dsc_0302Mais de dois mil estudantes e profissionais da Contabilidade se reuniram neste sábado (15/09) na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP), para discutir sobre Inovação e tecnologia aplicadas à área contábil, no 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo e o 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, eventos organizados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e pelo Conselho Federal de Contabilidade -CFC, com o apoio institucional do Instituto Paulista de Contabilidade- IPC.

Na abertura do evento, a presidente do CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, destacou que “o profissional deve estar antenado neste tempo em que a tecnologia já faz parte das empresas de Contabilidade, incentivando os jovens a se atreverem mais, sendo multifuncionais e sem medo da disruptura”.

Por sua vez, o vice-presidente do CFC Joaquim Bezerra destacou a importância do profissional da Contabilidade para um Brasil menos corrupto. “Nós temos defendido que se há uma solução para o nosso País, ela passa pela nossa profissão. Porque por trás dos 26 Estados e do Distrito Federal, dos 5.600 municípios, dos mais de 10 milhões de empresas e dos mais de 205 milhões de brasileiros, há sempre uma necessidade em comum: a Contabilidade”, destacou o dirigente. 

Inovação Disruptiva

Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA, levou o público a se conectar com o mundo da inovação, falando sobre transformação digital e economia compartilhada, onde apresentou novos conceitos aplicados à Contabilidade.

“Use toda a tecnologia a seu favor e volte o seu olhar para a mudança comportamental do seu cliente. Para ter um negócio, você precisa ficar ligado 24h no seu cliente e precisa criar e oferecer serviços com a cara do usuário”, aconselhou.

Desafios do jovem contábil

Mediado por Bruna Rauen, especialista em Contabilidade Digital e Marketing Digital Aplicado à Contabilidade, o painel ”Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia e Empreendedorismo” trouxe ao público os desafios para uma carreira sólida e criativa. O assunto foi debatido por Valter Aquino, Ahmed Samer El Khatib, Rogério Rodrigues e Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

“É motivador saber que o Sistema CFC/CRCs realiza eventos como este que promovem a interação dos jovens profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a valorização da classe contábil”, ressaltou Bruna.

Inspiração para vencer os obstáculos

Para encerrar as atividades, o cofundador do WeMentor e  diretor executivo (CEO, sigla em inglês) e sócio do Instituto Gente, Arthur Shinyashiki, deixou o público inquieto durante sua palestra.

Shinyashiki desafiou os jovens a terem suas alto-performances trabalhadas para alcançar seus objetivos “É triste ver que a maioria das pessoas passa a vida sem realizar os seus sonhos. Imaginar que essas pessoas desejam algo, querem algo do fundo do coração, mas não vai acontecer”, lamentou. “As pessoas precisam entender a necessidade de ter a capacidade de se colocarem no topo dos seus jogos, principalmente nos momentos importantes”, reforçou o palestrante.

Para a presidente do IPC, Sergio Prado de Mello, eventos como estes enriquecem os estudantes e os profissionais pessoal e profissionalmente, porque além de ensinar temas técnicos necessários à profissão, ensinam a viver.