presidente do CRCSP lembrou as dificuldades que a profissão vivencia, mas com a esperança de dias melhores. “Para vencermos os desafios, teremos que juntos buscar soluções inteligentes e transformadoras, o que só será possível com a união de ideias e sua materialização em ação”, orientou José Donizete Valentina.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Katherine Coutinho

Foto: Arquivo

Edição: Lenilde de León

 

 

 

 

O Instituto Paulista de Contabilidade-IPC deseja um feliz Natal e próspero Ano Novo

Web

 

 

Recesso final de ano do IPC

Aviso IPC (2)

 

 

73 anos do CRCSP é celebrado pelo presidente e diretoria do IPC

DSCN1905O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade, Gildo Freire Araújo, que também presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, na gestão 2016-2017 e o diretor Financeiro, Sergio Prado de Melo, que ocupou o mesmo cargo na gestão 2008-2009 foram integrantes das comemorações que celebraram os 73 anos de constituição do CRCSP, no dia 12 de dezembro de 2019.

Em seu último ato como presidente do CRCSP, na gestão 2018-2019, Marcia Ruiz Alcazar, deu as boas-vindas aos convidados, agradecendo a todos que contribuíram para o fechamento positivo de sua gestão.

Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e ressaltou a liderança contábil da presidente do CRCSP.

DSCN1868“O CRCSP nasceu e surgiu dentro do Sindcont-SP. E isso nos orgulha bastante. Quero expressar os meus parabéns e cumprimentos a todos os presidentes e conselheiros que contribuíram para esses 73 anos de sucesso”, parabenizou Cecchinato.

Homenagens

Na noite de homenagens promovida pelo CRCSP, os contadores Marina Kazue Tanoue Suzuki, Alaíde da Silva Pereira Vitorino; José Serafim Abrantes; Josefa Possidônio Dapper, José Dini Filho, João Miguel Silva e Claudia Regina Fernandes Ferreira, foram condecorados com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, por sua dedicação e contribuição com as causas contábeis.

Os profissionais Amaro Luiz De Oliveira Gomes, Ana Tércia Lopes Rodrigues e José Alberto De Boni, receberam a Medalha Pedro Pedreschi.

A Medalha Francisco D’áuria foi entregue a Ivam Ricardo Peleias e a Flávia Zóboli Dalmácio.

Valmor Slomski e Liliane Cristina Segura receberam a Medalha Frederico Herrmann Júnior.

Já a Medalha Ernani Calbucci ficou com Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

E por fim, a Medalha Horácio Berlinck foi recebida por Henrique Formigoni e Maísa De Souza.

Durante a cerimônia também foram reconhecidos os profissionais nas categorias Dissertações de Mestrado, com o primeiro lugar indo para Alice Mie Tanikawa Bernice, seguida por Josué Pereira, e, em terceiro lugar Cleiton Ricardo Kuronuma. A Tese de Doutorado ficou com Anelise Krauspenhar Pinto Figari. O Diploma de Honra ao Mérito do Prêmio Professor Notável – 2019 foi concedido ao Professor Doutor Alexsandro Broedel Lopes.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Zulmir Breda enalteceu a presidente do CRCSP, Marcia Ruizi Alcazar destacando sua força feminina ao encarar o desafio de comandar o maior e mais importante Conselho Regional de Contabilidade do País.

Por sua vez, a presidente Marcia Ruiz Alcazar falou sobre o sentimento de felicidade por sua gestão 2018-2019. “Uma gestão inovadora e disruptiva. Concluo esse mandato com ética, lealdade e transparência”, disse emocionada.

Assessoria

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto e fotos:Bruna Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

 

Presidente do IPC participa de cerimônia de posse da nova diretoria do Centro de Estudos do Sindcont-SP

DSCN1843O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, prestigiou a cerimônia de posse da nova diretoria do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP. O evento foi realizado na noite da quarta-feira (11), na sede da Entidade.

Além do grupo de São Paulo, foram empossados os coordenadores dos núcleos de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e Diadema.

Gildo, que também foi presidente do Centro de Estudos (gestão 1996), salientou a importância da renovação para a evolução das organizações. “A Contabilidade está em constante mudança, então é saudável que haja mudanças contínuas também nas pessoas que participam de grupos tão importantes quanto o Centro de Estudos, para gerar novos ares e ideias”, afirmou.

Em 2020, a diretoria do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP será composta por: José Roberto Soares dos Anjos (presidente); Aluísio Guedes Silva (vice-presidente); Márcio Augusto Dias Longo (1º secretário); Rosane Pereira (2ª secretária); Denis de Mendonça (3º secretário); Mitsuko Kanashiro da Costa (4ª secretária); e Josimar Santos Alves (suplente).

E os consultores jurídicos continuam os mesmos do ano anterior: Alberto Batista da Silva Júnior; Benedito de Carvalho; e Henri Paganini.

Cartão de Natal

A noite contou também com a entrega da premiação do Concurso Infantil “Cartão de Natal – Sindcont-SP”.

O terceiro lugar da noite entregue pelo diretor Cultural da Entidade, Claudinei Tonon, à Emanuela de Medeiros P. Silva, de 9 anos, filha do consulto jurídico do Sindcont-SP, Alberto Batista da Silva Júnior. A pequena recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 200,00 e ainda recitou uma poesia sobre o Natal.

O segundo lugar, por sua vez, foi entregue pelo vice-presidente e presidente eleito do Sindcont-SP para a Gestão 2020-2022, Geraldo Carlos Lima. O vencedor foi Murilo Barbosa Lima, de apenas 2 anos, primo da Jovem Aprendiz do Sindcont-SP, Patricia Barbosa Marculino. O prêmio correspondente foi de R$ 300,00.

Já o primeiro lugar foi entregue pelo presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, à Isadora Barros Martins, 6 anos, filha do Associado Alexandre José Martins, que recebeu um cheque simbólico de R$ 500,00. Além disso, sua obra ilustrará o cartão de Natal da Entidade, que será enviado a todos os associados.

Assessoria

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto e fotos: Katherine Coutinho

 

Diretoria do IPC participa de almoço de confraternização e homenagens  da APC

DSCN1801O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, acompanhado do diretor Financeiro, Sergio Prado de Melo, ambos Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade -APC, participaram, nesta terça-feira (10), do almoço de confraternização e homenagens promovido pelo presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento.

Sergio Prado de Melo que acumula a função de  Coordenador Geral do Grupo Verde, recebeu uma Menção de Agradecimento da APC por seu apoio às atividades da Academia. A homenagem foi transmitida pelo Acadêmico João Aleixo.

DSCN1779Na ocasião, o Acadêmico Irineu De Mula recebeu um Diploma de Mérito por ser o primeiro presidente da APC, após sua reinstalação em 2011, e por ter conduzido os destinos da Entidade até o ano de 2018, quando Chiomento assumiu a Presidência.

Também foram homenageados por meio de Menções de Agradecimentos a Acadêmica Angela Zechinelli Alonso e os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, como: Antonio Eugenio Cecchinato, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; Marcia Ruiz Alcazar, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Manoel de Oliveira Maia, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Reynaldo Lima,do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon – SP; a Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo – Aescon-SP; Paschoal Rizzi Nadei, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e Carlos Augusto Pires, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon.

No mesmo ato, foram homenageados ainda os Coordenadores Gerais dos Grupos: Branco, Verde, Azul e do Interior, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Sergio Prado de Melo, José Serafim Abrantes e Dagoberto Silvério da Silva, respectivamente, pelo apoio à Academia e às atividades desenvolvidas.

“Esta é a primeira vez que a nossa Academia promove um encontro dessa natureza, no qual nos confraternizados, brindamos os sucessos alcançados neste período e temos a satisfação de reconhecer publicamente os esforços e dedicação do nosso corpo de Acadêmicos, que hoje se constitui em um verdadeiro grupo de notáveis dedicados à evolução do conhecimento e ao engrandecimento das Ciências Contábeis”, disse o presidente da APC.

Assessoria

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

Fotos: Sarah Saliba

 

 

IPC marca presença na 18ª Conescap no Espirito Santo

WhatsApp Image 2019-11-18 at 16.56.45

Pela primeira vez a cidade capixaba recebeu a 18ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Conescap. O evento ocorreu entre os dias 13 e 15 de novembro, na cidade de Vitória, no estado do Espirito Santo.

O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, participou do evento que contou com uma estrutura de 6 mil metros quadrados em forma de arena, para tornar as palestras ainda mais interativas. A realização da convenção ficou por conta da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis – Fenacon e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis – Sescon/ES.

As apresentações eram rotativas, auditório principal aberto e quase 55 horas de networking e palestras voltadas para a Gestão e Inovação tecnológica. Entre os grandes nomes do mercado, estavam: Leandro Karnal, Bruno Nardon, Ricardo Amorim e Ian Khan.

A 18ª edição do evento foi um sucesso, superando as expeditivas de participações, ao todo foram 2050 inscrições. A convenção reuniu empresários de todo o País, além do presidente do IPC, estiveram presentes, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Márcia Ruiz Alcazar e o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento.

A próxima edição do evento, acontece em 2021, em São Paulo.

WhatsApp Image 2019-11-18 at 16.56.46

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski com informações do Conescap

Fotos: Arquivo IPC

Edição: Sarah Saliba

Sucesso da 26ª Convecon: mais de três mil participantes, 42 painéis, 30 expositores e muito conhecimento transmitido

GildoRealizada pelo Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, com organização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado, a 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon terminou na quarta-feira (6), após reunir 3.271 pessoas que frequentaram as palestras,  participaram dos painéis e visitaram a  feira de negócios – espaço que apresentou as últimas novidades em serviços e produtos para os profissionais, empresários e estudantes da Contabilidade, nos três dias do evento.

A 26ª Convecon aconteceu de 4 a 6 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, proporcionando relevantes conhecimentos aos participantes, graças ao empenho das lideranças que a estruturaram. “Organizar uma Convenção não é fácil. Em 2016, quando eu estava na Presidência do CRCSP, coube a nossa diretoria essa missão. O que percebemos é que a realização começa um ano antes, pelo menos. Nesta etapa é preciso definir a estratégia e o lema a ser abordado, que precisa ser Gildo 2interessante para os profissionais. Afinal, há muito conteúdo disponível na internet, então é necessário ser lema inédito e atrativo para os participantes. Agora, à frente do IPC, fomos responsáveis por angariar e administrar os recursos financeiros que tornaram o evento possível, além de integrar a comissão organizadora da 26ª Convecon”, explicou Gildo Freire Araújo, presidente do IPC.

Palestras e prêmios

Durante os três dias, 30 expositores participaram do evento, apresentando 42 painéis, que abordaram as principais tendências dos segmentos da área contábil, divididos em três eixos: Tecnologia e Inovação; Auditoria, Compliance e Riscos; Liderança e Ética Profissional; Negócios e Empreendedorismo Contábil.

Porém, algumas atividades tiveram assuntos comuns a todos os participantes, como a palestra sobre as “Transformações da Profissão Contábil na Era Digital”, apresentada pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Zulmir Breda; o painel “Financial Leadership in a Digital Age”, ministrada por Jim Gurowka; e a Reforma Tributária, conduzida pelo tributarista Miguel Silva e pelo economista Paulo Rabello de Castro.

Além das palestras motivacionais, com a  contadora Raquel  O Maia CEO da Lacoste, que ficou responsável por proferir  a Palestra Magna do evento,  onde comunicou à plateia que o seu sucesso deveu-se aos estudos frequentes, à eterna busca de aperfeiçoamento profissional e, principalmente, pelo fato de ser contadora.   E a do judoca Flávio Canto, atleta que contou sua trajetória profissional no esporte e apresentou o trabalho social “Reação” que desenvolve na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, com o objetivo de “lutar contra a falta de oportunidade na largada”, gerada pela desigualdade social do País.

Além disso, houve uma premiação dos três melhores trabalhos técnicos voltados à área contábil, e os vencedores  deste ano foram:

No primeiro lugar, ganhando o prêmio de R$ 5.000, o tema foi: “Como Contabilizar e Tratar Fiscalmente os Descontos Condicionais na Aquisição de Mercadorias”, de autoria de Daniel Tanganelli Coelho, Rodrigo Paiva Souza e Marta Cristina Pelúcio Grecco.

A segunda posição, com um prêmio de  R$ 3.500 foi para o tema: “Bitcoin: uma Análise das Pesquisas de Contabilidade e Finanças Publicadas em Periódicos”, trabalho de Vinícius Henrique Rocha Araújo, Thiago Alberto dos Reis Prado e Juliano Augusto Orsi de Araujo.

E em terceiro lugar, recebendo o valor de R$ 1.500 ficou o tema “A Contabilidade aplicada ao Sistema Eleitoral”, de Alexandre Di Pietra.

Lançamento livro

No segundo dia do evento, 5,  a Academia Paulista de Contabilidade – APC  fez o lançamento do livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico”, no estande do CRCSP. Sendo um dos  Acadêmicos e autores da obra, Gildo Freire de Araújo  também distribuiu seus autógrafos para muitos participantes que ganharam graciosamente o livro.

O livro traz 21 textos técnicos, dos quais 19 são CPCs, inclusive o das PMEs, e mais um texto sobre as IPSAS  e o Relato Integrado em uma linguagem acessível, com ilustrações e exemplos práticos.   A obra, em sua versão eletrônica e interativa ( e-book) encontra-se disponível no site da  Academia: www.apcsp.org.br.

Atração musical

O encerramento da 26ª Convecon contou ainda com a palestra show da banda Reverb, que utiliza sua sonoridade para passar mensagens de superação e crescimento pessoal, e sorteios de prêmios dos estandes da feira de negócios.

Balanço

Para Gildo Freire de Araújo, o balanço do evento foi bastante positivo. “Os comentários que nós temos recebidos são tanto elogiosos quanto críticas construtivas, porque sempre estamos em busca de aperfeiçoamento. Desde 2017, adotamos um modelo diferente, com fones nas plenárias para que cada um consiga ouvir apenas o tema que o interessa ou mesmo trocando para um que o agrade mais agradou o público. E esse feedback é importante, porque estamos aqui para proporcionar a melhor experiência aos participantes”.

Assessoria

DE LEON COMUNICAÇÕES

www.deleon.com.br

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde de Léon

Fotos: Katherine Coutinho

 

 

26ª Convecon tem início com homenagens

1c8eea2f-08f7-473e-87dc-1b970f6458e3A 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon teve início nesta segunda-feira, 04 de novembro, no Expo Center Norte, reunindo  cerca de três mil profissionais, empresários e estudantes da Contabilidade, para debater temas  atuais e de interesse da profissão,  tais como: Contabilidade 4.0, as novas tecnologias e a reforma tributária.

O evento segue até a quarta-feira (6), com muitas palestras e debates, além da feira de negócios, que nesta 26ª edição da Convecon apresenta muitas novidades em produtos e serviços para os profissionais da área.

Na abertura oficial do evento, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC – entidade realizadora – Gildo Freire de Araújo foi homenageado pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, por sua colaboração para  tornar realidade o evento.

Também foram homenageados os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, grupo composto por: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP;  Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP; Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e Academia Paulista de Contabilidade – APC.

O presidente de Sescon-SP, Reynaldo Lima Júnior, representou as Entidades Congraçadas na ocasião, salientando a importância do evento.

A vereadora Edir Sales também participou do evento, colocando seu gabinete à disposição dos profissionais contábeis. De igual forma, o deputado estadual Itamar Borges marcou presença, lembrando sua trajetória ao lado dos contabilistas, inclusive na Frente Parlamentar do Empreendedorismo – Frepem.

Em seu discurso, a presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, afirmou que muitos não esperavam que a revolução tecnológica fosse chegar. “Hoje precisamos contar a história que existe por trás de tantos números. Então nada substituirá a mão humana”, destacou.

Medalhas

Na ocasião, foi outorgada a Medalha “Professor Hilário Franco”, ao  contador e professor  Ariovaldo dos Santos;  e a Medalha “Pedro Pedreschi” ao contador e presidente do Conselho Federal e Contabilidade- CFC, Zulmir Ivânio Breda.

 

Palestra Magna

As atividades do primeiro dia da 26ª Convecon foram encerradas com uma palestra magna proferida pela contadora Rachel O. Maia, que hoje é CEO da Lacoste.

A palestrante narrou sua trajetória de vida e as conquistas profissionais, sempre enfrentando muitas lutas e preconceitos, mas tendo como âncora os conselhos de sua mãe, o apoio da família e, principalmente, a dedicação aos estudos.

Segundo ela, foi a busca constante por aperfeiçoamento profissional que lhe fizeram galgar postos de diretoria em grandes multinacionais, e que as escolhas sobre sua pessoa sempre se deram por ela ser contadora.

A 26ª Convecon segue nos próximos dias com uma enriquecedora programação, Veja programação completa.

Texto: Lenilde de León

 

Lançamento livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico”

capa livroGildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade, entidade realizadora da 26ª Convecon, também é um dos autores do livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico”, que será distribuído gratuitamente, durante os três dias do evento, no estande da Academia Paulista de Contabilidade.

Os Acadêmicos estarão autografando a obra no dia 05, a partir das 19 horas, no estande do CRCSP.

Compareça e leve o seu exemplar, obra inédita, que tem um valioso conteúdo técnico.

 

 

 

 

 

IPC realiza o maior evento contábil do Estado de São Paulo: a 26ª Convecon

foto_noticiaDentro das prerrogativas de atuação do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, que tem como premissa apoiar o desenvolvimento dos profissionais da Contabilidade no Estado de São Paulo, estamos totalmente empenhados na realização da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade – Convecon, programada para o período de 4 a 6 de novembro próximo, no Expor Center Norte.

Todo o nosso esforço e dedicação tem como objetivo o pleno êxito da 26ª Convecon, que tem como lema: “Contabilidade 4.0: disruptiva, inovadora e sustentável”, e está absolutamente imperdível para os profissionais da classe, considerando a quantidade e a qualidade das informações e conhecimentos que serão transmitidos no evento, pelos mais renomados especialistas e profissionais do setor.

São ao todo 60 palestrantes do mais alto nível, com um foco dirigido às questões da Tecnologia, Contabilidade 4.0, nova postura exigida pelos profissionais da Contabilidade, temas atuais da profissão, inclusive a reforma tributária, e muitos outros, que sinalizam tendências de grande impacto no presente e futuro da nossa profissão.

Além do mais, os participantes da 26ª Convecon poderão, participando dos temas técnicos pontuados, acumular 14 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada – EPC do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Este grandioso evento tem merecido toda a atenção da diretoria do instituto Paulista de Contabilidade – IPC, juntamente com os representantes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, grupo que agrega o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP; o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon – SP; a Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo – Aescon-SP; a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, e Academia Paulista de Contabilidade – APC, porque estamos conscientes da importância da atualização de conhecimento para os profissionais da nossa classe, hoje um fator determinante para o seu sucesso ou não na profissão.

A Convecon, que já está em sua 26ª edição, é um dos mais significativos eventos da Classe Contábil no Brasil, inclusive detentora do Prêmio Jacaré de Ouro, em 2017, pela excelência dos trabalhos realizados na 25ª Convecon, a qual também tive a honra e o orgulho de realizar, então como Presidente do CRC-SP.

A 26ª Convecon está sendo preparada para se tornar um evento marco da Contabilidade do Estado de São Paulo e do Brasil. Não fique de fora deste acontecimento, que fará toda a diferença em sua carreira profissional.

Se ainda não fez faça já a sua inscrição no site: www.convecon.org.br.

Gildo Freire de Araújo

Presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC

 

 

 

Presidente do IPC participa do encerramento do 29º Epac do Sindcont-SP

ipcO presidente do Instituto Paulista de Contabilidade, Gildo Freire de Araújo, participou, na noite da quarta-feira (23), da reunião especial dos ex-presidentes do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, na Universidade Metodista de São Paulo – Campus São Bernardo do Campo. A atividade fez parte da programação do 29º Epac – Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade.

Gildo Freire de Araújo, que esteve à frente do CEDFC na gestão 1996,presidiu a mesa, que contou com os colegas: Geraldo Carlos Lima (gestão 2005), Fernando Correia da Silva (gestão 2016), de São Bernardo do Campo e Teresinha Maria de Brito Koide (Gestões 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014).

Na ocasião, os ex-presidentes e frequentadores assíduos do Centro de Estudos trocaram informações com os alunos sobre o dia a dia da profissão e ainda tiraram as principais dúvidas dos futuros contadores.

O Centro de Estudos existe há 70 anos, com o intuito de promover a troca de informações entre os profissionais da Contabilidade.

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

Fotos: Arquivo Sindcont-SP

 

 

Presidente do IPC participa de seminário sobre Terceiro Setor em São Bernardo do Campo

gildoO presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, foi um dos palestrantes do seminário do Terceiro Setor realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, na última quinta-feira (17), em São Bernardo do Campo.

A atividade abordou os temas “Relacionamento entre Gestores e Contadores nas OSCs”, “Controles Internos”, “Contabilidade de Acordo com o Marco das Organizações da Sociedade Civil” e “Elaboração do Plano de Contas”.

Além de Araújo, os especialistas Francisca Cândida Candeias de Moraes e José Alberto Tozzi também ministraram palestras durante a atividade.

Homenagens

Durante o seminário, o CRCSP realizou homenagens aos profissionais com mais tempo de registro ativo no Conselho.

Na ocasião, os homenageados foram: Álvaro de Azevedo Marques Júnior, José Moreira Milare, o ex-delegado do CRCSP Odilon Luiz de Oliveira e a organização contábil Cruzeiro.

Os homenageados receberam diplomas de mérito, entregues por Gildo Freire de Araújo, pelo delegado regional em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, e pelo vice-diretor Cultural do Sindcont-SP, Nobuya Yomura.

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

Fotos: Arquivo

 

 

 

IPC apoia o esporte com patrocínio ao 8º Joconesp

O Instituto Paulista de Conesportes-ingles-1200x675tabilidade – IPC é um dos patrocinadores da oitava edição dos Jogos Abertos dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Joconesp. O evento, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, tem o intuito de promover o espírito desportista e a confraternização entre os profissionais da Contabilidade.

Neste ano, a disputa contará com 14 modalidades esportivas:

Vôlei de quadra,

Tênis de mesa individual,

Basquete street 3×3,

Futsal e futsal society,

Corrida,

Truco,

Xadrez,

Natação,

Bocha,

Bilhar,

Vídeo game fifa futebol, e

Futebol de botão misto.

As disputas ocorrerão no Sesi Franca. Mas algumas categorias poderão ser transferidas para outros locais. As informações a este respeito serão repassadas com até 48 horas de antecedência.

Inscrições e valores

Quem desejar participar, pode se inscrever diretamente no sindicato da região na qual trabalha ou reside ou no site do evento (http://sincofran.com.br/joconesp). Estudantes e colaboradores do setor contábil também podem participar. Entretanto, será necessário comprovar o registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.

Para os atletas, a inscrição individual está no valor de R$ 135,00, com direito a participar do jantar de abertura, do almoço no sábado e participar dos jogos. Já para os acompanhantes a inscrição custa R$ 100,00, também com direito a participar do jantar de abertura, do almoço no sábado e acompanhar os jogos ao vivo como torcedores.

Patrocinadores

Nesta edição, o patrocínio Diamante é da Jettax – Soluções em Automação. O patrocínio Ouro é da DOCCIN – Contabilidade Empresarial. O patrocínio prata é do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC. Os patrocinadores Prata são: Oliveira Contábil, Job Contábil e Contábil Ipiranga. Já o patrocínio bronze ficou por conta de ServMed, Contjet, JGA, SCI Sistemas Contábeis, Valente Assessoria Contábil. Devout, CAC, Contasco, Lomac, Osfe Contábil, Monello Contadores, Galloro & Associados, Labor Day e Sensei Organização Contábil.

 

 

 

 

 

Inscreva-se na 26ª Convecon – evento será realizado em novembro

 

 

 

Presidente do IPC recebe honraria no CRCSP

APC2O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP realizou ontem, 26 de setembro, a reunião plenária dos conselheiros. Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos das Comissões e Câmara, além de uma homenagem ao presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo.

Gildo esteve à frente do CRCSP na gestão 2016-2017, onde realizou diversas ações para a melhoria da classe contábil e a atualização profissional. Nesses dois anos de trabalho, o atual presidente do IPC colecionou grandes conquistas no comando do Conselho, entre elas o Prêmio Jacaré de Ouro, que recebeu pela realização da 25ª Convecon. O troféu gratifica os melhores eventos do País, dentro da categoria evento regional.

Diante do seu longo histórico de atuação e sua gestão, Gildo recebeu das mãos da presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, o título de presidente benemérito do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. A homenagem prestada destaca a importância de suas contribuições para a classe contábil.

O presidente do IPC agradeceu a honraria e o reconhecimento, destacando a importância do trabalho em conjunto para o sucesso de uma gestão. “Esta homenagem é o resultado de todo o trabalho desenvolvido na minha gestão, com o esforço e dedicação de todos que fizeram parte dela. Nada se faz sozinho”, destacou o presidente do IPC.

Texto: Bruna Lyra Raiscoski

Edição: Katherine Coutinho

Fotos: Arquivo CRCSP

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa
bruna@deleon.com.br
(11) 5017-7604// 99655-2340

 

Presidente e diretor Financeiro do IPC participam das comemorações do Centro de Estudo no Sindcont-SP

DSCN1060Na noite da quarta feira (25), o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, acompanhado do diretor Financeiro da Entidade, Sergio Prado de Mello, participaram das comemorações dos 70 anos do Centro de estudos e Debates Fisco Contábeis – CEDFC, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

Por ser o presidente de uma das principais entidades contábeis do Estado e ex-presidente do CEDFC, Gildo Freire de Araújo fez parte da mesa solene, também composta por Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP; Antonio Inácio Barbosa, presidente do CEDFC; Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRCSP; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Itamar Borges, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo – Frepem; Arthur Verna, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis no ano de 1973; e Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC.

O deputado estadual Itamar Borges foi um dos primeiros a se pronunciar e destacou a importância das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, fazendo menção aos seus presidentes, enquanto enfatizava que os profissionais da Contabilidade foram essenciais para a fundamentação da Reforma Tributária.

Itamar convidou os profissionais da classe contábil a participarem com sugestões para revogar as leis que  atrapalham a vida do contador, das empresas e da sociedade.  Segundo ele, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está promovendo um Revogaço, que tem como objetivo extinguir mais 200 leis que estão com sinal verde para serem extintas.

Também presente ao evento,  Márcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem da 26ª Convenção Estadual dos Profissionais da Contabilidade, que acontecerá no período de 04 a 06 de novembro próximo.

Segundo ela, os organizadores  da 26ª Convecon estão preparando um evento imperdível, cuja participação se faz necessária a todos os profissionais da classe. “Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar”, enfatizou.

Medalha Luiz Fernando Mussolini

O evento também foi marcado pela entrega anual da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, que desde 2007 agracia associados ou não associados que contribuem direta ou indiretamente para o fortalecimento e enaltecimento do CEDFC.  Este ano receberam as homenagens os contabilistas Nelson Golçalves Jacintho e Edinice da Silva Costa.

Antonio Eugênio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP, encerrou a solenidade cumprimentando a todos os homenageados e relembrndo que neste ano de 2019 o  Sindicato completou o seu Centenário, no dia 19 de julho último, e que muitas ações estão sendo realizadas em razão desta tão marcante dada.

“Nesta noite, além dos 100 anos do Sindcont-SP, estamos festejando os 70 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis de São Paulo;  os 15 anos do Centro de Estudos de São Bernardo do Campo; os dois anos do Centro de Estudos de São Caetano do Sul;  e o primeiro ano do núcleo do CEDFC de Taboão da Serra, todos voltados ao estudo das leis e cooperação entre os pares. Os Centros de Estudos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo são poderosas ferramentas fundamentais para auxiliar os contadores em seus trabalhos diários”.

Texto: Sarah Saliba

Edição: Lenilde de León

Fotos: Sarah Saliba

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa
bruna@deleon.com.br
(11) 5017-7604// 99655-2340

 

22 de setembro: Dia do Contadoripc

 

 

 

Diretor financeiro do IPC prestigia XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista em Pernambuco

43825c7b-05fc-4a6e-96e9-b49dea6b27e2Encerou hoje, 13 de setembro, o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), em Porto de Galinhas (PE). O diretor financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Sergio Prado de Mello, participou ao lado de lideranças contábeis da 12ª edição, que abordou o tema “Empreendedorismo, Inovação e Sensibilidade: conduzindo revoluções’’.

Foram três dias de imersão onde foram debatidos diversos assuntos, como: compliance e governança, cultura inclusiva e os desafios da Ciência Contábil frente à inovação tecnológica, entre outros, darão o tom ao evento.

O evento que teve encerramento hoje, 13 de setembro, recebeu cerca de 1.200 pessoas, entre personalidades renomadas da área contábil, empresários, profissionais, estudantes, professores e autoridades governamentais, que puderam atualizar seus conhecimentos na área Contábil.

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Arquivo IPC

Edição: Sarah Saliba

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa
bruna@deleon.com.br
(11) 5017-7604// 99655-2340

 

 

IPC e Entidades Contábeis realizam a 26ª Convecon – maior evento da Contabilidade do Estado de São Paulo

Imagem CONVECONA 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon, este ano  acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, tendo como lema “Contabilidade 4.0: disruptiva, inovadora e sustentável”. A edição deste ano será realizada em São Paulo, no Expo Center Norte, localizado na rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.

O Instituto Paulista de Contabilidade – IPC é o realizador do maior evento, juntamente com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, que tem a organização sob a responsabilidade do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP. Esta 26ª edição da Convenção tem a expectativa de receber cerca de 3 mil profissionais, empresários e estudantes da classe contábil,  para debater o futuro da profissão no atual universo, altamente tecnológico e competitivo.

O evento que acontece a cada dois anos visa contribuir para o conhecimento e o aprendizado daqueles que atuam ou estão ingressando na área, enfatizando, especialmente nessa era digital, a necessidade de atualização e adaptação constantes.

Durante os três dias de imersão os profissionais, empresários e estudantes da área contábil terão acesso à uma programação dividida em quatro “Trilhas de Conhecimento”, planejadas para cada área de atuação. São elas – 1) Tecnologia e Inovação; 2) Auditoria, Compliance e Riscos; 3) Liderança e Ética Profissional; 4) Negócios e Empreendedorismo Contábil.

Na ocasião serão abordados temas, como: As transformações da profissão contábil na era digital; Análises macroeconômicas sobre o ambiente de negócios brasileiro; Marketing contábil – captação de clientes de forma ética; Blockchain, inteligência artificial e legislação aplicável na contabilidade; Dilemas éticos na Gestão empresarial 4.0; Startups aplicadas a economia colaborativa; Impactos das tecnologias disruptivas na perícia contábil; Lei Geral de Proteção de Dados;

Realização e apoio

A 26ª Convecon é realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP e Academia Paulista de Contabilidade – APC.

A Convenção também conta com o apoio das seguintes Entidades:  Conselho Federal de Contabilidade – CFC; Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac; Associação dos Contadores Municipais de São Paulo; Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL; Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores – Febrapam e Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon.

Serviço

Evento: 26ª Convecon – Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo.

Data : Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2019.

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo).

Informações e inscrições – https://convecon.com.br/2019/

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Arquivo

Edição Lenilde De León

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:

Bruna Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340

 

Presidente do IPC busca novas parcerias na área educacional

gildoHoje, 29 de agosto de 2019, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, esteve  com o contador Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Escola de Negócios. Entre vários temas abordados trataram de formalizar um convênio entre o IPC e a Instituição de Ensino que é referência na Contabilidade, a fim de ampliar o leque de benefícios que o Instituto oferece ao profissional da Contabilidade e o associado ao IPC para a sua atualização e no cumprimento da Educação Profissional Continuada, programa obrigatório do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Pensando no futuro do profissional da Contabilidade, o IPC mantém seu compromisso de oferecer cada vez mais condições aos seus associados, e por isso vem investindo em parcerias com escolas de ensino, realização de palestras, summits e convenções e outros eventos que embasem e enriqueçam os conhecimentos dos profissionais da classe.

“A proximidade com empresas e organizações profissionais, como é o caso da Escola Trevisan, além da qualidade do trabalho que faz e experiência profissional, proporcionará aos profissionais da Contabilidade a oportunidade de buscarem maior conhecimento e capacitação no seu desenvolvimento, para que possam atuar com maior segurança no trabalho que realizam junto à sua organização e empresa”, afirma Gildo freire Araújo, presidente do IPC.

 

 

 

IPC em uma iniciativa inédita  com a Qualicorp  oferece uma condição exclusiva de planos de saúde para seus associados. Confira:

campanha-ipc-cortada

IPC integra as discussões sobre a Reforma Tributária, no Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas

gildoNo dia 23 de agosto de 2019, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo freire de Araújo, que também atuou durante muitos anos no Terceiro Setor, onde presidiu a APAE de Diadema por quatro gestões, participou do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – Fonif, que reuniu mais de 850 profissionais e estudantes interessados em debater os “Rumos da Filantropia”, com foco na Reforma Tributária e seus impactos nas entidades filantrópicas. A atividade aconteceu na sede do Conselho Regional do Estado de São Paulo – CRCSP e foi transmitida ao vivo para 249 polos no Estado de São Paulo.

Para abrir e abrilhantar o evento, o renomado tributarista Ives Gandra da Silva Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie apresentou aos participantes os princípios tributários da Reforma Tributária aplicáveis ao Terceiro Setor, que é dedicado à assistência social, à saúde e à educação, principalmente no que se concerne às imunidades, além de esclarecer como essas mudanças propostas afetam as entidades filantrópicas.

Segundo Gandra, os serviços prestados por tais entidades à coletividade carente são inestimáveis, levando em consideração que os tributos não são destinados como deveriam. Filantropia é fundamental, o Sistema Único de Saúde – SUS atende muitas vezes com recursos próprios para que à população não tenha o tratamento interrompido. Na área da educação, o mesmo ocorre, pois, mediante o sistema de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais, as instituições privadas sem finalidades lucrativas superam e muito os programas oficiais que, reiteradamente, descumprem contratos e interrompem os benefícios.

“As entidades do Terceiro Setor têm um papel relevante para a sociedade, porque visa suprir as conhecidas dificuldades do Estado no cumprimento de suas obrigações para com a saúde, educação e assistência social” afirmou o Gandra.

Após a explanação feita pelo jurista Ives Gandra, profissionais atuantes no Poder Público e em entidades do Terceiro Setor, foram convidados ao palco para dar continuidade ao debate,  entre eles: o diretor de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Fenacon, Ricardo Roberto Monello; o deputado federal e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, Antônio Brito (PSD-BA); a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização da Câmara, Maria Rosas (PRB-SP); o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas –CMB, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti; o presidente da Associação Nacional da Educação Católica – Anec, Paulo Fossatti, e o curador de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Airton Grazzioli. O mediador do evento foi o presidente do Fonif, Custódio Pereira.

Em síntese, o debate reforçou a importância de uma Reforma Tributária que onere menos as instituições do Terceiro Setor, visto a necessidade da filantropia para o desenvolvimento do Brasil. De acordo com as personalidades atuantes no setor está será uma mudança a longo prazo.” A Reforma Tributária, mesmo quando aprovada,  irá demorar um tempo para criar corpo e surtir resultados positivos para essas entidades e consequentemente para o País”, disse o curador de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Airton Grazzioli.

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Arquivo Pessoal

Edição: Lenilde De León

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski
Assessoria de Imprensa
bruna@deleon.com.br
(11) 5017-7604// 99655-2340

 

 

 

IPC deseja um feliz Dia dos Pais

Father's day sale2

 

 

IPC incentiva a realização da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon

A Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon é um dos principais eventos da classe contábil  do Estado de São Paulo, foto_noticiapor proporcionar conhecimento e atualização profissional a um significativo número de profissionais, empresários e estudantes da área.  Nesta 26ª edição o evento traz como lema: “Contabilidade 4.0 Disruptiva, Inovadora e Sustentável” e abordará as novas tecnologias e como elas podem auxiliar nos processos de gestão e no ambiente de negócios.

Em total consonância com a troca de experiências entre profissionais e estudantes como um importante método de aprendizagem, o Instituto Paulista de Contabilidade-IPC integra-se à 26ª Convecon como um dos seus principais realizadores, em conjunto com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, sendo que a organização do evento está a cargo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP.

A 26º edição da Convecon ocorrerá nos dias 4 a 6 de novembro, e contará com renomados profissionais da área contábil, econômica e empresarial  que serão responsáveis por levar inovações aos participantes. Uma das novidades do evento será o aplicativo CRSP Razão de Ser que visa o compartilhamento de informação, troca de experiências e networking entre profissionais.

O evento oferece 14 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Os interessados deverão realizar a sua inscrição de maneira antecipada através do site: www.convecon.com.br.

Serviço

Evento: 26º Convecon

Data: 4 a 6 de novembro

Inscrições: www.convecon.com.br

Local: Expo Center Norte, Pavilhão Azul, situado na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme em São Paulo.

Texto: Lenilde de León

Foto: Arquivo

 

IPC prestigia celebração dos 100 anos do Sindcont-SP

centenario-28O presidente do Instituto Paulista da Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, participou da solenidade em comemoração ao centenário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, realizada na noite da última sexta-feira (19).

Na ocasião, foi feito o lançamento do livro “100 anos do Sindcont-SP: A história do Brasil sob o olhar da Contabilidade”, que conta a trajetória da Entidade em paralelo à da Contabilidade.

Em seu discurso, o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, destacou a importância de cada um dos colegas de profissão que o antecederam. “São 100 anos e temos a certeza que essa Entidade vai perpetuar por mais dez décadas, aliás, por muitos mais, pois somos profissionais que trabalhamos incansavelmente para o desenvolvimento do país e das organizações”, destacou.

Mesa

Na ocasião, a mesa solene foi composta por: Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Gestão 2017-2019; Eduardo Augusto Rocha Pocetti, homenageado da noite; Walter Arnaldo Andreoli, presidente do Sindcont-SP nas Gestões 1990-1992 e 1993-1995; José Maria Giaretta Camargo, presidente do Sindcont-SP – Gestão 1996-1998; Sergio Prado de Mello, presidente do Sindcont-SP – Gestão 1999-2001; José Heleno Mariano, presidente do Sindcont-SP – Gestão 2008-2010; Victor Domingos Galloro, Sindcont-SP – Gestão 2011-2013; e Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont-SP – Gestão 2014-2016 .

Contabilista Emérito

A noite foi marcada pela entrega do título de Contabilista Emérito 2019 ao auditor e acadêmico Eduardo Augusto Rocha Pocetti, que foi apresentado por Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Consultoria e Trevisan Editora Universitária, Auditor e Consultor de Empresas, além de membro da Academia Paulista da Contabilidade.

“Conheço o Pocetti há muitos anos. Posso dizer com a mais absoluta certeza de que esta é uma pessoa extraordinária e iluminada, não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal. Isso o faz mais que merecedor desta honraria”, opinou Trevisan.

Após a entrega do título de Contabilista Emérito pelo presidente do Sindcont-SP, Pocetti agradeceu pelo reconhecimento.

“Hoje, ao ser agraciado com o título de Contabilista Emérito pelo Sindcont-SP, repasso mentalmente a minha carreira. São quase 40 anos de trabalho e de participação ativa em diversas entidades profissionais, que atuam para fortalecer a figura do Contador, tanto no Brasil quanto no Exterior.”

Representações

O contador Walter Arnaldo Andreoli representou os ex-presidentes do Sindicato e homenageou todos os profissionais que fizeram parte da história da Entidade desde a sua fundação. “Estou no sindicato desde 1993 e nuca imaginei chegar a ser presidente da Entidade. Mas é com muito orgulho que faço parte dessa história”.

Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, representou as Entidades Contábeis Congraçadas do Estado de São Paulo, afirmando que “esta Entidade, pelo acolhimento e pela solidariedade às corporações profissionais contábeis que foram sendo formadas em seu entorno, significa para as lideranças contábeis e para os mais de 150 mil profissionais da contabilidade atualmente registrados no Estado de São Paulo um porto seguro de defesa dos profissionais e de valorização da profissão”.

Texto: Katherine Coutinho

Fotos: Katherine Coutinho

Edição: Bruna Raicoski

 

 

Diretoria do IPC participa da celebração ao 71º aniversário da Fecontesp

dscn0364O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, juntamente com o diretor Financeiro, Sergio Prado de Mello, participaram  das festividades comemorativas ao 71º anos de existência e atuação da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, em benefício  aos mais de 150 mil profissionais contábeis no Estado. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (28), nas dependências do Sesc Belenzinho, na Região Leste da  cidade.

 

“Sou o 24° presidente da Fecontesp. Criada em 1948 pelos cinco Sindicatos de Contabilistas já existentes à época: o Sindicato de São Paulo, Campinas, Santos, Ribeirão Preto e Sorocaba, hoje a Fecontesp tem 21 sindicatos filiados em todo o Estado de São Paulo. Portanto, a entidade festeja os seus 71 anos com um grande legado de serviços prestados aos mais de 150 mil profissionais da Contabilidade atuantes do Estado”, destacou o presidente da Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia.

Domingos Chiomento, presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, representou as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo – Fecontesp. “Nestes 71 anos de lutas e conquistas da Fecontesp, sempre objetivando contribuir para a valorização e o engajamento da Profissão Contábil, podemos observar que a Entidade manteve firme o seu compromisso de fortalecer o setor contábil do Brasil e suas relações com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País”, enfatizou Chiomento.

O diretor Financeiro  do IPC, Sergio Prado de Mello, apresentou o  currículo do amigo José de Souza, prestando-lhe uma singela homenagem. Em seu discurso, o homenageado, que foi eleito Destaque Dirigente Sindical 2018, lembrou parte da sua trajetória e destacou o apoio que sempre recebeu de seus pares. “Fico emocionado e agradecido pelo reconhecimento, tanto pela Fecontesp quanto pela minha família, que sempre me deu apoio incondicional. Muito obrigado e sejamos sempre todos sejam felizes”.

Já o  contador José Heleno Mariano, que presidiu o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-SP,  na gestão 2008-2010, saudou ao homenageado Danilo Santos de Miranda,  diretor do Sesc Belenzinho e eleito Personalidade do Ano de 2018, que agradeceu a todos pela homenagem, “feita em um momento tão especial, onde a Federação completa seus 71 anos”.

Mesa solene

dscn0371Na ocasião, a mesa solene foi composta por: Manoel de Oliveira Maia, presidente da Fecontesp; Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc; Ligya Maria Vieira Sampaio, presidente das Federações dos Contabilistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia; Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, representando as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; José de Souza, ex-presidente da Fecontesp (na gestão 2013 – 2016); Marcos Henrique Marzieiro, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru – SindCon; Márcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; e Divanzir Chiminácio, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, representando o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo.

Texto: Katherine Coutinho

Fotos: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde de León

 

 

 

IPC é um dos realizadores do Summit Contábil

ipcPor pensar no futuro dos profissionais contábeis, o Instituto Paulista de Contabilidade – IPC é um dos realizadores do Summit Contábil, que contou com a presença do diretor financeiro do Instituto, Sergio Prado de Mello, que esteve representando o presidente do IPC, Gildo Freire de Araújo, na última edição realizada, em 21 de maio, no Teatro Glória Giglio em Osasco.

Buscar o aperfeiçoamento e atividades que complementam a formação é de extrema importância, principalmente para profissões que todos os anos sofrem com alguma alteração como, por exemplo, a contabilidade. E por conta disso esse evento reúne diversos atuantes da área.

Na ocasião, foram abordados temas de extrema importância como, por exemplo, Compliance; Ética Empresarial; A Receita Federal do Brasil e o ambiente tributário com foco na Gestão de Tributos; Lei Geral de Proteção de Dados: o que você precisa saber; Contabilidade, Tecnologia: Desafios, Oportunidades e Inovações.

Comissão Organizadora

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRSP, Marcia Ruiz Alcazar, entregou à Comissão Organizadora do evento um diploma ao mérito. Receberam essa homenagem o diretor cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon; o delegado regional do CRCSP em Osasco, José Augusto Courchog de Vasconcelos; os conselheiros os CRCSP, Sérgio Januário de Freitas e Umberto José Tadeschi; os delegados locais do CRCSP em Barueri, Neusa Kazue Hidaka; de Carapicuíba, Valtencir Nicastro; de Cotia, Ludmila Dias Stockl; de Itapevi, Homero Luiz Vaz Domingues e de Taboão da Serra, Robson Avelino de Lima. Também foram homenageados o diretor do Sescon-SP de Osasco, Valdemir Ferreira de Rezende e o presidente da Aescon-Cotia, Sidney Martins.

Texto: Sarah Saliba

Fotos: CRCSP

Edição: Bruna Lyra Raicoski

Summit Contábil será realizado em Osasco no próximo dia 21 de maio

conveconO Instituto Paulista de Contabilidade – IPC convida a todos, para a próxima edição do Summit Contábil. O evento será realizado em Osasco, dia 21 de maio, das 9h às 18h. Inscrições abertas.

Na ocasião, ocorrerão as seguintes palestras: Receita Federal do Brasil e o Ambiente Tributário com Foco na Gestão de Tributos; Lei Geral de Proteção de Dados: o que Você Precisa Saber; Compliance: Contexto, Atualidades, Riscos e Aplicação nas Empresas; Contabilidade, Tecnologia: Desafios, Oportunidades e Inovações; Ética Empresarial – Estratégias e Conceitos para a Captação Ética de Clientes; e Controles Internos para Apoio no Cruzamento das Informações Contábeis e Fiscais.

Os participantes do evento ainda conquistarão 6 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

O IPC é patrocinador deste evento que reúne profissionais, empresários e estudantes para um dia inteiro de palestras com os temas mais atuais e de maior interesse para a classe contábil.

A atividade ocorrerá no Teatro Municipal Glória Giglio, localizado na Av. dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina – Osasco.

Serviço

Palestra: Summit Contábil Osasco

Data: 21 de maio das 9h às 18h

Local: Escola de Contas – Av. dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina – Osasco.

Inscrições: https://summit2019.xtage.com.br/usuario

 

 

 

12 de maio- Dia das Mães

dia-das-maes-ipc

 

Presidente do IPC integra homenagens aos Profissionais Contábeis na Assembleia Legislativa de São Paulo

ipcO presidente do Instituto Paulista da Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo, acompanhado do diretor Financeiro da Entidade, Sergio Prado de Mello,  participou da sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, nesta segunda-feira (6).

Este evento marca o encerramento das comemorações  ao Dia do Contabilista ou Dia do Profissional da Contabilidade,  festejado em todo o Pais, no dia 25 de abril.  A primeira comemoração aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 04 de abril, com proposição da vereadora Edir Salles; já o  Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, como tradicionalmente acontece, celebrou a data no dia 25 de abril, em sua sede. E, segundo o deputado estadual, Itamar Borges, proponente da homenagem na Alesp, a data foi determinada em 06 de maio, para não afetar o trabalho dos Contabilistas durante o período da entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF.

O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia, falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, agradecendo ao deputado Itamar Borges pela homenagem e pelo apoio amplamente ofertado à Classe Contábil.

Já o presidente do Sescon-SP, entidade organizadora do evento, e da Aescon-SP, Reynaldo Lima Jr.,  lembrou que “nos últimos anos o mundo mudou. Porém, a Contabilidade continua fundamental para a Economia e para os negócios. Assim, temos lutado para fortalecer esta profissão, destacando a sua importância e valor, tanto com órgãos públicos quanto com a sociedade”.

Também presente ao evento, presidente da Fenacon ,Sérgio Approbato Machado Júnior, afirmou que 98% das pequenas e médias empresas do País são atendidas pelos escritório de Contabilidade, e as restantes, 2%, têm os seus departamentos contábeis próprios, portanto 100% das empresas nacionais têm um contador por trás, lutando pelos seus interesses. “Nós, tanto no Sescon-SP quanto na Fenacon, jamais fomos a qualquer Casa Legislativa fazer reivindicações para a nossa profissão. Sempre vamos pedir medidas em benefício das empresas, dos negócios e da sociedade. E vamos continuar atuando com esta abordagem”, comentou.

Também estavam presentes ao evento, inclusive compondo a mesa solene dos trabalhos, as seguintes lideranças: deputado estadual Itamar Borges; vereadora Edir Sales; presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel Maia,que se pronunciou em nome das demais lideranças contábeis; presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato; presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar; diretor técnico do Ibracon, Marco Antônio de Carvalho Fabri; presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de São Paulo – Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Lima Jr., presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior; presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento; presidente do Conselho de Administração do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Eduardo Pocetti; deputado estadual Oscar Castelo Branco de Luca; vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Márcio Massao Shimomoto; presidente da Apejesp, Pascoal Rizzi Nadeo; vice-presidente de Política Institucional,  do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho;  o representante da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, Milton Toledo;  e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar.

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

Fotos: Katherine Coutinho

Diretoria do IPC esteve no CRCSP na entrega do Diploma de Mérito “Contador Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos”

dscn9970Aconteceu na última sexta-feira, 3 de maio,  o evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, que homenageia os melhores formandos das faculdades de Ciências Contábeis como um incentivo ao aprimoramento técnico-profissional, além de homenagear os profissionais contábeis que contribuíram para o desenvolvimento da profissão. Dessa vez, o homenageado com o título Diploma de Mérito foi o contador Sebastião Luiz Gonçalves, dos Santos, falecido no ano de 2017.

O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade- IPC, Gildo Freire de Araújo prestigiou a homenagem ao colega, com o qual teve a hora de atuar no CRCSP, quando ele era presidente da Entidade, na  gestão 2016-2017 e, Sebastião Gonçalves, conselheiro do CRCSP.

Durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a um vídeo com a história de Sebastião Gonçalves, que contou com a participação do diretor financeiro do IPC, Sergio Prado de Mello, que relatou emocionado a dedicação do amigo frente às Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.dscn9983

Rosa Maria Pinto Gonçalves dos Santos recebeu a homenagem dedicada ao companheiro e sócio, agradecendo todo o carinho e apoio que vem recebendo.

“Eu nunca imaginei que o Sebastião tivesse tantos amigos na Classe Contábil. Ele era um exemplo de humildade, um profissional modelo, sempre dedicado ao trabalho e as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo”, afirmou.

Patrono Sebastião Gonçalves

Sebastião Gonçalves atuou como empresário contábil, foi presidente do Sindcont-SP, na Gestão 2005-2007, onde recebeu os títulos de Honra ao Mérito,  a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, e Contabilista Emérito. Também foi conselheiro do CRCSP onde foi condecorado pelo Conselho com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho por sua relevante atuação pela valorização da profissão.

O profissional ainda conquistou homenagens na Câmara Municipal de São Paulo, Câmara Municipal de Franca, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto -Sicorp, Associação dos Contabilistas de São Carlos-Acosc e Associação dos Advogados de Pinheiros.

Texto: Bruna Lyra  Raicoski

Edição: Lenilde De León

Fotos: Bruna Lyra  Raicoski

Dia do Profissional da Contabilidade: dirigentes do IPC participam das comemorações no Sindcont-SP

usar-esta3Gildo Freire de Araújo, presidente do IPC,  e Sergio Prado de Mello, diretor Financeiro, participaram das comemorações ao Dia do Profissional da Contabilidade, realizado na noite desta quinta-feira (25), na sede social do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

Representações

Em noite de grandes festividades, com a presença de lideranças da Classe, profissionais, estudantes e seus familiares, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo foram representadas por Reynaldo Lima Jr., presidente do  Sescon-SP, que destacou a necessidade de uma redução na burocracia para que os profissionais contábeis consigam de fato trabalhar com gestão. Algo que, segundo ele, só será possível com uma Classe forte e unida.

Já José Heleno Mariano falou em nome dos ex-presidentes do Sindcont-SP salientando os desafios enfrentados pelas lideranças sindicais do passado e  atuais e  destacou a importância de se lutar pela Contabilidade, que é fundamental para o desenvolvimento do País.

Também compareceu à cerimônia a vereadora Edir Sales, idealizadora da homenagem feita à Classe pela Câmara Municipal de São Paulo, desde o ano 2010. “Parabenizo a todos os profissionais da Contabilidade pela significância desta data, sempre colocando o legislativo de São Paulo à serviço da Classe,”disse.  Neste ano de 2019, a homenagem aos lideres da Classe aconteceu no  04 de abril, no auditório do legislativo paulista.

Hilário Franco

A noite também foi enriquecida com a entrega do Prêmio Professor Hilário Franco. que premia as melhores monografias e trabalhos de conclusão de curso dos estudantes de Ciências Contábeis.

Os ganhadores do primeiro lugar do Prêmio foram: Juliana Regina de Brito, José Felipe Sousa da Silva, Carlos Alberto Teles Assis,  Beatriz Oliveira Lisboa e Marcos Tadeu Silva Gomes, alunos da Universidade Anhembi Morumbi. O grupo é o responsável pelo trabalho de conclusão de curso “A Contabilidade como Ferramenta de Transparência na Prestação de Contas dos Partidos Políticos: Uma Pesquisa de Campo no Estado de São Paulo/SP”, orientado pelo Professor Msc. Cleiton Almeida. Além de diplomas alusivos ao prêmio, os estudantes receberam um cheque no valor de R$ 2.500,00.

Bolsa de estudos

Por fim, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap encerraram a noite com a concessão de uma Bolsa de Estudos integral de pós-graduação a Paulo Cesar de Carvalho, associado do Sindcont-SP, como resultado de um sorteio, realizado no dia 17 de abril.

Mesa solene:

Na ocasião, a mesa solene foi composta pelo presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e também: Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, gestão 2017 a 2019; Reynaldo Lima Jr., presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP; Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Ronaldo Fróes de Carvalho, pró-reitor de graduação e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP que, neste ato, representa o reitor e pró reitor de pós-graduação, Edison Simoni; Edir Sales, Vereadora de São Paulo; e Paschoal Rizzi Nadeo, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp.

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde de León

Fotos: Katherine Coutinho

Presidente do IPC comparece à missa no Sindcont-SP

_dsc1800A época de Páscoa é um período em que cristãos de todo o mundo analisam seus comportamentos e pensamentos sobre o significado da vida e como seus hábitos poderão ser melhorados para conseguirem viver com leveza e compaixão.

Por saber da importância dessa data e de seu profundo significado, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade- IPC, Gildo Freire de Araújo participou do último domingo (05), da Missa Pascoal realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.

A tradicional celebração foi iniciada com a palavra do presidente do Sindicato Antonio Eugenio Cecchinato, que agradeceu a presença de todos os associados e membros das Entidades Congraçadas e se mostrou entusiasmado com a realização do evento.

“Como os discípulos acompanhando o mestre, iremos agora ouvir a palavra que o Senhor nos dirigirá.” Iniciou  Cecchinato.

A  missa foi celebrada pelo padre Anísio Baldessin, que conversou com os presentes sobre a importância de servir a Deus e como ele pode nos auxiliar para as dúvidas que nos acompanham durante todos os séculos como, por exemplo, a morte e o nosso futuro e a grande importância da Páscoa para a vida cristã.

“A Páscoa é a demonstração de que a vida está acima da morte e, portanto, precisamos aprender a servir diariamente a Deus”.

A missa durou uma hora e em seu final, o presidente do Sindcont-SP voltou a falar sobre a importância dessa data e como a presença dos colegas de profissão é essencial para o prosseguimento da tradição.

Presenças

O período de celebração ficou marcado pela presença de membros das entidades _dsc1850congraçadas de São Paulo como o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento; a vice-presidente financeira do Sescon-SP, Terezinha Anneia, que representou o presidente Reynaldo Lima Junior; a vice-presidente de registo do Conselho Regional de Contabilidade-CRCSP, Cibele Pereira Costa, responsável em representar a presidente da  Marcia Ruiz Alcazar e muitos outros.

Texto: Sarah Saliba

Edição: Lenilde De León

Fotos: Renato Ricarte

25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade

 

Finances Saving Economy concept. Female accountant or banker use calculator.

 

 

 

Câmara Municipal de São Paulo homenageia  lideranças da Classe Contábil

dscn9822 A Câmara Municipal de São Paulo celebrou no dia 04 de abril de 2019, o Dia do Profissional da Contabilidade – que acontece no dia 25 de abril. Na cerimônia, o diretor financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Sergio Prado de Mello, representou o presidente do Instituto, Gildo Freire de Araújo.

Durante a solenidade  foram homenageados com placas comemorativas alusivas à data, os presidentes do Sindcont-SP, Sescon-SP e Aescon-SP, Apejesp, Ibracon – 5ª Seção Regional, APC, CRCSP, Anefac, Fecontesp e CFC.

Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP,  discursou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, destacando: “Este é um ano histórico para o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, que comemora o ano do seu Centenário. É um imenso orgulho fazer parte desse grupo tão seleto de Contabilistas”, assegurou Cecchinato”.

dscn9833“Essa homenagem que acontece desde o ano de 2010 enaltece o trabalho incansável dos profissionais da Contabilidade que respondem pelo sucesso das empresas e dos órgãos públicos”, afirmou a vereadora Edir Sales, proponente da secção, ao  agradecer as presenças parabenizando a todos.

A mesa solene foi composta pela: vereadora Edir Sales, proporcionou as homenagens; o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento; o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar; o presidente da Federação dos Contabilistas de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo) e da Aescon-SP (Associação das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo), Reynaldo Pereira Lima Júnior; o presidente da Apejesp – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Paschoal Rizzi Naddeo; a vice-Presidente Regional São Paulo da Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Marta Cristina Pelúcio Grecco; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires; o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Idésio Coelho; o auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Giovanni Christian Nunes Campos e o deputado estadual de São Paulo, Itamar Borges. O ex-deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, também compareceu ao evento.

 

Diretor do IPC Luiz Fernando Nóbrega palestra no Summit Contábil em Campinas

summit5No último dia 03 de abril de 2019, o diretor secretário do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, gestão 2019-2021, Luiz Fernando Nobrega, participou do Summit Contábil em Campinas.

O diretor do IPC foi convidado para falar sobre Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas, tendo em vista que este é um assunto que gera muitas dúvidas entre os profissionais. Na oportunidade, Nobrega contou com a moderação do contador, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

O evento contou com a presença de profissionais, empresários e estudantes de contabilidade que puderam se atualizar sobre os mais variados temas da Classe Contábil em um dia inteiro de atividades. summit1

Os participantes ainda ganharam 6 pontos para cumprimento da NBC PG (R3), norma de Educação Profissional Continuada.

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Arquivo

Edição Lenilde De León

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340

 

26ª Convecon – inscrições com descontos até o dia 31 de março

logoO maior evento da área contábil paulista: a Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo –26ª Convecon acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro de 2019, no Expo Center Norte. No entanto, os profissionais que efetuarem a sua inscrição até o próximo dia 31 de março, poderão garantir sua presença no evento com descontos especais.

O Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRCSP, e as  demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo são os organizadores deste tradicional evento que reúne, de dois em dois anos, significativo número de profissionais e empresários da área, para discutir com especialistas e expoentes da Contabilidade, temas oportunos e atuais da profissão.

O Estado de São Paulo acolhe o maior contingente de profissionais da Contabilidade do País, com 150 mil profissionais registrados ativos e mais de 20 mil empresas de serviços contábeis. Para a Convenção espera-se um público de 2.500 pessoas, entre convencionais e visitantes.

Para fazer a inscrição com descontos especiais e ainda obter mais informações sobre a 26ª Convecon acesse o portal do CRCSP – www.crcsp.org.br. Neste endereço eletrônico, os profissionais e estudantes da podem acompanhar todas as novidades referentes ao Evento.

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Foto: Convecon 2019

Edição: Lenilde De León

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski

Assessoria de Imprensa

(11) 5017-7604// 99655-2340

 

IPC realiza Summit Contábil na cidade de Campinas

campinasO Summit Contábil é realizado pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), com o apoio das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo. E no próximo dia 3 de abril de 2019, o IPC realizará o evento na cidade de Campinas. O encontro é direcionado para profissionais, empresários e estudantes de contabilidade da região. As inscrições podem ser feitas no site.

Com um dia inteiro de palestras sobre os principais temas da área contábil, a atividade é uma excelente oportunidade para atualizar conhecimentos e estar em contato com alguns dos maiores especialistas em diversos segmentos da Contabilidade. O evento vale até 6 pontos para cumprimento da NBC PG (R3), norma de Educação Profissional Continuada.

Nesta edição, o evento será realizado no Hotel Premium Campinas, na Rua Novotel, 931 – Nova Aparecida – Campinas/SP. Já as próximas edições do Summit Contábil serão realizadas em Osasco (21 de maio) e São José dos Campos (6 de junho).

Mais informações sobre o Summit Contábil em Campinas estão disponíveis no site da 26ª CONVECON – www.convecon.com.br.

Texto: Bruna Raicoski

Foto: Revista Ferroviária

Edição: Sarah Saliba

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340

 

Sergio Prado de Mello participa do Summit Contábil em Santos

santos1Na última sexta-feira, dia 15 de março, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, gestão 2016 – 2018 e atualmente tesoureiro do Instituto, prestigiou a edição do Summit Contábil, que aconteceu na cidade de Santos.

O IPC é o idealizador do evento, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade-CRCSP e as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. A atividade teve como objetivo promover o encontro entre estudantes e empresários, e abordou nessa edição temas atuais e de grande interesse para a classe contábil como, por exemplo, os desafios, oportunidades e inovações da contabilidade atrelada à tecnologia; o novo regulamento do Imposto de Renda; Compliance Tributário e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Os participantes da atividade ainda conseguiram 6 pontos para o cumprimento da NBC PG (R3), Norma da Educação Continuada

Texto: Sarah Saliba

Foto: Thiago Benevides-CRCSP

Edição: Bruna Raicoski

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340

dia-internacional-da-mulher-ipc

Dia Internacional da Mulher: IPC prestigia debate de mercado de trabalho em painel do Sindcont-SP

ipc-e-apcO presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Sergio Prado de Mello, participou do painel sobre “A Evolução Feminina com Integração Social”, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, na última sexta-feira (8).

E o evento já começou com uma boa notícia: agora, a mulher contadora pode ter em sua carteira profissional, o gênero com o qual se identifica. Assim, mulheres poderem ter o termo “contadora” no documento.

Antes, as carteiras profissionais só eram feitas com o gênero masculino, ainda que se tratasse de uma contadora.

Além disso, os profissionais podem solicitar tanto a adequação de gênero quanto o uso do nome social. A novidade foi apresentada pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, que participou do debate promovido pela Entidade.

Além dela, trataram do tema “A Evolução Feminina com Integração Social”, a empresária contábil e diretora Social da Aescon-SP, Ana Maria Galloro Laporta, a social selling da DMS Digital Marketing, Denise Maia Soares, e a manager da Financial Services da KPMG Brasil, Fernanda Moreira.

Vale lembrar que, atualmente, o público feminino representa mais de 42% dos profissionais da Contabilidade, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Ao todo, são 224.361 mulheres contabilistas em plena atividade. Só em São Paulo, são mais de 40%.

“As mulheres são fundamentais para o desenvolvimento da Contabilidade como profissão. Inteligentes, dedicadas e com ampla visão de mundo, estas profissionais tornam qualquer organização mais rica, em todos os sentidos”, afirmou Sergio Prado de Mello.

O evento foi realizado em parceria com o CRCSP e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP.

Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas

Na ocasião, também foi entregue o Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas à contadora Marina Kazue Tanoue Suzuki, coordenadora do Grupo de Estudos de Tributos e Demais Obrigações do Sindcont-SP desde 2011.

Apresentada por seu amigo Milton Medeiros, Marina agradeceu a todos que a ajudaram a vencer a timidez e deixar de pedir para que as pessoas fizessem as perguntas por ela no Centro de Estudos.

Texto: Katherine Coutinho

Fotos: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski Assessoria de Imprensa

(11) 5017-7604// 99655-2340

 

Presidente do IPC participa de celebração aos 69 anos do Centro de Estudos do Sindcont-SP

O presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Sergio Prado de Mello, prestigiou na noite desta quarta-feira, 19/09 a celebração dos 69 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

A atividade marcou o início das atividades da 7ª Semana Paulista da Contabilidade,  tradicionalmente promovida pelo Sindcont-SP.

“Uma das premissas do IPC é estimular o desenvolvimento profissional dos Contabilistas, algo feito com maestria pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, através do seu Centro de Estudos. Assim, fico muito honrado em fazer parte desta celebração tão justa e importante”, afirmou Sergio Prado de Mello.

Medalha Luiz Fernando Mussolini

Por ocasião da celebração do aniversário do Centro de Estudos foram entregues a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini aos Contabilistas Mitsuko Kanashiro da Costa e Edmundo José dos Santos.

Em seu discurso de agradecimento, Mitsuko relatou ser associada ao Sindicato há dez anos e ter conhecido a Entidade após participar de uma palestra promovida por ela. “No dia em que eu participei pela primeira vez de uma reunião do CEDFC, já me associei ao Sindcont-SP. Desde então, o Centro de Estudos se tornou minha segunda casa”.

Edmundo, por sua vez, contou que ao longo das reuniões do Centro de Estudos fez grandes amigos, inclusive o seu sócio, Claudinei Tonon. “Agradeço ao Sindicato pela homenagem e vou continuar colaborando para o crescimento da nossa profissão”, contou.

Na ocasião, o presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, representou as Entidades Congraçadas da Contabilidade e salientou a importância de iniciativas desta natureza.

“Sucesso há quase sete décadas, o Centro de Estudos proporciona aos participantes, conhecimento e atualização sobre diversos temas pertinentes à Contabilidade, impulsionando o crescimento profissional, além de ser uma ponte para novas amizades. É aqui que desenvolvemos nossos conhecimentos, fazemos o nosso network e socializamos nossas informações”, enfatizou o presidente da APC.

Na sequência, o presidente do Sindicato, Antonio Eugenio Cecchinato, afirmou que com a comemoração do CEDFC foram abertos os trabalhos da 7ª Semana Paulista da Contabilidade, que seguirá até o dia 22 de setembro, na sede da Entidade, evento que coincidirá  com as comemorações do Dia do Contador e o início da Primavera.

“O Centro de Estudos é a célula mais importante do Sindicato. Este é um lugar de amizade e de conhecimento. Nas reuniões do grupo encontramos um congraçamento e busca por conhecimento inspiradores. As homenagens desta noite são justas e merecidas, porque estes profissionais muito colaboraram com o CEDFC”, reforçou Cecchinato.

Na ocasião, a mesa solene foi composta por: Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC; Francisco Sant’Anna, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon Nacional; Takeru Horikoshi, presidente do CDEFC; Marcelo Muzy do Espírito Santo, presidente do CDEFC de São Bernardo; Arnaldo Faria de Sá, deputado federal; Sergio Prado de Mello, presidente do Instituto Paulista da Contabilidade – IPC.

Jovens contabilistas debatem tecnologia, inovação e os desafios da Contabilidade no 6º  Encontro de Estudantes em São Bernardo do Campo

dsc_0302

 

 

 

 

 

 

 

Mais de dois mil estudantes e profissionais da Contabilidade se reuniram neste sábado (15/09) na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP), para discutir sobre Inovação e tecnologia aplicadas à área contábil, no 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo e o 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, eventos organizados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e pelo Conselho Federal de Contabilidade -CFC, com o apoio institucional do Instituto Paulista de Contabilidade- IPC.

Na abertura do evento, a presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, destacou que “o profissional deve estar antenado neste tempo em que a tecnologia já faz parte das empresas de Contabilidade, incentivando os jovens a se atreverem mais, sendo multifuncionais e sem medo da disruptura”.

Por sua vez, o vice-presidente do CFC Joaquim Bezerra destacou a importância do profissional da Contabilidade para um Brasil menos corrupto. “Nós temos defendido que se há uma solução para o nosso País, ela passa pela nossa profissão. Porque por trás dos 26 Estados e do Distrito Federal, dos 5.600 municípios, dos mais de 10 milhões de empresas e dos mais de 205 milhões de brasileiros, há sempre uma necessidade em comum: a Contabilidade”, destacou o dirigente. 

Inovação Disruptiva

Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA, levou o público a se conectar com o mundo da inovação, falando sobre transformação digital e economia compartilhada, onde apresentou novos conceitos aplicados à Contabilidade.

“Use toda a tecnologia a seu favor e volte o seu olhar para a mudança comportamental do seu cliente. Para ter um negócio, você precisa ficar ligado 24h no seu cliente e precisa criar e oferecer serviços com a cara do usuário”, aconselhou.

Desafios do jovem contábil

Mediado por Bruna Rauen, especialista em Contabilidade Digital e Marketing Digital Aplicado à Contabilidade, o painel ”Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia e Empreendedorismo” trouxe ao público os desafios para uma carreira sólida e criativa. O assunto foi debatido por Valter Aquino, Ahmed Samer El Khatib, Rogério Rodrigues e Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

“É motivador saber que o Sistema CFC/CRCs realiza eventos como este que promovem a interação dos jovens profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a valorização da classe contábil”, ressaltou Bruna.

Inspiração para vencer os obstáculos

Para encerrar as atividades, o cofundador do WeMentor e  diretor executivo (CEO, sigla em inglês) e sócio do Instituto Gente, Arthur Shinyashiki, deixou o público inquieto durante sua palestra.

Shinyashiki desafiou os jovens a terem suas alto-performances trabalhadas para alcançar seus objetivos “É triste ver que a maioria das pessoas passa a vida sem realizar os seus sonhos. Imaginar que essas pessoas desejam algo, querem algo do fundo do coração, mas não vai acontecer”, lamentou. “As pessoas precisam entender a necessidade de ter a capacidade de se colocarem no topo dos seus jogos, principalmente nos momentos importantes”, reforçou o palestrante.

Para a presidente do IPC, Sergio Prado de Mello, eventos como estes enriquecem os estudantes e os profissionais pessoal e profissionalmente, porque além de ensinar temas técnicos necessários à profissão, ensinam a viver.

Texto:Bruna Raicoski

Foto: CRCSP

Edição: Lenilde De León

whatsapp-image-2018-07-12-at-14-26-07

Presidente do IPC é homenageado por sua gestão no CRCSP

Na tarde de hoje, 12 de julho, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade- IPC, Sergio Prado de Mello, foi convidado para um almoço com a atual diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, para receber das mãos da presidente da Entidade, Marcia Ruiz Alcazar, uma homenagem por sua passagem excepcional na gestão exercida no CRCSP em 2008-2009.

De acordo com Sergio Prado de Mello, foi uma surpresa ter recebido o título de reconhecimento ao trabalho dedicado ao CRCSP. “Foram 34 anos exercendo atividades como funcionário, depois fui conselheiro por alguns anos até chegar à presidência. É prazer contar um pouco da história da Entidade para os mais novos que estão assumindo está jornada, sou grato pela homenagem”, afirmou.

O presidente do IPC, tem uma longa carreira dentro do segmento Contábil, passando por diversas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Mello foi vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, na gestão 2010-2013, assumiu a presidência do Tred-SP na gestão 2008-2009, mesmo período em que presidiu o CRCSP; foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP, na gestão 1999-2001; ainda conquistou o Título “Contabilista Emérito”, pelo Sindicato; atuou como diretor financeiro da Câmara de Comércio Brasil-Colômbia; ocupa a Cadeira de número 28 da Academia Paulista de Contabilidade- APC, cujo Patrono é Álvaro Ayres Couto; além de sócio-fundador do escritório SMJ – Perícias Contábeis.

Mello é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie; bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado- Fecap; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU.

Texto:Bruna Raicoski

Foto: Arquivo Pessoal

Edição: Lenilde De León

 

Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

 

Bruna Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340

 

25ª Convecon  reúne mais de 2 mil Profissionais da Contabilidade para discutir a história e o futuro da profissão

A 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo foi realizada na cidade de São Paulo, no Centro de Eventos Pro Magno, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2017, com o apoio institucional do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), tendo como lema  “Escrevendo a história e o futuro da Contabilidade”.

Ao todo foram 34 palestras técnicas e motivacionais e 18 workshops paralelos, ministrados por 53 especialistas que transmitiram conhecimento para mais de 2 mil participantes de todo o Estado de São Paulo.

Um dos destaques da edição de 2017 da Convecon foi seu formato inovador, com  uso de fones de ouvido para a transmissão das palestras simultâneas permitiu aos convencionais acompanharem o tema escolhido mesmo que não estivesse na plateia do respectivo palco. A palestra magna, que marcou o encerramento da 25ª Convecon, foi ministrada pelo administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial, Max Gehringer.

A 25ª Convecon foi organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) em parceria com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo,que na época eram: Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) e Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp).